Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/62343 |
Resumo: | Introdução. A aprendizagem da temática de conflitos no contexto da saúde e da enfermagem considerando o contexto da Pandemia COVID-19 levou a necessidade da adoção de metodologias ativas de ensino aplicadas no ensino remoto. Objetivo. Este artigo teve como objetivo relatar a experiência do uso de jogos on-line como estratégia de ensino do tema conflito. Método. O relato de experiência teve como contexto o ensino remoto ocorrido por meio da plataforma via Google Meets para graduandos em enfermagem. Cinco jogos on-line interativos foram elaborados e aplicados durante uma unidade curricular de gestão de serviços de saúde e enfermagem para o último ano do curso. Os alunos foram estimulados a competir individualmente e verbalizar as respostas por meio do chat ou do microfone. Os jogos foram construídos sob a luz da literatura sobre resolução de conflitos na área da saúde e enfermagem. Considerações finais. Evidenciou-se que o uso de jogos interativos como estratégia de ensino e aprendizagem é vantajosa e eficiente por estimular a apropriação do conteúdo, reflexões sobre a temática e competição amistosa por meio de jogos que possibilitam maior interação entre alunos e professores, o trabalho em equipe e a aprendizagem significativa. |
id |
UFSP_47eb5fb23416ecedfb9352ea003b5fbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/62343 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagemOnline games and the teaching of conflicts theme for nursing graduatesEnsino a distânciaJogosMétodos de ensinoEducação em enfermagemResolução de conflitosIntrodução. A aprendizagem da temática de conflitos no contexto da saúde e da enfermagem considerando o contexto da Pandemia COVID-19 levou a necessidade da adoção de metodologias ativas de ensino aplicadas no ensino remoto. Objetivo. Este artigo teve como objetivo relatar a experiência do uso de jogos on-line como estratégia de ensino do tema conflito. Método. O relato de experiência teve como contexto o ensino remoto ocorrido por meio da plataforma via Google Meets para graduandos em enfermagem. Cinco jogos on-line interativos foram elaborados e aplicados durante uma unidade curricular de gestão de serviços de saúde e enfermagem para o último ano do curso. Os alunos foram estimulados a competir individualmente e verbalizar as respostas por meio do chat ou do microfone. Os jogos foram construídos sob a luz da literatura sobre resolução de conflitos na área da saúde e enfermagem. Considerações finais. Evidenciou-se que o uso de jogos interativos como estratégia de ensino e aprendizagem é vantajosa e eficiente por estimular a apropriação do conteúdo, reflexões sobre a temática e competição amistosa por meio de jogos que possibilitam maior interação entre alunos e professores, o trabalho em equipe e a aprendizagem significativa.Introduction. Learning about conflicts issue in the context of health and nursing considering the context COVID-19 pandemic forced the adoption of active teaching methodologies applied in distance learning. Objective. This article targets to report the experience of using online games as a teaching strategy to conflict theme. Method. The experience report had as context the distance learning applied through the Google Meet platform for nursing undergraduate students. Experience report. Five interactive online games were developed and applied during the curriculum subject health and nursing services management. Students were encouraged to compete individually and answer through chat or microphone. The games were built based on subject knowledge. Final considerations. it's been legitimated that the use of interactive games as a teaching and learning strategy is appropriate and efficient for stimulating the acquisition of content, reflections about the theme and friendly game competition that enable better interaction between students and teachers, teamwork and meaningful learning.Universidade Federal de São PauloDraganov, Patricia Bover [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7263104433879588Marcuzzo, Rhuan [UNIFESP]2021-11-30T11:31:10Z2021-11-30T11:31:10Z2021-12info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion18 f.application/pdfMARCUZZO, Rhuan. Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem. São Paulo, 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2021.https://hdl.handle.net/11600/62343porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T11:31:36Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62343Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T11:31:36Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem Online games and the teaching of conflicts theme for nursing graduates |
title |
Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem |
spellingShingle |
Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem Marcuzzo, Rhuan [UNIFESP] Ensino a distância Jogos Métodos de ensino Educação em enfermagem Resolução de conflitos |
title_short |
Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem |
title_full |
Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem |
title_fullStr |
Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem |
title_sort |
Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem |
author |
Marcuzzo, Rhuan [UNIFESP] |
author_facet |
Marcuzzo, Rhuan [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Draganov, Patricia Bover [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/7263104433879588 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcuzzo, Rhuan [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Jogos Métodos de ensino Educação em enfermagem Resolução de conflitos |
topic |
Ensino a distância Jogos Métodos de ensino Educação em enfermagem Resolução de conflitos |
description |
Introdução. A aprendizagem da temática de conflitos no contexto da saúde e da enfermagem considerando o contexto da Pandemia COVID-19 levou a necessidade da adoção de metodologias ativas de ensino aplicadas no ensino remoto. Objetivo. Este artigo teve como objetivo relatar a experiência do uso de jogos on-line como estratégia de ensino do tema conflito. Método. O relato de experiência teve como contexto o ensino remoto ocorrido por meio da plataforma via Google Meets para graduandos em enfermagem. Cinco jogos on-line interativos foram elaborados e aplicados durante uma unidade curricular de gestão de serviços de saúde e enfermagem para o último ano do curso. Os alunos foram estimulados a competir individualmente e verbalizar as respostas por meio do chat ou do microfone. Os jogos foram construídos sob a luz da literatura sobre resolução de conflitos na área da saúde e enfermagem. Considerações finais. Evidenciou-se que o uso de jogos interativos como estratégia de ensino e aprendizagem é vantajosa e eficiente por estimular a apropriação do conteúdo, reflexões sobre a temática e competição amistosa por meio de jogos que possibilitam maior interação entre alunos e professores, o trabalho em equipe e a aprendizagem significativa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30T11:31:10Z 2021-11-30T11:31:10Z 2021-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARCUZZO, Rhuan. Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem. São Paulo, 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2021. https://hdl.handle.net/11600/62343 |
identifier_str_mv |
MARCUZZO, Rhuan. Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem. São Paulo, 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2021. |
url |
https://hdl.handle.net/11600/62343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
18 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268325416402944 |