Caracterização de uma geometria do curso primário (São Paulo, 1920-1960)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/63961 |
Resumo: | Neste trabalho é examinada a produção relativa às orientações para o ensino de geometria em manuais e artigos de revistas pedagógicas do Estado de São Paulo no período compreendido de 1920-1960. Tal exame baseia-se na questão que geometria é constituída em orientações para o ensino primário do Estado de São Paulo de 1920 a 1960? a fim de alcançar o objetivo de caracterizar uma geometria do ensino em tempos do movimento pedagógico da Escola Nova no Estado de São Paulo. A hipótese adotada leva em conta a existência de uma matemática do ensino, um saber resultante da produção histórica de uma cultura, dos sujeitos imersos na ambiência de uma cultura escolar a cada tempo que colocava em discussão aspectos relacionados ao ensino e à formação de professores. Dessa forma, a partir de uma perspectiva histórica, defende-se a tese que há a elaboração de uma geometria do ensino proposta no ensino primário paulista durante o período de 1920 a 1960. Nesse período as discussões realizadas entre aspectos relacionados ao ensino e à formação de professores guiam para caracterização dessa geometria do ensino representada por meio de uma geometria prática, com um saber próprio, caracterizado pelas artes do ver e do fazer com foco na produção de um ensino para atividades cotidianas. Dessa forma, a análise das fontes foi guiada tendo em vista aspectos teóricos-metodológicos vindos de autores da História Cultural, de Hofstetter e Schneuwly (2017) para tratar sobre saber profissional e Morais, Bertini e Valente (2021) com relação à matemática do ensino. Assim, inicialmente são apresentados estudos anteriores que tomavam a geometria numa perspectiva da História da educação matemática, seguido da descrição dos aspectos teórico-metodológicos deste estudo. Em seguida são descritos os discursos proferidos nas fontes, de modo a organizar e apresentar as orientações destinadas a professores que ensinavam geometria. Da recompilação realizada, notou-se que a geometria, em grande parte, versava sobre um ensino guiado do todo para as partes e abordava os conteúdos de linhas, ângulos, vértices, áreas, figuras planas e sólidos geométricos seguindo dois caminhos: o da observação por comparação e da ação da criança. Estes dois caminhos colocaram em circulação uma graduação que tomava ilustrações, uso de materiais, desenhos, trabalhos manuais, medidas com ou sem uso de instrumentos e exercícios e problemas como ferramentas para o ensino que colocou em circulação uma geometria do ensino tendo seu significado como ciência das formas que constituía-se em si mesma, em seus conteúdos, na consideração desta ser um espaço da matemática possível de visualização e uso em materialidade, então, sua graduação versava por meio de uma prática guiada por artes de visualização e manuseio. |
id |
UFSP_46a3218e13e9f2af40e853dff7efb097 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63961 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Caracterização de uma geometria do curso primário (São Paulo, 1920-1960)Characterization of a teaching geometry in primary school (São Paulo, 1920-1960)geometriamatemática do ensinoensino primárioescola novaNeste trabalho é examinada a produção relativa às orientações para o ensino de geometria em manuais e artigos de revistas pedagógicas do Estado de São Paulo no período compreendido de 1920-1960. Tal exame baseia-se na questão que geometria é constituída em orientações para o ensino primário do Estado de São Paulo de 1920 a 1960? a fim de alcançar o objetivo de caracterizar uma geometria do ensino em tempos do movimento pedagógico da Escola Nova no Estado de São Paulo. A hipótese adotada leva em conta a existência de uma matemática do ensino, um saber resultante da produção histórica de uma cultura, dos sujeitos imersos na ambiência de uma cultura escolar a cada tempo que colocava em discussão aspectos relacionados ao ensino e à formação de professores. Dessa forma, a partir de uma perspectiva histórica, defende-se a tese que há a elaboração de uma geometria do ensino proposta no ensino primário paulista durante o período de 1920 a 1960. Nesse período as discussões realizadas entre aspectos relacionados ao ensino e à formação de professores guiam para caracterização dessa geometria do ensino representada por meio de uma geometria prática, com um saber próprio, caracterizado pelas artes do ver e do fazer com foco na produção de um ensino para atividades cotidianas. Dessa forma, a análise das fontes foi guiada tendo em vista aspectos teóricos-metodológicos vindos de autores da História Cultural, de Hofstetter e Schneuwly (2017) para tratar sobre saber profissional e Morais, Bertini e Valente (2021) com relação à matemática do ensino. Assim, inicialmente são apresentados estudos anteriores que tomavam a geometria numa perspectiva da História da educação matemática, seguido da descrição dos aspectos teórico-metodológicos deste estudo. Em seguida são descritos os discursos proferidos nas fontes, de modo a organizar e apresentar as orientações destinadas a professores que ensinavam geometria. Da recompilação realizada, notou-se que a geometria, em grande parte, versava sobre um ensino guiado do todo para as partes e abordava os conteúdos de linhas, ângulos, vértices, áreas, figuras planas e sólidos geométricos seguindo dois caminhos: o da observação por comparação e da ação da criança. Estes dois caminhos colocaram em circulação uma graduação que tomava ilustrações, uso de materiais, desenhos, trabalhos manuais, medidas com ou sem uso de instrumentos e exercícios e problemas como ferramentas para o ensino que colocou em circulação uma geometria do ensino tendo seu significado como ciência das formas que constituía-se em si mesma, em seus conteúdos, na consideração desta ser um espaço da matemática possível de visualização e uso em materialidade, então, sua graduação versava por meio de uma prática guiada por artes de visualização e manuseio.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São PauloBertini, Luciane de Fatimahttp://lattes.cnpq.br/7883451343333340http://lattes.cnpq.br/0690033320454601Santos, Joana Kelly Souza dos [UNIFESP]2022-06-10T18:52:17Z2022-06-10T18:52:17Z2020-01-24info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion133 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/63961porOnlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T22:39:30Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63961Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T22:39:30Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização de uma geometria do curso primário (São Paulo, 1920-1960) Characterization of a teaching geometry in primary school (São Paulo, 1920-1960) |
title |
Caracterização de uma geometria do curso primário (São Paulo, 1920-1960) |
spellingShingle |
Caracterização de uma geometria do curso primário (São Paulo, 1920-1960) Santos, Joana Kelly Souza dos [UNIFESP] geometria matemática do ensino ensino primário escola nova |
title_short |
Caracterização de uma geometria do curso primário (São Paulo, 1920-1960) |
title_full |
Caracterização de uma geometria do curso primário (São Paulo, 1920-1960) |
title_fullStr |
Caracterização de uma geometria do curso primário (São Paulo, 1920-1960) |
title_full_unstemmed |
Caracterização de uma geometria do curso primário (São Paulo, 1920-1960) |
title_sort |
Caracterização de uma geometria do curso primário (São Paulo, 1920-1960) |
author |
Santos, Joana Kelly Souza dos [UNIFESP] |
author_facet |
Santos, Joana Kelly Souza dos [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bertini, Luciane de Fatima http://lattes.cnpq.br/7883451343333340 http://lattes.cnpq.br/0690033320454601 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Joana Kelly Souza dos [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
geometria matemática do ensino ensino primário escola nova |
topic |
geometria matemática do ensino ensino primário escola nova |
description |
Neste trabalho é examinada a produção relativa às orientações para o ensino de geometria em manuais e artigos de revistas pedagógicas do Estado de São Paulo no período compreendido de 1920-1960. Tal exame baseia-se na questão que geometria é constituída em orientações para o ensino primário do Estado de São Paulo de 1920 a 1960? a fim de alcançar o objetivo de caracterizar uma geometria do ensino em tempos do movimento pedagógico da Escola Nova no Estado de São Paulo. A hipótese adotada leva em conta a existência de uma matemática do ensino, um saber resultante da produção histórica de uma cultura, dos sujeitos imersos na ambiência de uma cultura escolar a cada tempo que colocava em discussão aspectos relacionados ao ensino e à formação de professores. Dessa forma, a partir de uma perspectiva histórica, defende-se a tese que há a elaboração de uma geometria do ensino proposta no ensino primário paulista durante o período de 1920 a 1960. Nesse período as discussões realizadas entre aspectos relacionados ao ensino e à formação de professores guiam para caracterização dessa geometria do ensino representada por meio de uma geometria prática, com um saber próprio, caracterizado pelas artes do ver e do fazer com foco na produção de um ensino para atividades cotidianas. Dessa forma, a análise das fontes foi guiada tendo em vista aspectos teóricos-metodológicos vindos de autores da História Cultural, de Hofstetter e Schneuwly (2017) para tratar sobre saber profissional e Morais, Bertini e Valente (2021) com relação à matemática do ensino. Assim, inicialmente são apresentados estudos anteriores que tomavam a geometria numa perspectiva da História da educação matemática, seguido da descrição dos aspectos teórico-metodológicos deste estudo. Em seguida são descritos os discursos proferidos nas fontes, de modo a organizar e apresentar as orientações destinadas a professores que ensinavam geometria. Da recompilação realizada, notou-se que a geometria, em grande parte, versava sobre um ensino guiado do todo para as partes e abordava os conteúdos de linhas, ângulos, vértices, áreas, figuras planas e sólidos geométricos seguindo dois caminhos: o da observação por comparação e da ação da criança. Estes dois caminhos colocaram em circulação uma graduação que tomava ilustrações, uso de materiais, desenhos, trabalhos manuais, medidas com ou sem uso de instrumentos e exercícios e problemas como ferramentas para o ensino que colocou em circulação uma geometria do ensino tendo seu significado como ciência das formas que constituía-se em si mesma, em seus conteúdos, na consideração desta ser um espaço da matemática possível de visualização e uso em materialidade, então, sua graduação versava por meio de uma prática guiada por artes de visualização e manuseio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-24 2022-06-10T18:52:17Z 2022-06-10T18:52:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11600/63961 |
url |
https://hdl.handle.net/11600/63961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
133 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Online |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268323403137024 |