Tratamento Miofuncional para os Transtornos Respiratórios do Sono Baseado em Evidências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valbuza, Juliana Spelta [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10140
Resumo: Introdução: O Ronco é o ruído causado pela vibração da úvula, palato e paredes faríngeas durante a inspiração, cujas causas envolvem diversos fatores. Objetivo: O tratamento do ronco pelos métodos para aumento do tônus muscular da via aérea superior tem sido controverso e pouco relatado, portanto uma revisão sistemática em busca de evidências é necessária para avaliar a efetividade destes métodos. Método: Revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados ou quasi-randomizados, duplo-cegos para o tratamento do ronco, com métodos que visam o aumento do tônus da via aérea superior, tais como fonoterapia e fisioterapia. Desfechos: diminuição ou cura do ronco, qualidade do sono, qualidade de vida e efeitos adversos. Resultados: Três estudos elegíveis foram potencialmente analisados, porém nenhum deles foi capaz de prover evidência científica suficiente para favorecer a intervenção. As análises objetivas de um estudo demonstraram melhora do ronco, entretanto as subanálises objetivas e as análises subjetivas demonstraram resultados controversos. Os efeitos adversos não foram relatados. Conclusão: Não existe evidência científica suficiente para sustentar a recomendação de métodos para aumentar o tônus muscular da via aérea superior no tratamento do ronco. Ensaios clínicos randomizados bem elaborados são necessários para avaliarmos a efetividade de tais métodos e uma padronização com métodos mundialmente aceitos de intervenção para o ronco seriam necessários para pesquisas futuras. Palavras-chave: Ronco, distúrbios do sono, tratamento, revisão.
id UFSP_4058e974a597aec8b546d2e4e81d78e4
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/10140
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Tratamento Miofuncional para os Transtornos Respiratórios do Sono Baseado em EvidênciasMyofunctional Treatment for Sleep Disordered Breathing Based on EvidenceEvidence-Based MedicineSnoringTherapeuticsSleep Apnea, ObstructiveEvidênciasRoncoTratamentoSíndrome da Apneia Obstrutiva do SonoTerapêuticaApneia do Sono Tipo ObstrutivaIntrodução: O Ronco é o ruído causado pela vibração da úvula, palato e paredes faríngeas durante a inspiração, cujas causas envolvem diversos fatores. Objetivo: O tratamento do ronco pelos métodos para aumento do tônus muscular da via aérea superior tem sido controverso e pouco relatado, portanto uma revisão sistemática em busca de evidências é necessária para avaliar a efetividade destes métodos. Método: Revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados ou quasi-randomizados, duplo-cegos para o tratamento do ronco, com métodos que visam o aumento do tônus da via aérea superior, tais como fonoterapia e fisioterapia. Desfechos: diminuição ou cura do ronco, qualidade do sono, qualidade de vida e efeitos adversos. Resultados: Três estudos elegíveis foram potencialmente analisados, porém nenhum deles foi capaz de prover evidência científica suficiente para favorecer a intervenção. As análises objetivas de um estudo demonstraram melhora do ronco, entretanto as subanálises objetivas e as análises subjetivas demonstraram resultados controversos. Os efeitos adversos não foram relatados. Conclusão: Não existe evidência científica suficiente para sustentar a recomendação de métodos para aumentar o tônus muscular da via aérea superior no tratamento do ronco. Ensaios clínicos randomizados bem elaborados são necessários para avaliarmos a efetividade de tais métodos e uma padronização com métodos mundialmente aceitos de intervenção para o ronco seriam necessários para pesquisas futuras. Palavras-chave: Ronco, distúrbios do sono, tratamento, revisão.TEDEBV UNIFESP: Teses e dissertaçõesUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Prado, Gilmar Fernandes do [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Valbuza, Juliana Spelta [UNIFESP]2015-07-22T20:50:53Z2015-07-22T20:50:53Z2010-08-25info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion185 p.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfVALBUZA, Juliana Spelta. Tratamento Miofuncional para os Transtornos Respiratórios do Sono Baseado em Evidências. 2010. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.Publico-433a.pdfPublico-433b.pdfPublico-433c.pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-03T10:44:32Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/10140Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-03T10:44:32Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento Miofuncional para os Transtornos Respiratórios do Sono Baseado em Evidências
Myofunctional Treatment for Sleep Disordered Breathing Based on Evidence
title Tratamento Miofuncional para os Transtornos Respiratórios do Sono Baseado em Evidências
spellingShingle Tratamento Miofuncional para os Transtornos Respiratórios do Sono Baseado em Evidências
Valbuza, Juliana Spelta [UNIFESP]
Evidence-Based Medicine
Snoring
Therapeutics
Sleep Apnea, Obstructive
Evidências
Ronco
Tratamento
Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono
Terapêutica
Apneia do Sono Tipo Obstrutiva
title_short Tratamento Miofuncional para os Transtornos Respiratórios do Sono Baseado em Evidências
title_full Tratamento Miofuncional para os Transtornos Respiratórios do Sono Baseado em Evidências
title_fullStr Tratamento Miofuncional para os Transtornos Respiratórios do Sono Baseado em Evidências
title_full_unstemmed Tratamento Miofuncional para os Transtornos Respiratórios do Sono Baseado em Evidências
title_sort Tratamento Miofuncional para os Transtornos Respiratórios do Sono Baseado em Evidências
author Valbuza, Juliana Spelta [UNIFESP]
author_facet Valbuza, Juliana Spelta [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Gilmar Fernandes do [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Valbuza, Juliana Spelta [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Evidence-Based Medicine
Snoring
Therapeutics
Sleep Apnea, Obstructive
Evidências
Ronco
Tratamento
Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono
Terapêutica
Apneia do Sono Tipo Obstrutiva
topic Evidence-Based Medicine
Snoring
Therapeutics
Sleep Apnea, Obstructive
Evidências
Ronco
Tratamento
Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono
Terapêutica
Apneia do Sono Tipo Obstrutiva
description Introdução: O Ronco é o ruído causado pela vibração da úvula, palato e paredes faríngeas durante a inspiração, cujas causas envolvem diversos fatores. Objetivo: O tratamento do ronco pelos métodos para aumento do tônus muscular da via aérea superior tem sido controverso e pouco relatado, portanto uma revisão sistemática em busca de evidências é necessária para avaliar a efetividade destes métodos. Método: Revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados ou quasi-randomizados, duplo-cegos para o tratamento do ronco, com métodos que visam o aumento do tônus da via aérea superior, tais como fonoterapia e fisioterapia. Desfechos: diminuição ou cura do ronco, qualidade do sono, qualidade de vida e efeitos adversos. Resultados: Três estudos elegíveis foram potencialmente analisados, porém nenhum deles foi capaz de prover evidência científica suficiente para favorecer a intervenção. As análises objetivas de um estudo demonstraram melhora do ronco, entretanto as subanálises objetivas e as análises subjetivas demonstraram resultados controversos. Os efeitos adversos não foram relatados. Conclusão: Não existe evidência científica suficiente para sustentar a recomendação de métodos para aumentar o tônus muscular da via aérea superior no tratamento do ronco. Ensaios clínicos randomizados bem elaborados são necessários para avaliarmos a efetividade de tais métodos e uma padronização com métodos mundialmente aceitos de intervenção para o ronco seriam necessários para pesquisas futuras. Palavras-chave: Ronco, distúrbios do sono, tratamento, revisão.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-25
2015-07-22T20:50:53Z
2015-07-22T20:50:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALBUZA, Juliana Spelta. Tratamento Miofuncional para os Transtornos Respiratórios do Sono Baseado em Evidências. 2010. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
Publico-433a.pdf
Publico-433b.pdf
Publico-433c.pdf
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10140
identifier_str_mv VALBUZA, Juliana Spelta. Tratamento Miofuncional para os Transtornos Respiratórios do Sono Baseado em Evidências. 2010. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
Publico-433a.pdf
Publico-433b.pdf
Publico-433c.pdf
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 185 p.
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268416680263680