Um estudo do significado e sentido da formação continuada de professores para o professor coordenador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Luz Heli Maria De [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10252639
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64858
Resumo: Esta pesquisa visa compreender o significado e o sentido da formação continuada de professores para o professor coordenador e objetiva contribuir com o debate acadêmico sobre o aperfeiçoamento dos processos formativos nas redes públicas de ensino. Para compreender onde se insere a dimensão formativa nas atribuições da coordenação pedagógica, foi realizado um estudo teórico que inclui uma revisão de literatura e análise dos documentos institucionais que regulamentam a função do (a) coordenador (a) na rede pública de ensino paulista, da sua origem aos dias atuais. De caráter qualitativo, este estudo foi sustentado pela pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas com três professores coordenadores de diferentes perfis de escolas. O enfoque teórico-metodológico que alicerça esta investigação é o da Psicologia Histórico-Cultural, estruturada a partir dos estudos de Vigotsky (1896-1934), com fundamento no materialismo histórico-dialético de Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895). Para construção e análise das entrevistas recorreu-se à proposta dos núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2006, 2013) e Aguiar, Soares e Machado (2015). O estudo evidenciou que a compreensão da necessidade de se trabalhar a formação continuada de professores, a partir dos problemas da realidade escolar, aparece como ponto comum nas entrevistas; o que diferencia os três participantes é o nível de conhecimento sobre como trabalhar esta realidade. A relevância do auxílio dos pares mais experientes surge como importante mediação para a constituição do papel do coordenador. A função da coordenação pedagógica no Estado de São Paulo é afetada pelo gerencialismo no ensino público que separa aqueles que pensam e elaboram as formações, daqueles que as executam, em uma perspectiva de dependência e reprodução. Para superar este modelo, conclui-se, a partir desta investigação, que o Estado precisa investir recursos no seu coletivo profissional, dentre eles, na oferta de formações consistentes e permanentes, com a interlocução e o apoio das universidades de reconhecido padrão de qualidade em desenvolvimento de estudos e pesquisas educacionais. O processo de formação inicial também precisa ser repensado, na parceria escola e universidade, de modo que os saberes teóricos e os da experiência se convertam em novos conhecimentos e a constante investigação sobre a prática seja o fio condutor dos processos formativos, tendo a escola como lócus privilegiado dessa formação.
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De caráter qualitativo, este estudo foi sustentado pela pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas com três professores coordenadores de diferentes perfis de escolas. O enfoque teórico-metodológico que alicerça esta investigação é o da Psicologia Histórico-Cultural, estruturada a partir dos estudos de Vigotsky (1896-1934), com fundamento no materialismo histórico-dialético de Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895). Para construção e análise das entrevistas recorreu-se à proposta dos núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2006, 2013) e Aguiar, Soares e Machado (2015). O estudo evidenciou que a compreensão da necessidade de se trabalhar a formação continuada de professores, a partir dos problemas da realidade escolar, aparece como ponto comum nas entrevistas; o que diferencia os três participantes é o nível de conhecimento sobre como trabalhar esta realidade. A relevância do auxílio dos pares mais experientes surge como importante mediação para a constituição do papel do coordenador. A função da coordenação pedagógica no Estado de São Paulo é afetada pelo gerencialismo no ensino público que separa aqueles que pensam e elaboram as formações, daqueles que as executam, em uma perspectiva de dependência e reprodução. Para superar este modelo, conclui-se, a partir desta investigação, que o Estado precisa investir recursos no seu coletivo profissional, dentre eles, na oferta de formações consistentes e permanentes, com a interlocução e o apoio das universidades de reconhecido padrão de qualidade em desenvolvimento de estudos e pesquisas educacionais. O processo de formação inicial também precisa ser repensado, na parceria escola e universidade, de modo que os saberes teóricos e os da experiência se convertam em novos conhecimentos e a constante investigação sobre a prática seja o fio condutor dos processos formativos, tendo a escola como lócus privilegiado dessa formação.This investigation aims to understand the meaning and the sense of continuous teachers formation for the coordinator teacher and seeks to contribute to the academic debate regarding the improvement of formative processes in the public schooling systems. In order to understand where the formative dimension is inserted in the attributions of pedagogical coordination, a theoretical study was carried which includes a review of the literature and the analysis of the institutional documents which regulate the coordinator function (a) in São Paulo State public schools systems, from its origins to the present days. Of a qualitative character, this study was broadened by field research by means of semi-structured research with the coordinator teachers from different school profiles. The theoretical-methodological approach which underlies this investigation is the Cultural-historical Psychology structured on the studies of Vigotsky (1896-1934), based on the historical-dialectical materialism of Karl Marx (1818-1883) and Friedrich Engels (1820-1895). In order to construct and analyze, the investigation made use of the meaning cores of Aguiar and Ozella (2006, 2013) and Aguiar, Soares e Machado (2015). The understanding of the need to work on teachers continuous formation based on the issues of the school reality comes up a common point in the interviews. What differentiates the three participants is the level of knowledge on how to work on this reality. The relevance of the assistance of the more experience peers springs up as a important mediation the constitution of role of the coordinator. The function of pedagogic coordination in the State of São Paulo is affected by the managerialism in the public schooling which separates those who think out and elaborate the formation from those who execute them in a perspective of dependence and reproduction. In order to overcome this model, it is concluded that, based on this investigation, the State needs to invest resources in its professional collective, among those the supply of consistent and permanent formation with the support and interaction with universities of renowned quality standard in studies development and educational research. The formation process has also to be thought over, in the partnership school and university, so that theoretical and experience knowledge may be converted into new knowledge and that constant investigation be the guideline of the formative processes, having the school as the privileged locus of this formation.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)250 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Formação De ProfessoresProfessor CoordenadorFormação ContinuadaSentido E SignificadoTeachers FormationCoordinator TeacherContinuous FormationSense And MeaningUm estudo do significado e sentido da formação continuada de professores para o professor coordenadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoEscola Pública, Formação De Professores E Práticas PedagógicasORIGINALLUZ HELI MARIA DE PAIVA.pdfLUZ HELI MARIA DE PAIVA.pdfapplication/pdf1485598${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64858/1/LUZ%20HELI%20MARIA%20DE%20PAIVA.pdf12d1709cf9f79c019b8a6a85d7d2b5c0MD51open accessTEXTLUZ HELI MARIA DE PAIVA.pdf.txtLUZ HELI MARIA DE PAIVA.pdf.txtExtracted texttext/plain602223${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64858/8/LUZ%20HELI%20MARIA%20DE%20PAIVA.pdf.txt481f58c580e71df149249dd3c7ad1f18MD58open accessTHUMBNAILLUZ HELI MARIA DE PAIVA.pdf.jpgLUZ HELI MARIA DE PAIVA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3738${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64858/10/LUZ%20HELI%20MARIA%20DE%20PAIVA.pdf.jpgb1ccfb84f9d98fe56c0a77b5791a5601MD510open access11600/648582023-05-15 10:40:30.345open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64858Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:40:30Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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