“Estudo da produção acadêmica sobre o processo de escolarização de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida”
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
dARK ID: | ark:/48912/001300000tq53 |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60364 |
Resumo: | Neste trabalho de Conclusão de Curso investiga-se a temática do cumprimento de medida socioeducativa em Liberdade Assistida (LA), com foco nos processos de escolarização de adolescentes que se encontram nessa situação. Busca-se compreender o sentido educativo dessa medida e o papel da escola como instituição socializadora. Parte-se da hipótese que o fracasso e evasão de alunos não ocorre somente por parte do desinteresse dos adolescentes envolvidos, mas sim por falhas reproduzidas e encontradas na instituição escolar, produzidas por diferentes sujeitos envolvidos no processo de escolarização dos adolescentes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de pesquisar estudos que investigaram os processos de escolarização de adolescentes em cumprimento de medida de LA, a fim verificar as características dessa produção e compreender, por meio da análise dos resultados dos estudos, de que forma tem se concretizado esses processos de escolarização. No que se refere à metodologia, partiu-se de uma busca no Banco de Teses da Capes, a partir do descritor “Liberdade Assistida”, abrangendo os estudos defendidos no período de 2005 a 2016 na área de concentração Educação, perfazendo um total dez pesquisas (nove dissertações de mestrado e uma tese de doutorado). A leitura dos trabalhos permitiu evidenciar que o processo de escolarização dos adolescentes em conflito com a lei, apesar de previsto na aplicação da medida de Liberdade Assistida, nem sempre se efetiva, o que se dá por diversos fatores, como a recusa em aceitar esses adolescentes na escola por parte da equipe gestora, a estigmatização e a perda de identidade que os adolescentes sofrem por estarem na condição de infrator, a exclusão quando inseridos no espaço escolar, resultando em fracasso e evasão. Em relação aos resultados obtidos a respeito dos educadores, compreendeu-se a necessidade de conscientização da função social da escola no contexto das medidas socioeducativas e de uma formação continuada e específica no atendimento socioeducativo amparado pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). |
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“Estudo da produção acadêmica sobre o processo de escolarização de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida”Research about the academic production on the schooling of adolescents in the social and educational measures of assisted freedom.Escolarização.Adolescente em conflito com a Lei.Medidas Socioeducativas e Liberdade Assistida.Neste trabalho de Conclusão de Curso investiga-se a temática do cumprimento de medida socioeducativa em Liberdade Assistida (LA), com foco nos processos de escolarização de adolescentes que se encontram nessa situação. Busca-se compreender o sentido educativo dessa medida e o papel da escola como instituição socializadora. Parte-se da hipótese que o fracasso e evasão de alunos não ocorre somente por parte do desinteresse dos adolescentes envolvidos, mas sim por falhas reproduzidas e encontradas na instituição escolar, produzidas por diferentes sujeitos envolvidos no processo de escolarização dos adolescentes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de pesquisar estudos que investigaram os processos de escolarização de adolescentes em cumprimento de medida de LA, a fim verificar as características dessa produção e compreender, por meio da análise dos resultados dos estudos, de que forma tem se concretizado esses processos de escolarização. No que se refere à metodologia, partiu-se de uma busca no Banco de Teses da Capes, a partir do descritor “Liberdade Assistida”, abrangendo os estudos defendidos no período de 2005 a 2016 na área de concentração Educação, perfazendo um total dez pesquisas (nove dissertações de mestrado e uma tese de doutorado). A leitura dos trabalhos permitiu evidenciar que o processo de escolarização dos adolescentes em conflito com a lei, apesar de previsto na aplicação da medida de Liberdade Assistida, nem sempre se efetiva, o que se dá por diversos fatores, como a recusa em aceitar esses adolescentes na escola por parte da equipe gestora, a estigmatização e a perda de identidade que os adolescentes sofrem por estarem na condição de infrator, a exclusão quando inseridos no espaço escolar, resultando em fracasso e evasão. Em relação aos resultados obtidos a respeito dos educadores, compreendeu-se a necessidade de conscientização da função social da escola no contexto das medidas socioeducativas e de uma formação continuada e específica no atendimento socioeducativo amparado pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).Introduction: This final paper approaches the social and educational measures in Assisted Freedom (Liberdade Assistida — LA) focusing on the schooling processes of adolescents in this situation. It seeks to understand the educational meaning of this measure and the role of the school as a socializing institution. This paper starts from the hypothesis that the failure and dropout of students does not occur only due to the lack of interest of these adolescents, but also due to faults reproduced and found in the school institution, produced by different subjects affected in the adolescents' schooling process. For these reasons, a bibliographic research was carried out, with the objective of researching studies that investigate the schooling processes of adolescents in LA measures, in order to verify the characteristics of this production and finally, throughout the analysis of the results of the studies, understand in what form these schooling processes have been taking place. About the methodology, a research was made at the CAPES’ Bank of Theses using the descriptor “Assisted Freedom”, reaching the studies defended in the period from 2005 to 2016 in the Educational concentration area, using a total of ten surveys (nine master's dissertations and a doctoral thesis). The reading of the general papers shows that the schooling process of adolescents in conflict with the law, although enforced in the LA measures, is not always effective, which is due to several factors, such as the refusal to accept these adolescents at school by the management team, the stigmatization and loss of identity that adolescents express because they are in the condition of being an offender and exclusion when they are inserted in the school space, resulting in failure and evasion. Regarding the results obtained about the educators, it is possible to point out the need to raise awareness of the social role of the school in the context of social and educational measures and the importance of the continuous and specific training in social and educational assistance supported by the Statute of Children and Adolescents (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA).Universidade Federal de São PauloPENNA, Marieta Gouvêa de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5091309773899741ANTONIO, Silvia Fátima dos Santos2021-03-11T19:46:13Z2021-03-11T19:46:13Z2021-02-18info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion72 f.application/pdfANTONIO, Silvia Fátima dos Santoshttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60364ark:/48912/001300000tq53porUniversidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-10T11:04:10Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60364Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:38:01.189330Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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