Serious games na educação em saúde para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanarotti, Elaine [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51828
http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_227_elaine_zanarotti.pdf
Resumo: Contexto: Os índices crescentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) em adolescentes exigem a adoção de medidas e ações preventivas em educação em saúde sexual efetivas. Nesse contexto, dentre as possíveis estratégias educativas a serem utilizadas, destaca-se o potencial dos jogos digitais educativos, conhecidos por serious games. Entretanto, é necessário aprofundar os estudos sobre o levantamento de evidências da efetividade desse recurso na educação em saúde sexual de adolescentes. Objetivos: Identificar a efetividade dos serious games na prevenção de IST em adolescentes, com relação ao conhecimento sobre IST e HIV/AIDS e sexo seguro, autoeficácia no uso de preservativos e autoeficácia na mudança de comportamento sexual de risco. Metodo: Realização de revisão sistemática conforme as recomendações apresentadas pelo Guia de Revisões Sistemáticas de Intervenções da Colaboração Cochrane, com busca textual até o dia 28 de fevereiro de 2018, nas seguintes bases de dados: MEDLINE (desde 1966), Embase (desde 1980), CENTRAL (The Cochrane Central Register of Controlled Trials) (desde 1982), BVS (desde1998) e SciELO (desde 1997). Selecao dos estudos: Foram incluídos os estudos sobre intervenções com serious games voltados à prevenção de IST em indivíduos entre 12 e 18 anos de idade, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão definidos nesta revisão. Coleta de dados: Realizou-se a coleta a partir de uma pesquisa bibliográfica abrangente para identificar os estudos clínicos controlados randomizados, publicados e não publicados, até o dia 28 de fevereiro de 2018, nos idiomas: português, inglês e espanhol, com os seguintes descritores: videogames, adolescentes, doenças sexualmente transmissíveis, educação em saúde. Resultados: O processo de busca de estudos resultou na recuperação de 831 referências, das quais foram selecionados 50 artigos potencialmente relevantes para leitura completa. Desses, foram selecionados e incluídos sete estudos clínicos controlados randomizados, totalizando uma amostra de 1.877 participantes com idade média entre 12 e 17 anos. Os desfechos avaliados demonstraram efeitos positivos significantes no conhecimento sobre IST e HIV/AIDS e sexo seguro, e melhorias na autoeficácia com relação à mudança de comportamento voltada à redução de riscos. Somente um dos estudos relatou o aumento na autoeficácia sobre o uso de preservativos e maior frequência de utilização nos atos sexuais. Observou-se a boa aceitação e a usabilidade das intervenções e nenhum efeito adverso com relação às intervenções aplicadas. Nenhum dos estudos obteve baixo risco de viés para todos os itens de avaliação da qualidade das evidências. A falta de detalhamento da metodologia na maioria dos estudos levou a incertezas sobre os possíveis vieses, assim como dificuldade em determinar a integridade dos resultados e conclusões apresentados. Conclusao: Não foi possível determinar a efetividade do uso dos serious games na prevenção de IST em adolescentes quanto aos desfechos pesquisados, devido à qualidade das evidências. Porém, há indícios de efeitos positivos, principalmente sobre ao aumento de conhecimento sobre IST e HIV/AIDS. Entretanto, são necessários mais estudos controlados randomizados com metodologias mais homogêneas, bem como estudos que verifiquem seus resultados e efetividade em longo prazo.
id UFSP_456136ad50580c85a12806820926a7a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/51828
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Zanarotti, Elaine [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7418726380753612http://lattes.cnpq.br/6804029859419078Abdalla, Ively Guimarães [UNIFESP]São Paulo2020-01-22T18:25:16Z2020-01-22T18:25:16Z2018ZANARITTU, Elaine. Serious games na educação em saúde para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes: uma revisão sistemática. 2018. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51828http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_227_elaine_zanarotti.pdftese_227_elaine_zanarotti.pdfContexto: Os índices crescentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) em adolescentes exigem a adoção de medidas e ações preventivas em educação em saúde sexual efetivas. Nesse contexto, dentre as possíveis estratégias educativas a serem utilizadas, destaca-se o potencial dos jogos digitais educativos, conhecidos por serious games. Entretanto, é necessário aprofundar os estudos sobre o levantamento de evidências da efetividade desse recurso na educação em saúde sexual de adolescentes. Objetivos: Identificar a efetividade dos serious games na prevenção de IST em adolescentes, com relação ao conhecimento sobre IST e HIV/AIDS e sexo seguro, autoeficácia no uso de preservativos e autoeficácia na mudança de comportamento sexual de risco. Metodo: Realização de revisão sistemática conforme as recomendações apresentadas pelo Guia de Revisões Sistemáticas de Intervenções da Colaboração Cochrane, com busca textual até o dia 28 de fevereiro de 2018, nas seguintes bases de dados: MEDLINE (desde 1966), Embase (desde 1980), CENTRAL (The Cochrane Central Register of Controlled Trials) (desde 1982), BVS (desde1998) e SciELO (desde 1997). Selecao dos estudos: Foram incluídos os estudos sobre intervenções com serious games voltados à prevenção de IST em indivíduos entre 12 e 18 anos de idade, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão definidos nesta revisão. Coleta de dados: Realizou-se a coleta a partir de uma pesquisa bibliográfica abrangente para identificar os estudos clínicos controlados randomizados, publicados e não publicados, até o dia 28 de fevereiro de 2018, nos idiomas: português, inglês e espanhol, com os seguintes descritores: videogames, adolescentes, doenças sexualmente transmissíveis, educação em saúde. Resultados: O processo de busca de estudos resultou na recuperação de 831 referências, das quais foram selecionados 50 artigos potencialmente relevantes para leitura completa. Desses, foram selecionados e incluídos sete estudos clínicos controlados randomizados, totalizando uma amostra de 1.877 participantes com idade média entre 12 e 17 anos. Os desfechos avaliados demonstraram efeitos positivos significantes no conhecimento sobre IST e HIV/AIDS e sexo seguro, e melhorias na autoeficácia com relação à mudança de comportamento voltada à redução de riscos. Somente um dos estudos relatou o aumento na autoeficácia sobre o uso de preservativos e maior frequência de utilização nos atos sexuais. Observou-se a boa aceitação e a usabilidade das intervenções e nenhum efeito adverso com relação às intervenções aplicadas. Nenhum dos estudos obteve baixo risco de viés para todos os itens de avaliação da qualidade das evidências. A falta de detalhamento da metodologia na maioria dos estudos levou a incertezas sobre os possíveis vieses, assim como dificuldade em determinar a integridade dos resultados e conclusões apresentados. Conclusao: Não foi possível determinar a efetividade do uso dos serious games na prevenção de IST em adolescentes quanto aos desfechos pesquisados, devido à qualidade das evidências. Porém, há indícios de efeitos positivos, principalmente sobre ao aumento de conhecimento sobre IST e HIV/AIDS. Entretanto, são necessários mais estudos controlados randomizados com metodologias mais homogêneas, bem como estudos que verifiquem seus resultados e efetividade em longo prazo.Background: Increasing rates of Sexually Transmitted Infections (STI) and Acquired Immunodeficiency Syndrome (AIDS) in adolescents require the adoption of effective preventive measures and actions in sexual health education. In this respect, among the possible educational strategies to be used, we highlight the potential of digital educational games, known as serious games. However, it is necessary to deepen the studies on the collection of evidence of this resource effectiveness in adolescent sexual health education. Objectives: To identify the effectiveness of serious games in the prevention of STI in adolescents, in relation to knowledge about STI and HIV / AIDS and safe sex, self-efficacy in condom use and self-efficacy in changing sexual risk behaviors. Method: Systematic review according to the recommendations presented by the Cochrane Collaboration Interventions Systematic Review Guide with a textual search until February 28, 2018, in the following databases: MEDLINE (since 1966), Embase (since 1980), CENTRAL (since 1982), BVS (since 1998) and SciELO (since 1997). Selection of studies: We included studies on serious games interventions aimed at preventing STI in individuals between 12 and 18 years of age, according to the inclusion and exclusion criteria defined in this review. Data collection: A comprehensive bibliographic survey was conducted to identify randomized controlled clinical studies, published and unpublished, until February 28, 2018, in Portuguese, English and Spanish, with the following descriptors: video games, adolescents, sexually transmitted diseases, health education Results: The study search process resulted in the retrieval of 831 references, of which 50 potentially relevant articles were selected for complete reading. Of these, seven randomized controlled clinical trials were selected and included a sample of 1.877 participants with an average age between 12 and 17 years. The evaluated outcomes showed significant positive effects on STI and HIV / AIDS knowledge and safe sex, and improvements in self-efficacy in relation to behavior change aimed at reducing risks. Only one study reported increased self-efficacy on condom use and increased frequency of use in sexual acts. The good acceptance and usability of the interventions and the lack of adverse effects with respect to the applied interventions were observed. None of the studies had a low risk of bias for all items of methodological quality assessment. The lack of methodological detail in most studies has led to uncertainties about possible biases, as well as difficulty in determining the completeness of the results and conclusions presented. Conclusion: It was not possible to determine the effectiveness of serious games in the prevention of STI in adolescents in relation to the researched outcomes, due to the quality of the evidence. But, there are indications of positive effects, mainly on the increase of knowledge about STI and HIV / AIDS. However, more randomized controlled trials with more homogeneous methodologies and studies that verify their results and effectiveness in the long term are needed.124 f.Universidade Federal de São PauloEnsino em Ciências da SaúdeUNIFESPBrasilSão PauloVideogameDST/ISTHIVAdolescenteEducação em saúdeVideogameSTD/STIHIVAdolescentHealth educationSerious games na educação em saúde para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes: uma revisão sistemáticaSerious games in health education for prevention of sexually transmitted infections in adolescents: a systematic reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALELAINE ZANAROTTI dissertação 1 A.pdfELAINE ZANAROTTI dissertação 1 A.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf1457537${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51828/5/ELAINE%20ZANAROTTI%20disserta%c3%a7%c3%a3o%201%20A.pdfacef004227d003dc927e9ed0b08f21dfMD55open accessTEXTtese_227_elaine_zanarotti.pdf.txttese_227_elaine_zanarotti.pdf.txtExtracted texttext/plain213977${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51828/2/tese_227_elaine_zanarotti.pdf.txt09ccc1501eb07aaba95f277b4c058c3eMD52open accessTHUMBNAILtese_227_elaine_zanarotti.pdf.jpgtese_227_elaine_zanarotti.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2635${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51828/4/tese_227_elaine_zanarotti.pdf.jpg561358f189e3834c7dcd624c65679a82MD54open access11600/518282023-07-04 13:53:38.461open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/51828Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-07-04T16:53:38Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Serious games na educação em saúde para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes: uma revisão sistemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Serious games in health education for prevention of sexually transmitted infections in adolescents: a systematic review
title Serious games na educação em saúde para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes: uma revisão sistemática
spellingShingle Serious games na educação em saúde para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes: uma revisão sistemática
Zanarotti, Elaine [UNIFESP]
Videogame
DST/IST
HIV
Adolescente
Educação em saúde
Videogame
STD/STI
HIV
Adolescent
Health education
title_short Serious games na educação em saúde para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes: uma revisão sistemática
title_full Serious games na educação em saúde para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes: uma revisão sistemática
title_fullStr Serious games na educação em saúde para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Serious games na educação em saúde para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes: uma revisão sistemática
title_sort Serious games na educação em saúde para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes: uma revisão sistemática
author Zanarotti, Elaine [UNIFESP]
author_facet Zanarotti, Elaine [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7418726380753612
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6804029859419078
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanarotti, Elaine [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abdalla, Ively Guimarães [UNIFESP]
contributor_str_mv Abdalla, Ively Guimarães [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Videogame
DST/IST
HIV
Adolescente
Educação em saúde
topic Videogame
DST/IST
HIV
Adolescente
Educação em saúde
Videogame
STD/STI
HIV
Adolescent
Health education
dc.subject.eng.fl_str_mv Videogame
STD/STI
HIV
Adolescent
Health education
description Contexto: Os índices crescentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) em adolescentes exigem a adoção de medidas e ações preventivas em educação em saúde sexual efetivas. Nesse contexto, dentre as possíveis estratégias educativas a serem utilizadas, destaca-se o potencial dos jogos digitais educativos, conhecidos por serious games. Entretanto, é necessário aprofundar os estudos sobre o levantamento de evidências da efetividade desse recurso na educação em saúde sexual de adolescentes. Objetivos: Identificar a efetividade dos serious games na prevenção de IST em adolescentes, com relação ao conhecimento sobre IST e HIV/AIDS e sexo seguro, autoeficácia no uso de preservativos e autoeficácia na mudança de comportamento sexual de risco. Metodo: Realização de revisão sistemática conforme as recomendações apresentadas pelo Guia de Revisões Sistemáticas de Intervenções da Colaboração Cochrane, com busca textual até o dia 28 de fevereiro de 2018, nas seguintes bases de dados: MEDLINE (desde 1966), Embase (desde 1980), CENTRAL (The Cochrane Central Register of Controlled Trials) (desde 1982), BVS (desde1998) e SciELO (desde 1997). Selecao dos estudos: Foram incluídos os estudos sobre intervenções com serious games voltados à prevenção de IST em indivíduos entre 12 e 18 anos de idade, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão definidos nesta revisão. Coleta de dados: Realizou-se a coleta a partir de uma pesquisa bibliográfica abrangente para identificar os estudos clínicos controlados randomizados, publicados e não publicados, até o dia 28 de fevereiro de 2018, nos idiomas: português, inglês e espanhol, com os seguintes descritores: videogames, adolescentes, doenças sexualmente transmissíveis, educação em saúde. Resultados: O processo de busca de estudos resultou na recuperação de 831 referências, das quais foram selecionados 50 artigos potencialmente relevantes para leitura completa. Desses, foram selecionados e incluídos sete estudos clínicos controlados randomizados, totalizando uma amostra de 1.877 participantes com idade média entre 12 e 17 anos. Os desfechos avaliados demonstraram efeitos positivos significantes no conhecimento sobre IST e HIV/AIDS e sexo seguro, e melhorias na autoeficácia com relação à mudança de comportamento voltada à redução de riscos. Somente um dos estudos relatou o aumento na autoeficácia sobre o uso de preservativos e maior frequência de utilização nos atos sexuais. Observou-se a boa aceitação e a usabilidade das intervenções e nenhum efeito adverso com relação às intervenções aplicadas. Nenhum dos estudos obteve baixo risco de viés para todos os itens de avaliação da qualidade das evidências. A falta de detalhamento da metodologia na maioria dos estudos levou a incertezas sobre os possíveis vieses, assim como dificuldade em determinar a integridade dos resultados e conclusões apresentados. Conclusao: Não foi possível determinar a efetividade do uso dos serious games na prevenção de IST em adolescentes quanto aos desfechos pesquisados, devido à qualidade das evidências. Porém, há indícios de efeitos positivos, principalmente sobre ao aumento de conhecimento sobre IST e HIV/AIDS. Entretanto, são necessários mais estudos controlados randomizados com metodologias mais homogêneas, bem como estudos que verifiquem seus resultados e efetividade em longo prazo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-22T18:25:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-22T18:25:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZANARITTU, Elaine. Serious games na educação em saúde para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes: uma revisão sistemática. 2018. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51828
http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_227_elaine_zanarotti.pdf
dc.identifier.file.none.fl_str_mv tese_227_elaine_zanarotti.pdf
identifier_str_mv ZANARITTU, Elaine. Serious games na educação em saúde para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes: uma revisão sistemática. 2018. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018.
tese_227_elaine_zanarotti.pdf
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51828
http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_227_elaine_zanarotti.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 124 f.
dc.coverage.spatial.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ensino em Ciências da Saúde
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFESP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51828/5/ELAINE%20ZANAROTTI%20disserta%c3%a7%c3%a3o%201%20A.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51828/2/tese_227_elaine_zanarotti.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51828/4/tese_227_elaine_zanarotti.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv acef004227d003dc927e9ed0b08f21df
09ccc1501eb07aaba95f277b4c058c3e
561358f189e3834c7dcd624c65679a82
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764130684239872