Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132016000400975&lng=en&nrm=iso&tlng=pt https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767 |
Resumo: | Este artigo objetiva compreender os efeitos da atividade de escuta, na formação de profissionais em saúde. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a dezoito estudantes da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Resultados apontam que a escuta sensível afetou os estudantes qualitativamente em relação à subjetividade e à prática profissional futura. Houve, também, valorização da oferta de atendimento humanizado, além da quebra de preconceitos e paradigmas; criação de vínculo terapêutico; superação de diferenças e compreensão de si, a partir da história de vida do outro |
id |
UFSP_472ffb5527f91105b4642e026906daa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/49767 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúdeLife stories and empathic understanding: a qualitative research on the stimulation of the narrative competence in health studentsEnsino em saúdeNarrativaEscutaAlteridadeHumanizaçãoEste artigo objetiva compreender os efeitos da atividade de escuta, na formação de profissionais em saúde. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a dezoito estudantes da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Resultados apontam que a escuta sensível afetou os estudantes qualitativamente em relação à subjetividade e à prática profissional futura. Houve, também, valorização da oferta de atendimento humanizado, além da quebra de preconceitos e paradigmas; criação de vínculo terapêutico; superação de diferenças e compreensão de si, a partir da história de vida do outroCiência e Educaçãohttp://lattes.cnpq.br/6642124563233926Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Oliveira, Cláudia Maria de [UNIFESP]Jesus, PauloJunqueira, Virginia [UNIFESP]Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]2019-02-20T18:36:16Z2019-02-20T18:36:16Z2016-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion975-991application/pdfhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132016000400975&lng=en&nrm=iso&tlng=ptOLIVEIRA, Cláudia de et al . Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 22, n. 4, p. 975-991, Dec. 2016 . Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767doi.org/10.1590/1516-731320160040009.1516-7313On-line version ISSN 1980-850Xhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767porCiência & EducaçãoBauru/SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T11:54:26Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/49767Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T11:54:26Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde Life stories and empathic understanding: a qualitative research on the stimulation of the narrative competence in health students |
title |
Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde |
spellingShingle |
Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde Oliveira, Cláudia Maria de [UNIFESP] Ensino em saúde Narrativa Escuta Alteridade Humanização |
title_short |
Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde |
title_full |
Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde |
title_fullStr |
Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde |
title_full_unstemmed |
Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde |
title_sort |
Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde |
author |
Oliveira, Cláudia Maria de [UNIFESP] |
author_facet |
Oliveira, Cláudia Maria de [UNIFESP] Jesus, Paulo Junqueira, Virginia [UNIFESP] Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Jesus, Paulo Junqueira, Virginia [UNIFESP] Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6642124563233926 Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cláudia Maria de [UNIFESP] Jesus, Paulo Junqueira, Virginia [UNIFESP] Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino em saúde Narrativa Escuta Alteridade Humanização |
topic |
Ensino em saúde Narrativa Escuta Alteridade Humanização |
description |
Este artigo objetiva compreender os efeitos da atividade de escuta, na formação de profissionais em saúde. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a dezoito estudantes da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Resultados apontam que a escuta sensível afetou os estudantes qualitativamente em relação à subjetividade e à prática profissional futura. Houve, também, valorização da oferta de atendimento humanizado, além da quebra de preconceitos e paradigmas; criação de vínculo terapêutico; superação de diferenças e compreensão de si, a partir da história de vida do outro |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-01 2019-02-20T18:36:16Z 2019-02-20T18:36:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132016000400975&lng=en&nrm=iso&tlng=pt OLIVEIRA, Cláudia de et al . Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 22, n. 4, p. 975-991, Dec. 2016 . Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767 doi.org/10.1590/1516-731320160040009. 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767 |
url |
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132016000400975&lng=en&nrm=iso&tlng=pt https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Cláudia de et al . Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 22, n. 4, p. 975-991, Dec. 2016 . Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767 doi.org/10.1590/1516-731320160040009. 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
975-991 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Bauru/SP |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ciência e Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Ciência e Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268278128771072 |