METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: análise de dissertações e teses na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/62672 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar o conhecimento científico produzido no Brasil sobre a utilização de metodologias ativas no ensino superior, expresso em teses e dissertações, no período de 2000 a 2020, no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Trata-se de uma pesquisa científica de caráter qualitativo, a qual se caracteriza como pesquisa bibliográfica, do tipo “estado da arte”, com o objetivo de mapear e investigar o conhecimento produzido em programas de pós-graduação sobre as metodologias ativas no ensino superior. Tais pesquisas têm o propósito de fazer o levantamento, a sistematização e a avaliação da produção de pesquisas em determinada área de conhecimento. A busca BDTD resultou 272 documentos, entre teses de doutorado e dissertações de mestrado. Diante da quantidade de trabalhos, fizemos a leitura dos respectivos resumos com a finalidade de identificar os seus aspectos centrais, os objetivos, o público-alvo, o referencial teórico e os resultados atingidos. Como alguns resumos não traziam informações suficientes, optamos por fazer a leitura do trabalho completo, a fim de reconhecer aqueles que se alinhavam ao nosso estudo. Essa postura contribuiu para dirimir possíveis incompreensões postas, inicialmente, nos resumos dos trabalhos, tendo em vista o objetivo proposto neste estudo. A partir dos métodos de leitura adotados, tanto para resumos como para trabalhos completos, foram selecionadas 3 teses e 14 dissertações que constituíram o foco desta pesquisa. A escolha deveu-se ao fato de que, no período de 2000 a 2020, os 17 trabalhos abordaram as metodologias ativas, seja conceitualmente, seja na aplicação de métodos relacionados ao tema dos cursos ou das áreas de conhecimentos como Matemática e Ciências da Natureza, Ciências Humanas etc. Os resultados apontaram para 10 trabalhos realizados com alunos em sala de aula, 3 trabalhos de pesquisa sobre a percepção de alunos quanto às metodologias ativas, e 4 com coleta de informações documentais e de professores de nível superior por meio de questionários. A análise crítica dos 17 trabalhos fundamentou-se nos conceitos de experiência, resolução de problemas, autonomia, aprendizagem centrada no aluno e mediação, e estes são elementos basilares das metodologias ativas. Este estudo tem como referencial teórico os trabalhos de Dewey (1976, 1979); Leite (2001); Castellar e Moraes (2016) Berbel (2011) e Ausubel (2003). |
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METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: análise de dissertações e teses na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e DissertaçõesActive methodologies in higher education: analysis of dissertations and theses in the Brazilian digital library of theses and dissertationsmetodologia ativa;ensino superior;licenciatura;estado da arte.O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar o conhecimento científico produzido no Brasil sobre a utilização de metodologias ativas no ensino superior, expresso em teses e dissertações, no período de 2000 a 2020, no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Trata-se de uma pesquisa científica de caráter qualitativo, a qual se caracteriza como pesquisa bibliográfica, do tipo “estado da arte”, com o objetivo de mapear e investigar o conhecimento produzido em programas de pós-graduação sobre as metodologias ativas no ensino superior. Tais pesquisas têm o propósito de fazer o levantamento, a sistematização e a avaliação da produção de pesquisas em determinada área de conhecimento. A busca BDTD resultou 272 documentos, entre teses de doutorado e dissertações de mestrado. Diante da quantidade de trabalhos, fizemos a leitura dos respectivos resumos com a finalidade de identificar os seus aspectos centrais, os objetivos, o público-alvo, o referencial teórico e os resultados atingidos. Como alguns resumos não traziam informações suficientes, optamos por fazer a leitura do trabalho completo, a fim de reconhecer aqueles que se alinhavam ao nosso estudo. Essa postura contribuiu para dirimir possíveis incompreensões postas, inicialmente, nos resumos dos trabalhos, tendo em vista o objetivo proposto neste estudo. A partir dos métodos de leitura adotados, tanto para resumos como para trabalhos completos, foram selecionadas 3 teses e 14 dissertações que constituíram o foco desta pesquisa. A escolha deveu-se ao fato de que, no período de 2000 a 2020, os 17 trabalhos abordaram as metodologias ativas, seja conceitualmente, seja na aplicação de métodos relacionados ao tema dos cursos ou das áreas de conhecimentos como Matemática e Ciências da Natureza, Ciências Humanas etc. Os resultados apontaram para 10 trabalhos realizados com alunos em sala de aula, 3 trabalhos de pesquisa sobre a percepção de alunos quanto às metodologias ativas, e 4 com coleta de informações documentais e de professores de nível superior por meio de questionários. A análise crítica dos 17 trabalhos fundamentou-se nos conceitos de experiência, resolução de problemas, autonomia, aprendizagem centrada no aluno e mediação, e estes são elementos basilares das metodologias ativas. Este estudo tem como referencial teórico os trabalhos de Dewey (1976, 1979); Leite (2001); Castellar e Moraes (2016) Berbel (2011) e Ausubel (2003).The present work aims to identify and analyze the scientific knowledge produced in Brazil on the use of active methodologies in higher education, expressed in theses and dissertations, from 2000 to 2020, on the portal of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). This is a scientific research of a qualitative nature, which is characterized as bibliographic research, of the "state of the art" type, with the objective of mapping and investigating the knowledge produced in graduate programs on active methodologies in higher education. Such surveys are intended to survey, systematize and evaluate the production of research in a given area of knowledge. The search in the BDTD resulted in 272 documents, including doctoral theses and master's theses. Given the amount of work, we read the respective abstracts in order to identify their central aspects, objectives, target audience, theoretical framework and the results achieved. As some abstracts did not provide enough information, we chose to read the complete work in order to recognize those that were in line with our study. This posture contributed to resolve possible misunderstandings initially placed in the abstracts of the works, in view of the objective proposed in this study. From the reading methods adopted, both for abstracts and for full papers, 3 theses and 14 dissertations were selected that constituted the focus of this research. The choice was due to the fact that, from 2000 to 2020, the 17 works addressed active methodologies, either conceptually or in the application of methods related to the theme of the courses or areas of knowledge such as Mathematics and Natural Sciences, Human Sciences etc. The results pointed to 10 works carried out with students in the classroom, 3 research works on the perception of students regarding active methodologies, and 4 with the collection of documentary information and higher-level teachers through questionnaires. The critical analysis of the 17 works was based on the concepts of experience, problem solving, autonomy, student-centered learning and mediation, and these are basic elements of active methodologies. This study has as theoretical reference the works of Dewey (1976, 1979); Milk (2001); and Moraes (2016) Berbel (2011) and Ausubel (2003).Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloMoraes, Jerusa Vilhena dehttp://lattes.cnpq.br/4696157162108125http://lattes.cnpq.br/8537198433415340Luiz, Adelson2022-02-07T17:37:58Z2022-02-07T17:37:58Z2021-12-10info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion146application/pdfapplication/pdfDissertação de Mestrado: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: análise de dissertações e teses na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertaçõeshttps://hdl.handle.net/11600/62672porUNIFESP Campus Guarulhos - Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade, Guarulhos - SP.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T13:49:14Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62672Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T13:49:14Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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