A urbanização da Zona Norte de São Paulo: agentes, paisagens e tensões em torno do Tramway da Cantareira (1893-1924)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcondes, Raissa Campos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61330
Resumo: Apresentamos nesta dissertação aspectos do processo de urbanização da Zona Norte da cidade de São Paulo, com ênfase na formação e ocupação territorial da área servida pelo Tramway da Cantareira. Nosso recorte temporal está compreendido entre 1893 e 1924, quando, respectivamente, teve início a construção da linha férrea e o primeiro ano em que arruamentos da região do além bairro de Santana, compreendidos como parte do perímetro rural, aparecem no mapa da cidade de São Paulo. Por meio da análise das relações e tensões estabelecidas entre poderes públicos, moradores e investidores da região, identificamos que os melhoramentos em infraestruturas, investidos pelo poder público nos primórdios do governo republicano, não eram exclusivos da área consolidada como cidade, mas também reverberavam entre as demandas dos moradores e de investidores privados do perímetro suburbano e rural na região Norte. Tornou-se, então, importante compreendermos quem eram os grupos e indivíduos atuantes nesse processo, quais as principais demandas solicitadas e quais serviços foram ou não atendidos. Por meio da análise da formação desses espaços, apontamos indícios que esclarecem qual era o lugar da Zona Norte dentro dos interesses de expansão da cidade de São Paulo.
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spelling A urbanização da Zona Norte de São Paulo: agentes, paisagens e tensões em torno do Tramway da Cantareira (1893-1924)The Urbanization Process of São Paulo’s North Zone: agents, landscapes and social tensions in the area surrounded by Cantareira’s tramway (1893-1924)Urbanização - São Paulo (SP) - História - Séc. XIXUrbanização - São Paulo (SP) - História - Séc. XXFerrovias urbanas - São Paulo (SP)Apresentamos nesta dissertação aspectos do processo de urbanização da Zona Norte da cidade de São Paulo, com ênfase na formação e ocupação territorial da área servida pelo Tramway da Cantareira. Nosso recorte temporal está compreendido entre 1893 e 1924, quando, respectivamente, teve início a construção da linha férrea e o primeiro ano em que arruamentos da região do além bairro de Santana, compreendidos como parte do perímetro rural, aparecem no mapa da cidade de São Paulo. Por meio da análise das relações e tensões estabelecidas entre poderes públicos, moradores e investidores da região, identificamos que os melhoramentos em infraestruturas, investidos pelo poder público nos primórdios do governo republicano, não eram exclusivos da área consolidada como cidade, mas também reverberavam entre as demandas dos moradores e de investidores privados do perímetro suburbano e rural na região Norte. Tornou-se, então, importante compreendermos quem eram os grupos e indivíduos atuantes nesse processo, quais as principais demandas solicitadas e quais serviços foram ou não atendidos. Por meio da análise da formação desses espaços, apontamos indícios que esclarecem qual era o lugar da Zona Norte dentro dos interesses de expansão da cidade de São Paulo.In this master's thesis, we present some aspects of the North Zone urbanization process in São Paulo city, with emphasis on the formation and territorial occupation of the area nearby the Cantareira Tramway, between 1893 and 1924. It was, during this period that, respectively, occurred the construction of the railway line and also the first year in which the streets in the area beyond the Santana area, understood as part of the rural perimeter, appeared on the map of São Paulo. Through the analysis of the relations and tensions established between public authorities, residents, and investors in this region, we identified that the improvements in infrastructures, invested by the public administration in the early days of the Republican Government, were not exclusive to the consolidated area as a city, but also reverberated among the residents' demands and the private investors from the suburban and rural perimeter in the North area of the city. It became, therefore, important to understand who were the active groups and individuals in this process, what were the main demands requested by them, and which services were or were not answered. By analyzing the formation of these spaces in São Paulo, we indicate evidence that clarifies the place of the North Zone within the interests of expansion in the city.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2017/ 24862-2Universidade Federal de São PauloAtique, Fernandohttp://lattes.cnpq.br/8425420305118490http://lattes.cnpq.br/9161767811061042Marcondes, Raissa Campos2021-07-29T17:03:53Z2021-07-29T17:03:53Z2021-05-26info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion246application/pdfMARCONDES, Raissa Campos. A urbanização da Zona Norte de São Paulo: agentes, paisagens e tensões em torno do Tramway da Cantareira (1893-1924). Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2021.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61330porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-03T12:56:29Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/61330Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-03T12:56:29Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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