As ações do atendimento pedagógico domiciliar na cidade de Santos: possibilidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ganem, Leila de Souza [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7483747
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52350
Resumo: A educação implica reflexão sobre sua importância e disponibilidade iminente para vivermos plenamente como pessoas e cidadãos envolvidos na sociedade. A educação inclusiva firma-se internacionalmente e na legislação brasileira como caminho para se garantir uma educação de qualidade para todos, resguardando a adoção de medidas que apoiam com eficiência a educação escolar em ambientes distintos aos dos espaços da escola, mas que podem elevar e otimizar o pleno desenvolvimento do aluno e a garantia do direito de continuar os estudos, mesmo que este ocorra em sua residência. Este estudo propõe a descrição e análise das possibilidades e dos desafios na atuação com estudantes inseridos no Atendimento Pedagógico Domiciliar, na cidade de Santos, de acordo com a visão dos professores. Para tanto, opta-se pela metodologia qualitativa com a realização de entrevista semiestruturada com professoras que trabalham neste contexto e a utilização de um roteiro de questões orientadoras que contemplasse aspectos relativos à Educação Inclusiva, as inter-relações existentes entre as áreas da saúde e da educação, as expectativas e percepções das possibilidades de aprendizagem das crianças inseridas neste atendimento. Participaram oito professoras do Atendimento Pedagógico Domiciliar, com experiência superior a um ano no serviço e que atuam com crianças e adolescentes com deficiência. As entrevistas foram transcritas na íntegra e agrupadas de acordo com núcleos temáticos. A análise dos dados permite a compreensão de significados, valores e atitudes que correspondem a processos da realidade. A literatura específica, documentos oficiais sobre Educação Inclusiva, Classes Hospitalares e Atendimento Pedagógico Domiciliar nortearam esta pesquisa e possibilitaram o amparo na legislação. Os resultados sinalizam ser imprescindível pensar na função e na (re)significação do papel do professor e da família neste processo. A pluralidade de saberes e a articulação educação e saúde despontam como fundamentais para uma construção coletiva que favoreça a atuação docente. Outro aspecto relevante foi a reflexão sobre a formação e a ressignificação do fazer docente no ambiente domiciliar, colaborando com a elaboração de propostas de ações mais eficazes na atuação com os alunos do Atendimento Pedagógico Domiciliar, assim como, na possibilidade de estender essa prática para outras situações no âmbito escolar e a garantia da efetiva escolarização fora dos <muros da escola= para outros municípios.
id UFSP_45012976c0af058cad1c83b7b98f2d65
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/52350
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling As ações do atendimento pedagógico domiciliar na cidade de Santos: possibilidades e desafiosEducação EspecialEnsino em SaúdeInclusãoAtendimento Pedagógico DomiciliarEducação InclusivaSpecial EducationHealth TeachingInclusion Pedagogical HomeboundInclusive EducationA educação implica reflexão sobre sua importância e disponibilidade iminente para vivermos plenamente como pessoas e cidadãos envolvidos na sociedade. A educação inclusiva firma-se internacionalmente e na legislação brasileira como caminho para se garantir uma educação de qualidade para todos, resguardando a adoção de medidas que apoiam com eficiência a educação escolar em ambientes distintos aos dos espaços da escola, mas que podem elevar e otimizar o pleno desenvolvimento do aluno e a garantia do direito de continuar os estudos, mesmo que este ocorra em sua residência. Este estudo propõe a descrição e análise das possibilidades e dos desafios na atuação com estudantes inseridos no Atendimento Pedagógico Domiciliar, na cidade de Santos, de acordo com a visão dos professores. Para tanto, opta-se pela metodologia qualitativa com a realização de entrevista semiestruturada com professoras que trabalham neste contexto e a utilização de um roteiro de questões orientadoras que contemplasse aspectos relativos à Educação Inclusiva, as inter-relações existentes entre as áreas da saúde e da educação, as expectativas e percepções das possibilidades de aprendizagem das crianças inseridas neste atendimento. Participaram oito professoras do Atendimento Pedagógico Domiciliar, com experiência superior a um ano no serviço e que atuam com crianças e adolescentes com deficiência. As entrevistas foram transcritas na íntegra e agrupadas de acordo com núcleos temáticos. A análise dos dados permite a compreensão de significados, valores e atitudes que correspondem a processos da realidade. A literatura específica, documentos oficiais sobre Educação Inclusiva, Classes Hospitalares e Atendimento Pedagógico Domiciliar nortearam esta pesquisa e possibilitaram o amparo na legislação. Os resultados sinalizam ser imprescindível pensar na função e na (re)significação do papel do professor e da família neste processo. A pluralidade de saberes e a articulação educação e saúde despontam como fundamentais para uma construção coletiva que favoreça a atuação docente. Outro aspecto relevante foi a reflexão sobre a formação e a ressignificação do fazer docente no ambiente domiciliar, colaborando com a elaboração de propostas de ações mais eficazes na atuação com os alunos do Atendimento Pedagógico Domiciliar, assim como, na possibilidade de estender essa prática para outras situações no âmbito escolar e a garantia da efetiva escolarização fora dos <muros da escola= para outros municípios.Education implies reflection on its imminent importance and availability to live fully as people and citizens involved in society. Inclusive education is established internationally and in Brazilian legislation as a way to guarantee a quality education for all, safeguarding the adoption of measures that effectively support school education in environments other than school spaces, but which can raise and optimize the full development of the student and the guarantee of the right to continue studies, even if this occurs in its residence. This study proposes the description and analysis of possibilities and challenges in the work with students enrolled in the Pedagogical Homebound in the city of Santos, according to the teachers' view. For that, the qualitative methodology was chosen, with accomplishment of a semi-structured interview with the teachers who work in this context and the use of a roadmap of guiding questions that includes aspects related to Inclusive Education, the existing interrelations between the areas of health and education, the expectations and perceptions of the learning possibilities of the children included in this service. Eight teachers from the Pedagogical Homebound, with more than one year’s experience in this service, who work with children and teenagers with disabilities, participated in this study. The interviews were fully transcribed and grouped according to thematic centers. The analysis of the data allows the understanding of meanings, values and attitudes that correspond to the processes of reality. Specific literature, official documents on Inclusive Education, Hospital Classes and Pedagogical Homebound guided this research and made possible the protection in the legislation. The results indicate that it is essential to think about the functions and (re)significance of the role of teacher and family in this process. The plurality of knowledge and the articulation between education and health emerge as fundamental for a collective construction that favors the teaching performance. Another relevant aspect was the reflection on the formation and (re)signification of the teaching profession in the home environment, collaborating with the elaboration of proposals of more effective actions in the work with the Pedagogical Homebound students, as well as, in the possibility of extending this practice to other situations in the school environment and the guarantee of effective schooling outside the "school walls" to other municipalities.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7118155019861351http://lattes.cnpq.br/0086752958163985Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ganem, Leila de Souza [UNIFESP]2020-03-25T11:43:46Z2020-03-25T11:43:46Z2018-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis183 p.application/pdfapplication/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7483747GANEM, Leila de Souza. As ações do atendimento pedagógico domiciliar na cidade de Santos: possibilidades e desafios. 2018. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2018.2018-0288.pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-06-24T20:50:49Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/52350Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652024-06-24T20:50:49Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As ações do atendimento pedagógico domiciliar na cidade de Santos: possibilidades e desafios
title As ações do atendimento pedagógico domiciliar na cidade de Santos: possibilidades e desafios
spellingShingle As ações do atendimento pedagógico domiciliar na cidade de Santos: possibilidades e desafios
Ganem, Leila de Souza [UNIFESP]
Educação Especial
Ensino em Saúde
Inclusão
Atendimento Pedagógico Domiciliar
Educação Inclusiva
Special Education
Health Teaching
Inclusion Pedagogical Homebound
Inclusive Education
title_short As ações do atendimento pedagógico domiciliar na cidade de Santos: possibilidades e desafios
title_full As ações do atendimento pedagógico domiciliar na cidade de Santos: possibilidades e desafios
title_fullStr As ações do atendimento pedagógico domiciliar na cidade de Santos: possibilidades e desafios
title_full_unstemmed As ações do atendimento pedagógico domiciliar na cidade de Santos: possibilidades e desafios
title_sort As ações do atendimento pedagógico domiciliar na cidade de Santos: possibilidades e desafios
author Ganem, Leila de Souza [UNIFESP]
author_facet Ganem, Leila de Souza [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/7118155019861351
http://lattes.cnpq.br/0086752958163985
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ganem, Leila de Souza [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Ensino em Saúde
Inclusão
Atendimento Pedagógico Domiciliar
Educação Inclusiva
Special Education
Health Teaching
Inclusion Pedagogical Homebound
Inclusive Education
topic Educação Especial
Ensino em Saúde
Inclusão
Atendimento Pedagógico Domiciliar
Educação Inclusiva
Special Education
Health Teaching
Inclusion Pedagogical Homebound
Inclusive Education
description A educação implica reflexão sobre sua importância e disponibilidade iminente para vivermos plenamente como pessoas e cidadãos envolvidos na sociedade. A educação inclusiva firma-se internacionalmente e na legislação brasileira como caminho para se garantir uma educação de qualidade para todos, resguardando a adoção de medidas que apoiam com eficiência a educação escolar em ambientes distintos aos dos espaços da escola, mas que podem elevar e otimizar o pleno desenvolvimento do aluno e a garantia do direito de continuar os estudos, mesmo que este ocorra em sua residência. Este estudo propõe a descrição e análise das possibilidades e dos desafios na atuação com estudantes inseridos no Atendimento Pedagógico Domiciliar, na cidade de Santos, de acordo com a visão dos professores. Para tanto, opta-se pela metodologia qualitativa com a realização de entrevista semiestruturada com professoras que trabalham neste contexto e a utilização de um roteiro de questões orientadoras que contemplasse aspectos relativos à Educação Inclusiva, as inter-relações existentes entre as áreas da saúde e da educação, as expectativas e percepções das possibilidades de aprendizagem das crianças inseridas neste atendimento. Participaram oito professoras do Atendimento Pedagógico Domiciliar, com experiência superior a um ano no serviço e que atuam com crianças e adolescentes com deficiência. As entrevistas foram transcritas na íntegra e agrupadas de acordo com núcleos temáticos. A análise dos dados permite a compreensão de significados, valores e atitudes que correspondem a processos da realidade. A literatura específica, documentos oficiais sobre Educação Inclusiva, Classes Hospitalares e Atendimento Pedagógico Domiciliar nortearam esta pesquisa e possibilitaram o amparo na legislação. Os resultados sinalizam ser imprescindível pensar na função e na (re)significação do papel do professor e da família neste processo. A pluralidade de saberes e a articulação educação e saúde despontam como fundamentais para uma construção coletiva que favoreça a atuação docente. Outro aspecto relevante foi a reflexão sobre a formação e a ressignificação do fazer docente no ambiente domiciliar, colaborando com a elaboração de propostas de ações mais eficazes na atuação com os alunos do Atendimento Pedagógico Domiciliar, assim como, na possibilidade de estender essa prática para outras situações no âmbito escolar e a garantia da efetiva escolarização fora dos <muros da escola= para outros municípios.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10
2020-03-25T11:43:46Z
2020-03-25T11:43:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7483747
GANEM, Leila de Souza. As ações do atendimento pedagógico domiciliar na cidade de Santos: possibilidades e desafios. 2018. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2018.
2018-0288.pdf
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52350
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7483747
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52350
identifier_str_mv GANEM, Leila de Souza. As ações do atendimento pedagógico domiciliar na cidade de Santos: possibilidades e desafios. 2018. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2018.
2018-0288.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 183 p.
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803210208534593536