Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cláudia Maria de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Jesus, Paulo, Junqueira, Virginia [UNIFESP], Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132016000400975&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767
Resumo: Este artigo objetiva compreender os efeitos da atividade de escuta, na formação de profissionais em saúde. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a dezoito estudantes da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Resultados apontam que a escuta sensível afetou os estudantes qualitativamente em relação à subjetividade e à prática profissional futura. Houve, também, valorização da oferta de atendimento humanizado, além da quebra de preconceitos e paradigmas; criação de vínculo terapêutico; superação de diferenças e compreensão de si, a partir da história de vida do outro
id UFSP_472ffb5527f91105b4642e026906daa6
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/49767
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúdeLife stories and empathic understanding: a qualitative research on the stimulation of the narrative competence in health studentsEnsino em saúdeNarrativaEscutaAlteridadeHumanizaçãoEste artigo objetiva compreender os efeitos da atividade de escuta, na formação de profissionais em saúde. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a dezoito estudantes da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Resultados apontam que a escuta sensível afetou os estudantes qualitativamente em relação à subjetividade e à prática profissional futura. Houve, também, valorização da oferta de atendimento humanizado, além da quebra de preconceitos e paradigmas; criação de vínculo terapêutico; superação de diferenças e compreensão de si, a partir da história de vida do outroCiência e Educaçãohttp://lattes.cnpq.br/6642124563233926Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Oliveira, Cláudia Maria de [UNIFESP]Jesus, PauloJunqueira, Virginia [UNIFESP]Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]2019-02-20T18:36:16Z2019-02-20T18:36:16Z2016-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion975-991application/pdfhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132016000400975&lng=en&nrm=iso&tlng=ptOLIVEIRA, Cláudia de et al . Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 22, n. 4, p. 975-991, Dec. 2016 . Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767doi.org/10.1590/1516-731320160040009.1516-7313On-line version ISSN 1980-850Xhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767porCiência & EducaçãoBauru/SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T11:54:26Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/49767Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T11:54:26Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde
Life stories and empathic understanding: a qualitative research on the stimulation of the narrative competence in health students
title Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde
spellingShingle Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde
Oliveira, Cláudia Maria de [UNIFESP]
Ensino em saúde
Narrativa
Escuta
Alteridade
Humanização
title_short Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde
title_full Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde
title_fullStr Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde
title_full_unstemmed Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde
title_sort Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde
author Oliveira, Cláudia Maria de [UNIFESP]
author_facet Oliveira, Cláudia Maria de [UNIFESP]
Jesus, Paulo
Junqueira, Virginia [UNIFESP]
Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]
author_role author
author2 Jesus, Paulo
Junqueira, Virginia [UNIFESP]
Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6642124563233926
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cláudia Maria de [UNIFESP]
Jesus, Paulo
Junqueira, Virginia [UNIFESP]
Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino em saúde
Narrativa
Escuta
Alteridade
Humanização
topic Ensino em saúde
Narrativa
Escuta
Alteridade
Humanização
description Este artigo objetiva compreender os efeitos da atividade de escuta, na formação de profissionais em saúde. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a dezoito estudantes da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Resultados apontam que a escuta sensível afetou os estudantes qualitativamente em relação à subjetividade e à prática profissional futura. Houve, também, valorização da oferta de atendimento humanizado, além da quebra de preconceitos e paradigmas; criação de vínculo terapêutico; superação de diferenças e compreensão de si, a partir da história de vida do outro
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-01
2019-02-20T18:36:16Z
2019-02-20T18:36:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132016000400975&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
OLIVEIRA, Cláudia de et al . Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 22, n. 4, p. 975-991, Dec. 2016 . Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767
doi.org/10.1590/1516-731320160040009.
1516-7313On-line version ISSN 1980-850X
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767
url https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132016000400975&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767
identifier_str_mv OLIVEIRA, Cláudia de et al . Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 22, n. 4, p. 975-991, Dec. 2016 . Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767
doi.org/10.1590/1516-731320160040009.
1516-7313On-line version ISSN 1980-850X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 975-991
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Bauru/SP
dc.publisher.none.fl_str_mv Ciência e Educação
publisher.none.fl_str_mv Ciência e Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268278128771072