Comportamento vocal de teleoperadores pré e pós-jornada de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Geová Oliveira de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Bommarito, Silvana [UNIFESP], Kanashiro, Célia Akemi, Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6119
http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000200015
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o comportamento vocal de teleoperadores receptivos em momento pré e pós-jornada de trabalho e relacionar os resultados à variável gênero. MÉTODOS: Participaram 55 teleoperadores de uma empresa de teleatendimento na cidade de Maceió (AL), sendo 11 homens e 44 mulheres, com atuação no modo receptivo. Inicialmente, foi aplicado um questionário antes da jornada de trabalho para identificação das queixas vocais. Em seguida foi feita gravação de amostras vocais compostas por emissões sustentadas e fala encadeada 10 minutos antes e 10 minutos após a jornada de trabalho para serem posteriormente avaliadas. Foram realizadas avaliações perceptivo-auditiva e acústica da voz. RESULTADOS: Os sintomas e queixas vocais referidos pelos teleoperadores após a jornada de trabalho foram: garganta seca (64%); dores na região de nuca e pescoço (33%); rouquidão (31%); falhas na voz (26%) e cansaço vocal (22%). Os teleoperadores apresentaram tempos máximos fonatórios reduzidos antes e após a jornada de trabalho (p=0,645). Os dados da avaliação perceptivo-auditiva da voz foram semelhantes nos momentos pré e pós-jornada (p=0,645). Também não houve diferença nos dados de análise acústica no início e ao final da jornada de trabalho (p=0,738). CONCLUSÃO: Os teleoperadores apresentam elevado índice de sintomas vocais após a jornada de trabalho, e não há diferenças entre a pré e pós-jornada de trabalho nas avaliações perceptivo-auditiva e acústica da voz.
id UFSP_47e1a3a551cdfbf4bf39b0558f59aaf2
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/6119
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Amorim, Geová Oliveira de [UNIFESP]Bommarito, Silvana [UNIFESP]Kanashiro, Célia AkemiChiari, Brasilia Maria [UNIFESP]Universidade Estadual de Ciências da Saúde de AlagoasUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:42:42Z2015-06-14T13:42:42Z2011-01-01Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 2, p. 170-176, 2011.2179-6491http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6119http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000200015S2179-64912011000200015.pdfS2179-6491201100020001510.1590/S2179-64912011000200015OBJETIVO: Avaliar o comportamento vocal de teleoperadores receptivos em momento pré e pós-jornada de trabalho e relacionar os resultados à variável gênero. MÉTODOS: Participaram 55 teleoperadores de uma empresa de teleatendimento na cidade de Maceió (AL), sendo 11 homens e 44 mulheres, com atuação no modo receptivo. Inicialmente, foi aplicado um questionário antes da jornada de trabalho para identificação das queixas vocais. Em seguida foi feita gravação de amostras vocais compostas por emissões sustentadas e fala encadeada 10 minutos antes e 10 minutos após a jornada de trabalho para serem posteriormente avaliadas. Foram realizadas avaliações perceptivo-auditiva e acústica da voz. RESULTADOS: Os sintomas e queixas vocais referidos pelos teleoperadores após a jornada de trabalho foram: garganta seca (64%); dores na região de nuca e pescoço (33%); rouquidão (31%); falhas na voz (26%) e cansaço vocal (22%). Os teleoperadores apresentaram tempos máximos fonatórios reduzidos antes e após a jornada de trabalho (p=0,645). Os dados da avaliação perceptivo-auditiva da voz foram semelhantes nos momentos pré e pós-jornada (p=0,645). Também não houve diferença nos dados de análise acústica no início e ao final da jornada de trabalho (p=0,738). CONCLUSÃO: Os teleoperadores apresentam elevado índice de sintomas vocais após a jornada de trabalho, e não há diferenças entre a pré e pós-jornada de trabalho nas avaliações perceptivo-auditiva e acústica da voz.PURPOSE: To evaluate the vocal behavior of receptive telemarketing operators in pre- and post-work shift moments, and to relate the results to the variable gender. METHODS: Participants were 55 telemarketing operators (11 men and 44 women) working in a receptive mode in the city of Maceió (Alagoas, Brazil). A questionnaire was applied before the work shift to initially identify the vocal complaints. After that, vocal samples were recorded, comprising sustained emissions and connected speech produced 10 minutes before and 10 minutes after the workday to be later evaluated. Auditory-perceptual and acoustic analyses of voice were conducted. RESULTS: Vocal complaints and symptoms reported by the operators after the work shift were: dry throat (64%); neck and cervix pain (33%); hoarseness (31%); voice failure (26%); and vocal fatigue (22%).Telemarketing operators presented reduced maximum phonation time before and after the day of work (p=0.645). Data from the auditory-perceptual assessment of voice were similar in pre- and post-shift moments (p=0.645). No difference was found between moments also on acoustic analysis data (p=0.738). CONCLUSION: Telemarketing operators have high indexes of vocal symptoms after the work shift, and there are no differences between pre- and post-work shift in auditory-perceptual and acoustic assessments of voice.Universidade Estadual de Ciências da Saúde de AlagoasUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Federal de São Paulo, EPM, São Paulo, BrazilSciELO170-176porSociedade Brasileira de FonoaudiologiaJornal da Sociedade Brasileira de FonoaudiologiaQualidade da vozDistúrbios da vozSaúde do trabalhadorTrabalhoTelefoneAcústica da falaQuestionáriosVoice qualityVoice disordersOccupational healthWorkTelephoneSpeech acousticsQuestionnairesComportamento vocal de teleoperadores pré e pós-jornada de trabalhoThe vocal behavior of telemarketing operators before and after a working dayinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS2179-64912011000200015.pdfapplication/pdf205708${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6119/1/S2179-64912011000200015.pdfce23eac186e0b3708b56dc1c4396c561MD51open accessTEXTS2179-64912011000200015.pdf.txtS2179-64912011000200015.pdf.txtExtracted texttext/plain36742${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6119/2/S2179-64912011000200015.pdf.txt3d0efc37e7075d0f8264581968776fabMD52open access11600/61192022-11-04 15:20:29.607open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6119Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652022-11-04T18:20:29Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Comportamento vocal de teleoperadores pré e pós-jornada de trabalho
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The vocal behavior of telemarketing operators before and after a working day
title Comportamento vocal de teleoperadores pré e pós-jornada de trabalho
spellingShingle Comportamento vocal de teleoperadores pré e pós-jornada de trabalho
Amorim, Geová Oliveira de [UNIFESP]
Qualidade da voz
Distúrbios da voz
Saúde do trabalhador
Trabalho
Telefone
Acústica da fala
Questionários
Voice quality
Voice disorders
Occupational health
Work
Telephone
Speech acoustics
Questionnaires
title_short Comportamento vocal de teleoperadores pré e pós-jornada de trabalho
title_full Comportamento vocal de teleoperadores pré e pós-jornada de trabalho
title_fullStr Comportamento vocal de teleoperadores pré e pós-jornada de trabalho
title_full_unstemmed Comportamento vocal de teleoperadores pré e pós-jornada de trabalho
title_sort Comportamento vocal de teleoperadores pré e pós-jornada de trabalho
author Amorim, Geová Oliveira de [UNIFESP]
author_facet Amorim, Geová Oliveira de [UNIFESP]
Bommarito, Silvana [UNIFESP]
Kanashiro, Célia Akemi
Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]
author_role author
author2 Bommarito, Silvana [UNIFESP]
Kanashiro, Célia Akemi
Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Geová Oliveira de [UNIFESP]
Bommarito, Silvana [UNIFESP]
Kanashiro, Célia Akemi
Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da voz
Distúrbios da voz
Saúde do trabalhador
Trabalho
Telefone
Acústica da fala
Questionários
topic Qualidade da voz
Distúrbios da voz
Saúde do trabalhador
Trabalho
Telefone
Acústica da fala
Questionários
Voice quality
Voice disorders
Occupational health
Work
Telephone
Speech acoustics
Questionnaires
dc.subject.eng.fl_str_mv Voice quality
Voice disorders
Occupational health
Work
Telephone
Speech acoustics
Questionnaires
description OBJETIVO: Avaliar o comportamento vocal de teleoperadores receptivos em momento pré e pós-jornada de trabalho e relacionar os resultados à variável gênero. MÉTODOS: Participaram 55 teleoperadores de uma empresa de teleatendimento na cidade de Maceió (AL), sendo 11 homens e 44 mulheres, com atuação no modo receptivo. Inicialmente, foi aplicado um questionário antes da jornada de trabalho para identificação das queixas vocais. Em seguida foi feita gravação de amostras vocais compostas por emissões sustentadas e fala encadeada 10 minutos antes e 10 minutos após a jornada de trabalho para serem posteriormente avaliadas. Foram realizadas avaliações perceptivo-auditiva e acústica da voz. RESULTADOS: Os sintomas e queixas vocais referidos pelos teleoperadores após a jornada de trabalho foram: garganta seca (64%); dores na região de nuca e pescoço (33%); rouquidão (31%); falhas na voz (26%) e cansaço vocal (22%). Os teleoperadores apresentaram tempos máximos fonatórios reduzidos antes e após a jornada de trabalho (p=0,645). Os dados da avaliação perceptivo-auditiva da voz foram semelhantes nos momentos pré e pós-jornada (p=0,645). Também não houve diferença nos dados de análise acústica no início e ao final da jornada de trabalho (p=0,738). CONCLUSÃO: Os teleoperadores apresentam elevado índice de sintomas vocais após a jornada de trabalho, e não há diferenças entre a pré e pós-jornada de trabalho nas avaliações perceptivo-auditiva e acústica da voz.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:42:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:42:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 2, p. 170-176, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6119
http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000200015
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2179-6491
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S2179-64912011000200015.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S2179-64912011000200015
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S2179-64912011000200015
identifier_str_mv Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 2, p. 170-176, 2011.
2179-6491
S2179-64912011000200015.pdf
S2179-64912011000200015
10.1590/S2179-64912011000200015
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6119
http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170-176
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6119/1/S2179-64912011000200015.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6119/2/S2179-64912011000200015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ce23eac186e0b3708b56dc1c4396c561
3d0efc37e7075d0f8264581968776fab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764185542590464