Associação da estimulação transcraniana por corrente contínua e neurofeedback na atenção em jovens universitários: um protocolo de estudo randomizado, duplo-cego, controlado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69470 |
Resumo: | Objetivo: O objetivo do presente estudo foi associar as técnicas de neurofeedback e ETCC avaliando a atenção e o fluxo sanguíneo cerebral em universitários. Métodos: Foram recrutamos 26 alunos sendo 21 do sexo feminino, onde foram randomizados em grupo ativo (receberam os dois tratamentos) e grupo placebo (apenas tratamento com neurofeedback). Esse protocolo ocorreu por duas semanas consecutivos com intervalo de 2 dias entre as semanas, totalizando 10 sessões. Cada sessão durou em média 50 minutos dividido em 20 minutos de estimulação transcraniana e 20 minutos de neurofeedback e 10 minutos para o questionário de efeitos adversos. Como avaliação utilizamos o Teste de Stroop que avalia a capacidade de inibição cognitiva e a habilidade de alternar a atenção em tarefas de interferência. Utilizamos também como forma de avaliação o exame de ultrassonografia color-doopler transcraniana onde essa técnica utiliza ondas sonoras de alta frequência para medir a velocidade do fluxo sanguíneo nas artérias cerebrais. Resultados: Nossos resultados não demostraram diferenças estatísticas entre os grupos ativo versus placebo. Porém, quando realizamos a análise intragrupos observamos diferença estatística no Teste de Stroop. Nas avaliações do fluxo sanguíneo cerebral não encontramos diferenças estatísticas. Conclusão: Em conclusão, os resultados desses estudos sugerem que a combinação de ETCC e Neurofeedback pode ser uma abordagem promissora para melhorar a atenção em diferentes populações, incluindo jovens saudáveis. No entanto, mais estudos são necessários para avaliar a eficácia a longo prazo e a segurança dessa abordagem terapêutica. |
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Associação da estimulação transcraniana por corrente contínua e neurofeedback na atenção em jovens universitários: um protocolo de estudo randomizado, duplo-cego, controladoAssociation of transcranial direct current stimulation and neurofeedback on attention in young university students: a controlled, double-blind, randomized studyEstimulação transcraniana por corrente contínuaNeurofeedbackAtençãoUltrassonografia transcranianaObjetivo: O objetivo do presente estudo foi associar as técnicas de neurofeedback e ETCC avaliando a atenção e o fluxo sanguíneo cerebral em universitários. Métodos: Foram recrutamos 26 alunos sendo 21 do sexo feminino, onde foram randomizados em grupo ativo (receberam os dois tratamentos) e grupo placebo (apenas tratamento com neurofeedback). Esse protocolo ocorreu por duas semanas consecutivos com intervalo de 2 dias entre as semanas, totalizando 10 sessões. Cada sessão durou em média 50 minutos dividido em 20 minutos de estimulação transcraniana e 20 minutos de neurofeedback e 10 minutos para o questionário de efeitos adversos. Como avaliação utilizamos o Teste de Stroop que avalia a capacidade de inibição cognitiva e a habilidade de alternar a atenção em tarefas de interferência. Utilizamos também como forma de avaliação o exame de ultrassonografia color-doopler transcraniana onde essa técnica utiliza ondas sonoras de alta frequência para medir a velocidade do fluxo sanguíneo nas artérias cerebrais. Resultados: Nossos resultados não demostraram diferenças estatísticas entre os grupos ativo versus placebo. Porém, quando realizamos a análise intragrupos observamos diferença estatística no Teste de Stroop. Nas avaliações do fluxo sanguíneo cerebral não encontramos diferenças estatísticas. Conclusão: Em conclusão, os resultados desses estudos sugerem que a combinação de ETCC e Neurofeedback pode ser uma abordagem promissora para melhorar a atenção em diferentes populações, incluindo jovens saudáveis. No entanto, mais estudos são necessários para avaliar a eficácia a longo prazo e a segurança dessa abordagem terapêutica.Objective: The objective of the present study was to associate neurofeedback and tDCS techniques to evaluate attention and cerebral blood flow in university students. Methods: We recruited 26 students, with 21 of them being female, who were randomized into an active group (received both treatments) and a placebo group (received only neurofeedback treatment). This protocol occurred for two consecutive weeks with a 2-day interval between the weeks, totaling 10 sessions. Each session lasted an average of 50 minutes, divided into 20 minutes of transcranial stimulation, 20 minutes of neurofeedback, and 10 minutes for adverse effects questionnaire. For assessment, we used the Stroop Test, which evaluates cognitive inhibition and the ability to switch attention in interference tasks. We also used transcranial color Doppler ultrasound examination, which utilizes high-frequency sound waves to measure the velocity of blood flow in cerebral arteries. Results: Our results did not demonstrate statistical differences between the active and placebo groups. However, when we conducted intragroup analysis, we observed a statistical difference in the Stroop Test. In the assessments of cerebral blood flow, we did not find statistical differences. Conclusion: In conclusion, the results of these studies suggest that the combination of tDCS and neurofeedback may be a promising approach to improving attention in different populations, including healthy young individuals. However, further studies are needed to assess the long-term effectiveness and safety of this therapeutic approach.Universidade Federal de São PauloSilva, Marcelo Cavenaghi Pereira da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/9024534148148896http://lattes.cnpq.br/3906608393445857Grecco, Leandro Henrique [UNIFESP]2023-11-13T17:42:55Z2023-11-13T17:42:55Z2023-08-16info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69470porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T08:04:20Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/69470Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T08:04:20Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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