Estudo comparativo entre séries de graduação em enfermagem: representações dos cuidados ao corpo do cliente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3390 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002006000400003 |
Resumo: | OBJETIVOS: Conhecer como as estudantes de enfermagem, nas diferentes séries da graduação, percebem o corpo do cliente, e explorar quais as subjetividades emergentes desta relação. MÉTODOS Os dados foram obtidos em entrevistas abertas, junto a 20 graduandas do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e analisados pela técnica da análise de conteúdo. RESULTADOS: Expressos pelas categorias: vicissitudes da adaptação ao cuidar do outro; corpo objeto; invasão de privacidade e constrangimento; relação estudante-cliente; comunicação corporal; corpo doente e a perda da autonomia; conhecer seu próprio corpo para depois cuidar do corpo do outro; corpo despersonalizado; estigmatização; influência de valores; corpo e gênero; e apresentados em um quadro representativo. CONCLUSÕES FINAIS: O assunto corpo desvela um universo de elementos objetivos e subjetivos expondo a importância do estudo para subsidiar o ensino de quem cuida do corpo do outro. |
id |
UFSP_3bd973fe8e4c155baf0bb924a400ec67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/3390 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Lima, Renata Campos de [UNIFESP]Brêtas, José Roberto da Silva [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:36:34Z2015-06-14T13:36:34Z2006-12-01Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 19, n. 4, p. 379-386, 2006.0103-2100http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3390http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002006000400003S0103-21002006000400003.pdfS0103-2100200600040000310.1590/S0103-21002006000400003OBJETIVOS: Conhecer como as estudantes de enfermagem, nas diferentes séries da graduação, percebem o corpo do cliente, e explorar quais as subjetividades emergentes desta relação. MÉTODOS Os dados foram obtidos em entrevistas abertas, junto a 20 graduandas do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e analisados pela técnica da análise de conteúdo. RESULTADOS: Expressos pelas categorias: vicissitudes da adaptação ao cuidar do outro; corpo objeto; invasão de privacidade e constrangimento; relação estudante-cliente; comunicação corporal; corpo doente e a perda da autonomia; conhecer seu próprio corpo para depois cuidar do corpo do outro; corpo despersonalizado; estigmatização; influência de valores; corpo e gênero; e apresentados em um quadro representativo. CONCLUSÕES FINAIS: O assunto corpo desvela um universo de elementos objetivos e subjetivos expondo a importância do estudo para subsidiar o ensino de quem cuida do corpo do outro.OBJECTIVES: To know the perceptions of undergraduate nursing students regarding the way they view the body of the client and to categorize the themes that emerged from the students' perceptions. METHODS: The data were obtained through unstructured interviews of 20 undergraduate nursing students who were in difference placement in the undergraduate curriculum at the Federal University of São Paulo. Content analysis technique was used to identify and categorize the themes. RESULTS: The following themes have emerged: Adaptation to the care of the client body, body as an object, invasion of the client privacy, student-client interaction, corporal expression, sick body and loss of the autonomy, knowing one's own body prior to care for the body of someone else, depersonalized body, stigmatization, influences of values, body and gender; and representation. FINAL CONSIDERATIONS: The topic body consists of a universe of objective and subjective elements that might be considered when teaching undergraduate nursing students how to take care of the body of the client.OBJETIVOS: Conocer cómo las estudiantes de enfermería, en los diferentes semestres del pregrado, perciben el cuerpo del cliente, e explorar cuáles son las subjetividades emergentes de esta relación. METODOS: Los datos fueron obtenidos en entrevistas abiertas, junto a 20 alumnas del pregrado en Enfermería de la Universidad Federal de São Paulo, analizados por la técnica del análisis de contenido. RESULTADOS: Fueron elaboradas las siguientes categorías: vicisitudes de la adaptación al cuidar al otro; cuerpo objeto; invasión de la privacidad y vergüenza; relación estudiante-cliente; comunicación corporal; cuerpo enfermo y la pérdida de la autonomía; conocer su propio cuerpo para después cuidar el cuerpo del otro; cuerpo despersonalizado; estigmatización; influencia de valores; cuerpo y género; y presentados en un cuadro representativo. CONSIDERACIONES FINALES: El tema cuerpo devela un universo de elementos objetivos y subjetivos exponiendo la importancia del estudio para subsidiar la enseñanza del que cuida el cuerpo del otro.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola de EnfermagemUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de EnfermagemUNIFESP, Escola de EnfermagemUNIFESP, Depto. de EnfermagemSciELO379-386porEscola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Acta Paulista de EnfermagemCorpoEstudantes de EnfermagemEducação em EnfermagemPsicologia aplicadaBodyStudents nursingEducation nursingApplied psychologyEstudo comparativo entre séries de graduação em enfermagem: representações dos cuidados ao corpo do clientePerceptions of nursing undergraduate students regarding caring for the body of the client: a comparative studyEstudio comparativo entre series del pregrado en enfermería: representaciones de los cuidados al cuerpo del clienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-21002006000400003.pdfapplication/pdf150521${dspace.ui.url}/bitstream/11600/3390/1/S0103-21002006000400003.pdf1dea5b9839d0564868ff1ee3bad16b64MD51open accessTEXTS0103-21002006000400003.pdf.txtS0103-21002006000400003.pdf.txtExtracted texttext/plain37614${dspace.ui.url}/bitstream/11600/3390/2/S0103-21002006000400003.pdf.txt9902ddbab781fa9ab8f557f598bcd8fdMD52open access11600/33902015-08-30 11:42:37.459open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/3390Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652015-08-30T14:42:37Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Estudo comparativo entre séries de graduação em enfermagem: representações dos cuidados ao corpo do cliente |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Perceptions of nursing undergraduate students regarding caring for the body of the client: a comparative study |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Estudio comparativo entre series del pregrado en enfermería: representaciones de los cuidados al cuerpo del cliente |
title |
Estudo comparativo entre séries de graduação em enfermagem: representações dos cuidados ao corpo do cliente |
spellingShingle |
Estudo comparativo entre séries de graduação em enfermagem: representações dos cuidados ao corpo do cliente Lima, Renata Campos de [UNIFESP] Corpo Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem Psicologia aplicada Body Students nursing Education nursing Applied psychology |
title_short |
Estudo comparativo entre séries de graduação em enfermagem: representações dos cuidados ao corpo do cliente |
title_full |
Estudo comparativo entre séries de graduação em enfermagem: representações dos cuidados ao corpo do cliente |
title_fullStr |
Estudo comparativo entre séries de graduação em enfermagem: representações dos cuidados ao corpo do cliente |
title_full_unstemmed |
Estudo comparativo entre séries de graduação em enfermagem: representações dos cuidados ao corpo do cliente |
title_sort |
Estudo comparativo entre séries de graduação em enfermagem: representações dos cuidados ao corpo do cliente |
author |
Lima, Renata Campos de [UNIFESP] |
author_facet |
Lima, Renata Campos de [UNIFESP] Brêtas, José Roberto da Silva [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Brêtas, José Roberto da Silva [UNIFESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Renata Campos de [UNIFESP] Brêtas, José Roberto da Silva [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem Psicologia aplicada |
topic |
Corpo Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem Psicologia aplicada Body Students nursing Education nursing Applied psychology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Body Students nursing Education nursing Applied psychology |
description |
OBJETIVOS: Conhecer como as estudantes de enfermagem, nas diferentes séries da graduação, percebem o corpo do cliente, e explorar quais as subjetividades emergentes desta relação. MÉTODOS Os dados foram obtidos em entrevistas abertas, junto a 20 graduandas do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e analisados pela técnica da análise de conteúdo. RESULTADOS: Expressos pelas categorias: vicissitudes da adaptação ao cuidar do outro; corpo objeto; invasão de privacidade e constrangimento; relação estudante-cliente; comunicação corporal; corpo doente e a perda da autonomia; conhecer seu próprio corpo para depois cuidar do corpo do outro; corpo despersonalizado; estigmatização; influência de valores; corpo e gênero; e apresentados em um quadro representativo. CONCLUSÕES FINAIS: O assunto corpo desvela um universo de elementos objetivos e subjetivos expondo a importância do estudo para subsidiar o ensino de quem cuida do corpo do outro. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:36:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:36:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 19, n. 4, p. 379-386, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3390 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002006000400003 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0103-2100 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S0103-21002006000400003.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S0103-21002006000400003 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-21002006000400003 |
identifier_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 19, n. 4, p. 379-386, 2006. 0103-2100 S0103-21002006000400003.pdf S0103-21002006000400003 10.1590/S0103-21002006000400003 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3390 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002006000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
379-386 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/3390/1/S0103-21002006000400003.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/3390/2/S0103-21002006000400003.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1dea5b9839d0564868ff1ee3bad16b64 9902ddbab781fa9ab8f557f598bcd8fd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764121891930112 |