A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Adriane Romero [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7010508
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52710
Resumo: The Present Research Has As Title: "The Teaching Activity Of Sixth Grade Mathematics Teacher: Directions Of Teaching Practice" Aimed To Investigate The Organization Of Mathematics Teaching By Sixth Grade Teachers And Their Relation To The Meanings Attributed By These Teachers, The Specificities Of The Teaching Activity And The Learning Activity In This Stage Of Basic Education. The Theoretical Frameworks Adopted Involve The Historical-Cultural Perspective And, In Particular, The Theory Of Activity. We Adopted As A Method Of Investigation Historical Dialectical Materialism, Through A Formative Experiment That Was Objectified In Twenty-Two Meetings With A Singular Group Of Sixth-Grade Mathematics Teachers. In Order To Be Able To Observe The Movement Of The Senses Attributed By The Teachers, It Was Proposed Situations Triggering Learning, Based On The Concept Of Teaching Activity, So That Teachers, In The Collective, Appropriated Elements That Constitute The Specificities That Involve The Universe Of The Six Gra
id UFSP_3de8f5e1c902356ddc308b45e040b762
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/52710
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática DocenteTeaching ActivityHistoric-Cultural TheoryPersonals SensesSixth Year TeachersActivity Of The Sixth YearAtividade De EnsinoTeoria Histórico-CulturalSentidos PessoaisProfessores De Matemática Do Sexto AnoFormação De ProfessoresThe Present Research Has As Title: "The Teaching Activity Of Sixth Grade Mathematics Teacher: Directions Of Teaching Practice" Aimed To Investigate The Organization Of Mathematics Teaching By Sixth Grade Teachers And Their Relation To The Meanings Attributed By These Teachers, The Specificities Of The Teaching Activity And The Learning Activity In This Stage Of Basic Education. The Theoretical Frameworks Adopted Involve The Historical-Cultural Perspective And, In Particular, The Theory Of Activity. We Adopted As A Method Of Investigation Historical Dialectical Materialism, Through A Formative Experiment That Was Objectified In Twenty-Two Meetings With A Singular Group Of Sixth-Grade Mathematics Teachers. In Order To Be Able To Observe The Movement Of The Senses Attributed By The Teachers, It Was Proposed Situations Triggering Learning, Based On The Concept Of Teaching Activity, So That Teachers, In The Collective, Appropriated Elements That Constitute The Specificities That Involve The Universe Of The Six GraA Presente Pesquisa Tem Como Título: "A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente" E Teve Por Objetivo Investigar A Organização Do Ensino Da Matemática Por Professores Dos Sextos Anos E Sua Relação Com Os Sentidos Atribuídos, Por Esses Professores, Às Especificidades Da Atividade De Ensino E Da Atividade De Aprendizagem Nessa Etapa Da Educação Básica. Os Referenciais Teóricos Adotados Envolvem A Perspectiva Histórico-Cultural E, Em Particular, A Teoria Da Atividade. Adotamos Como Método De Investigação O Materialismo Histórico Dialético, Por Meio De Um Experimento Formativo Que Se Objetivou Em Vinte E Dois Encontros Com Um Grupo Singular De Professores De Matemática Dos Sextos Anos. Para Que Pudéssemos Observar O Movimento Dos Sentidos Atribuídos Pelos Professores, Foram Propostas Situações Desencadeadoras De Aprendizagem, Pautadas No Conceito De Atividade Orientadora De Ensino, De Modo Que Os Professores, Na Coletividade, Se Apropriassem De Elementos Que ConstitDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Branco, Adriane Romero [UNIFESP]2020-03-25T12:10:24Z2020-03-25T12:10:24Z2018-12-10info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion111 p.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=70105082018-0652.pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-10T14:13:27Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/52710Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-10T14:13:27Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente
title A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente
spellingShingle A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente
Branco, Adriane Romero [UNIFESP]
Teaching Activity
Historic-Cultural Theory
Personals Senses
Sixth Year Teachers
Activity Of The Sixth Year
Atividade De Ensino
Teoria Histórico-Cultural
Sentidos Pessoais
Professores De Matemática Do Sexto Ano
Formação De Professores
title_short A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente
title_full A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente
title_fullStr A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente
title_full_unstemmed A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente
title_sort A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente
author Branco, Adriane Romero [UNIFESP]
author_facet Branco, Adriane Romero [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Adriane Romero [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching Activity
Historic-Cultural Theory
Personals Senses
Sixth Year Teachers
Activity Of The Sixth Year
Atividade De Ensino
Teoria Histórico-Cultural
Sentidos Pessoais
Professores De Matemática Do Sexto Ano
Formação De Professores
topic Teaching Activity
Historic-Cultural Theory
Personals Senses
Sixth Year Teachers
Activity Of The Sixth Year
Atividade De Ensino
Teoria Histórico-Cultural
Sentidos Pessoais
Professores De Matemática Do Sexto Ano
Formação De Professores
description The Present Research Has As Title: "The Teaching Activity Of Sixth Grade Mathematics Teacher: Directions Of Teaching Practice" Aimed To Investigate The Organization Of Mathematics Teaching By Sixth Grade Teachers And Their Relation To The Meanings Attributed By These Teachers, The Specificities Of The Teaching Activity And The Learning Activity In This Stage Of Basic Education. The Theoretical Frameworks Adopted Involve The Historical-Cultural Perspective And, In Particular, The Theory Of Activity. We Adopted As A Method Of Investigation Historical Dialectical Materialism, Through A Formative Experiment That Was Objectified In Twenty-Two Meetings With A Singular Group Of Sixth-Grade Mathematics Teachers. In Order To Be Able To Observe The Movement Of The Senses Attributed By The Teachers, It Was Proposed Situations Triggering Learning, Based On The Concept Of Teaching Activity, So That Teachers, In The Collective, Appropriated Elements That Constitute The Specificities That Involve The Universe Of The Six Gra
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10
2020-03-25T12:10:24Z
2020-03-25T12:10:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7010508
2018-0652.pdf
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52710
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7010508
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52710
identifier_str_mv 2018-0652.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268369093787648