O ensino durante a pandemia de COVID-19 e a saúde de docentes: possibilidades de intervenções da Terapia Ocupacional
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68707 |
Resumo: | Introdução: O isolamento social foi visto como uma medida necessária para o combate à COVID-19; nesse sentido, somente os serviços essenciais continuaram a funcionar. No Brasil, houve a implementação da substituição das atividades escolares presenciais pelo ensino remoto, de modo a evitar a interrupção do ano letivo das escolas e universidades. Entretanto, o isolamento social e as restrições de circulação geraram carência nas atividades de lazer e socialização, potencializando os efeitos negativos na saúde mental, emocional e de bem-estar físico dos docentes. O terapeuta ocupacional desempenha um papel fundamental ao criar condições favoráveis e adequadas de trabalho para o trabalhador, visando à promoção da saúde do profissional. Isso inclui, entre outros aspectos, oferecer suporte para enfrentar os desafios decorrentes do trabalho remoto e das mudanças na rotina causadas pela pandemia. Objetivos: Investigar as publicações científicas referentes às condições de trabalho no ensino remoto durante a pandemia de COVID-19 e analisar as possíveis contribuições de Terapia Ocupacional nesse contexto. Métodos: Trata-se de uma revisão narrativa de artigos em língua portuguesa sobre as condições de trabalho de docentes durante o período da pandemia de COVID-19 e as possíveis contribuições da Terapia Ocupacional. Resultados e Conclusão: O isolamento social decorrente da COVID-19, associado ao ensino remoto, corroborou e resultou em prejuízo no bem-estar dos docentes. Nos estudos apresentados, ficou evidente a necessidade de acolhimento desses profissionais, que diante das demandas dos alunos, das instituições, de suas famílias e do ensino remoto, demonstraram que a saúde destes ficou em segundo plano. De modo geral, a terapia ocupacional pode atuar em repensar a disposição dos postos de trabalho, as condições de trabalho e a criação de espaços coletivos para o acolhimento e escuta desses profissionais. A partir dos relatos apresentados, é possível criar estratégias de intervenção que contribuam para amenizar os efeitos de uma pandemia. |
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O ensino durante a pandemia de COVID-19 e a saúde de docentes: possibilidades de intervenções da Terapia OcupacionalTeaching during the COVID-19 pandemic and teachers' health: possibilities for Occupational Therapy interventionsEnsinoPandemiaSaúde do trabalhadorTerapia OcupacionalTeachingPandemicOccupational healthOccupational TherapyIntrodução: O isolamento social foi visto como uma medida necessária para o combate à COVID-19; nesse sentido, somente os serviços essenciais continuaram a funcionar. No Brasil, houve a implementação da substituição das atividades escolares presenciais pelo ensino remoto, de modo a evitar a interrupção do ano letivo das escolas e universidades. Entretanto, o isolamento social e as restrições de circulação geraram carência nas atividades de lazer e socialização, potencializando os efeitos negativos na saúde mental, emocional e de bem-estar físico dos docentes. O terapeuta ocupacional desempenha um papel fundamental ao criar condições favoráveis e adequadas de trabalho para o trabalhador, visando à promoção da saúde do profissional. Isso inclui, entre outros aspectos, oferecer suporte para enfrentar os desafios decorrentes do trabalho remoto e das mudanças na rotina causadas pela pandemia. Objetivos: Investigar as publicações científicas referentes às condições de trabalho no ensino remoto durante a pandemia de COVID-19 e analisar as possíveis contribuições de Terapia Ocupacional nesse contexto. Métodos: Trata-se de uma revisão narrativa de artigos em língua portuguesa sobre as condições de trabalho de docentes durante o período da pandemia de COVID-19 e as possíveis contribuições da Terapia Ocupacional. Resultados e Conclusão: O isolamento social decorrente da COVID-19, associado ao ensino remoto, corroborou e resultou em prejuízo no bem-estar dos docentes. Nos estudos apresentados, ficou evidente a necessidade de acolhimento desses profissionais, que diante das demandas dos alunos, das instituições, de suas famílias e do ensino remoto, demonstraram que a saúde destes ficou em segundo plano. De modo geral, a terapia ocupacional pode atuar em repensar a disposição dos postos de trabalho, as condições de trabalho e a criação de espaços coletivos para o acolhimento e escuta desses profissionais. A partir dos relatos apresentados, é possível criar estratégias de intervenção que contribuam para amenizar os efeitos de uma pandemia.Introduction: Social isolation was seen as a necessary measure to combat COVID-19; in this sense, only essential services continued to operate. In Brazil, there was the implementation of replacing in-person school activities with remote learning to avoid interrupting the academic year for schools and universities. However, social isolation and circulation restrictions created a lack of leisure and socialization activities, amplifying the negative effects on the mental, emotional, and physical well-being of teachers. Occupational therapists play a fundamental role in creating favorable and adequate working conditions for employees, aiming to promote professional health. This includes providing support to face the challenges arising from remote work and changes in routines caused by the pandemic. Objectives: To investigate scientific publications regarding working conditions in remote teaching during the COVID-19 pandemic and to analyze the potential contributions of Occupational Therapy in this context. Methods: This is a narrative review of articles in the Portuguese language about the working conditions of teachers during the COVID-19 pandemic and the possible contributions of Occupational Therapy. Results and Conclusion: The social isolation resulting from COVID-19, combined with remote teaching, corroborated and led to the detriment of teachers' well-being. In the studies presented, it became evident that these professionals needed support and care, as they faced demands from students, institutions, families, and remote teaching, causing their own health to be neglected. Overall, Occupational Therapy can play a role in rethinking workplace layout, working conditions, and the creation of collective spaces for the support and listening of these professionals. Based on the presented reports, it is possible to develop intervention strategies that contribute to mitigating the effects of a pandemic.Universidade Federal de São PauloAlencar, Maria do Carmo Baracho de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5727324642175380Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Palácios, Miguel Áureus Souza [UNIFESP]2023-07-20T19:58:45Z2023-07-20T19:58:45Z2023-07-07info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion55 f.application/pdfPALÁCIOS, Miguel Áureus Souza. O ensino durante a pandemia de COVID-19 e a saúde de docentes: possibilidades de intervenções da Terapia Ocupacional. 2023. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68707porSantosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T01:53:23Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68707Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T01:53:23Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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