A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da canção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7659657 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59363 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é o de refletir a respeito do lugar que pode ocupar hoje um pensamento estético a respeito da canção; em especial, no Brasil. Para isso, primeiramente, começamos por analisar aquilo que se entende por “música popular”, passamos por aspectos relevantes de sua abordagem a partir do pensamento erudito e, buscando especialmente aquilo que dessa relação se poderia extrair atualmente em termos estéticos, expomos alguns pontos centrais daquilo que dois filósofos norte-americanos – Richard Shusterman e Theodore Gracyk – elaboraram a respeito. Em seguida, voltando-nos ao quadro brasileiro, procuramos verficar de que maneira questões levantadas por esses pensadores, bem como elementos da cena geral descrita anteriormente, se aplicariam – ou não – ao panorama nacional. Finalmente, como forma de nos aprofundarmos nas especificidades deste, elegemos como objeto privilegiado de análise as produções de José Miguel Wisnik e Luiz Tatit, tanto em sua faceta acadêmica – pela qual costumam ser reconhecidos como grandes precursores e influenciadores de estudos sobre música popular – quanto em sua faceta cancional – em especial, aquela por eles apresentada no espetáculo transformado em DVD O fim da canção, cientes de que o próprio cruzamento entre o pensamento sobre a canção e a canção que pensa constitui, afinal, uma daquelas especificidades; ainda mais relevante aqui pelo título escolhido – ainda que ardilosamente – para a apresentação conjunta: referência, justamente, ao debate sobre a crise do lugar de certa tradição da canção nacional – cujos méritos estéticos costumam ser amplamente reconhecidos – neste início de século XXI. |
id |
UFSP_3bcaed17644fa02332fa7b35f9b5d1d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/59363 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Ferraz, Ivan De Bruyn [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP]2021-01-19T16:32:13Z2021-01-19T16:32:13Z2019-04-22https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7659657https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59363IVAN DE BRUYN FERRAZ.pdfO objetivo deste trabalho é o de refletir a respeito do lugar que pode ocupar hoje um pensamento estético a respeito da canção; em especial, no Brasil. Para isso, primeiramente, começamos por analisar aquilo que se entende por “música popular”, passamos por aspectos relevantes de sua abordagem a partir do pensamento erudito e, buscando especialmente aquilo que dessa relação se poderia extrair atualmente em termos estéticos, expomos alguns pontos centrais daquilo que dois filósofos norte-americanos – Richard Shusterman e Theodore Gracyk – elaboraram a respeito. Em seguida, voltando-nos ao quadro brasileiro, procuramos verficar de que maneira questões levantadas por esses pensadores, bem como elementos da cena geral descrita anteriormente, se aplicariam – ou não – ao panorama nacional. Finalmente, como forma de nos aprofundarmos nas especificidades deste, elegemos como objeto privilegiado de análise as produções de José Miguel Wisnik e Luiz Tatit, tanto em sua faceta acadêmica – pela qual costumam ser reconhecidos como grandes precursores e influenciadores de estudos sobre música popular – quanto em sua faceta cancional – em especial, aquela por eles apresentada no espetáculo transformado em DVD O fim da canção, cientes de que o próprio cruzamento entre o pensamento sobre a canção e a canção que pensa constitui, afinal, uma daquelas especificidades; ainda mais relevante aqui pelo título escolhido – ainda que ardilosamente – para a apresentação conjunta: referência, justamente, ao debate sobre a crise do lugar de certa tradição da canção nacional – cujos méritos estéticos costumam ser amplamente reconhecidos – neste início de século XXI.L’objectif de ce travail est de réfléchir sur la place que peut occuper aujourd’hui une pensée esthétique sur la chanson; en particulier au Brésil. Pour ce faire, nous commençons par analyser ce que l’on comprend par "musique populaire", nous passons en revue quelques aspects pertinents de cette aproche à partir de la pensée académique et, particulièrement dans le domaine de l’esthétique, nous présentons les conceptions de deux philosophes américains – Richard Shusterman et Theodore Gracyk – à ce propos. Ensuite, en ce qui concerne la situation au Brésil, nous avons essayé de vérifier comment les questions soulevées par ces penseurs, ainsi que des éléments de la scène générale décrite précédemment, s’appliqueraient – ou pas – au panorama national. Enfin, pour explorer les spécificités de ce dernier, nous avons choisi comme objet d'analyse privilégié les productions de José Miguel Wisnik et de Luiz Tatit, à la fois du point de vue académique - où ils sont généralement reconnus comme des grands précurseurs et influenceurs des études sur la chanson – et du point de vue musical – en particulier celui présentée par eux dans le spectacle disponible en DVD O fim da canção (La fin de la chanson), conscients que le croisement même entre la pensée sur la chanson et la chanson qui pense constitue, après tout, l’une de ces spécificités; encore plus pertinent ici à cause du titre choisi – bien que astucieusement – pour la présentation commune: une référence, précisément, au débat sur la crise de la place ocupée par une certaine tradition de la chanson nationale – dont les mérites esthétiques sont largement reconnus – au début du 21ème siècle.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)272 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)CançãoEstéticaBrasilJosé Miguel WisnikLuiz TatitChansonEsthétiqueBrèsilJosé Miguel WisnikLuiz Tatit.A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da cançãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasFilosofiaFilosofiaSubjetividade, Arte E CulturaORIGINALIVAN DE BRUYN FERRAZ.pdfapplication/pdf1920302${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59363/1/IVAN%20DE%20BRUYN%20FERRAZ.pdfaddcbdd03e0f1987c72aec48c1102689MD51open accessTEXTIVAN DE BRUYN FERRAZ.pdf.txtIVAN DE BRUYN FERRAZ.pdf.txtExtracted texttext/plain884180${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59363/2/IVAN%20DE%20BRUYN%20FERRAZ.pdf.txt0cf2426c5f81f3989267d7327546dfd0MD52open accessTHUMBNAILIVAN DE BRUYN FERRAZ.pdf.jpgIVAN DE BRUYN FERRAZ.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3512${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59363/4/IVAN%20DE%20BRUYN%20FERRAZ.pdf.jpge3c32a0d20cc6dc2c59319289c9db2bdMD54open access11600/593632023-05-15 08:53:51.044open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59363Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T11:53:51Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da canção |
title |
A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da canção |
spellingShingle |
A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da canção Ferraz, Ivan De Bruyn [UNIFESP] Canção Estética Brasil José Miguel Wisnik Luiz Tatit Chanson Esthétique Brèsil José Miguel Wisnik Luiz Tatit. |
title_short |
A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da canção |
title_full |
A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da canção |
title_fullStr |
A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da canção |
title_full_unstemmed |
A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da canção |
title_sort |
A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da canção |
author |
Ferraz, Ivan De Bruyn [UNIFESP] |
author_facet |
Ferraz, Ivan De Bruyn [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Ivan De Bruyn [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canção Estética Brasil José Miguel Wisnik Luiz Tatit |
topic |
Canção Estética Brasil José Miguel Wisnik Luiz Tatit Chanson Esthétique Brèsil José Miguel Wisnik Luiz Tatit. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Chanson Esthétique Brèsil José Miguel Wisnik Luiz Tatit. |
description |
O objetivo deste trabalho é o de refletir a respeito do lugar que pode ocupar hoje um pensamento estético a respeito da canção; em especial, no Brasil. Para isso, primeiramente, começamos por analisar aquilo que se entende por “música popular”, passamos por aspectos relevantes de sua abordagem a partir do pensamento erudito e, buscando especialmente aquilo que dessa relação se poderia extrair atualmente em termos estéticos, expomos alguns pontos centrais daquilo que dois filósofos norte-americanos – Richard Shusterman e Theodore Gracyk – elaboraram a respeito. Em seguida, voltando-nos ao quadro brasileiro, procuramos verficar de que maneira questões levantadas por esses pensadores, bem como elementos da cena geral descrita anteriormente, se aplicariam – ou não – ao panorama nacional. Finalmente, como forma de nos aprofundarmos nas especificidades deste, elegemos como objeto privilegiado de análise as produções de José Miguel Wisnik e Luiz Tatit, tanto em sua faceta acadêmica – pela qual costumam ser reconhecidos como grandes precursores e influenciadores de estudos sobre música popular – quanto em sua faceta cancional – em especial, aquela por eles apresentada no espetáculo transformado em DVD O fim da canção, cientes de que o próprio cruzamento entre o pensamento sobre a canção e a canção que pensa constitui, afinal, uma daquelas especificidades; ainda mais relevante aqui pelo título escolhido – ainda que ardilosamente – para a apresentação conjunta: referência, justamente, ao debate sobre a crise do lugar de certa tradição da canção nacional – cujos méritos estéticos costumam ser amplamente reconhecidos – neste início de século XXI. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-19T16:32:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-19T16:32:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7659657 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59363 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
IVAN DE BRUYN FERRAZ.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7659657 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59363 |
identifier_str_mv |
IVAN DE BRUYN FERRAZ.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
272 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59363/1/IVAN%20DE%20BRUYN%20FERRAZ.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59363/2/IVAN%20DE%20BRUYN%20FERRAZ.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59363/4/IVAN%20DE%20BRUYN%20FERRAZ.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
addcbdd03e0f1987c72aec48c1102689 0cf2426c5f81f3989267d7327546dfd0 e3c32a0d20cc6dc2c59319289c9db2bd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764194416689152 |