Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcuzzo, Rhuan [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/62343
Resumo: Introdução. A aprendizagem da temática de conflitos no contexto da saúde e da enfermagem considerando o contexto da Pandemia COVID-19 levou a necessidade da adoção de metodologias ativas de ensino aplicadas no ensino remoto. Objetivo. Este artigo teve como objetivo relatar a experiência do uso de jogos on-line como estratégia de ensino do tema conflito. Método. O relato de experiência teve como contexto o ensino remoto ocorrido por meio da plataforma via Google Meets para graduandos em enfermagem. Cinco jogos on-line interativos foram elaborados e aplicados durante uma unidade curricular de gestão de serviços de saúde e enfermagem para o último ano do curso. Os alunos foram estimulados a competir individualmente e verbalizar as respostas por meio do chat ou do microfone. Os jogos foram construídos sob a luz da literatura sobre resolução de conflitos na área da saúde e enfermagem. Considerações finais. Evidenciou-se que o uso de jogos interativos como estratégia de ensino e aprendizagem é vantajosa e eficiente por estimular a apropriação do conteúdo, reflexões sobre a temática e competição amistosa por meio de jogos que possibilitam maior interação entre alunos e professores, o trabalho em equipe e a aprendizagem significativa.
id UFSP_47eb5fb23416ecedfb9352ea003b5fbc
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/62343
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagemOnline games and the teaching of conflicts theme for nursing graduatesEnsino a distânciaJogosMétodos de ensinoEducação em enfermagemResolução de conflitosIntrodução. A aprendizagem da temática de conflitos no contexto da saúde e da enfermagem considerando o contexto da Pandemia COVID-19 levou a necessidade da adoção de metodologias ativas de ensino aplicadas no ensino remoto. Objetivo. Este artigo teve como objetivo relatar a experiência do uso de jogos on-line como estratégia de ensino do tema conflito. Método. O relato de experiência teve como contexto o ensino remoto ocorrido por meio da plataforma via Google Meets para graduandos em enfermagem. Cinco jogos on-line interativos foram elaborados e aplicados durante uma unidade curricular de gestão de serviços de saúde e enfermagem para o último ano do curso. Os alunos foram estimulados a competir individualmente e verbalizar as respostas por meio do chat ou do microfone. Os jogos foram construídos sob a luz da literatura sobre resolução de conflitos na área da saúde e enfermagem. Considerações finais. Evidenciou-se que o uso de jogos interativos como estratégia de ensino e aprendizagem é vantajosa e eficiente por estimular a apropriação do conteúdo, reflexões sobre a temática e competição amistosa por meio de jogos que possibilitam maior interação entre alunos e professores, o trabalho em equipe e a aprendizagem significativa.Introduction. Learning about conflicts issue in the context of health and nursing considering the context COVID-19 pandemic forced the adoption of active teaching methodologies applied in distance learning. Objective. This article targets to report the experience of using online games as a teaching strategy to conflict theme. Method. The experience report had as context the distance learning applied through the Google Meet platform for nursing undergraduate students. Experience report. Five interactive online games were developed and applied during the curriculum subject health and nursing services management. Students were encouraged to compete individually and answer through chat or microphone. The games were built based on subject knowledge. Final considerations. it's been legitimated that the use of interactive games as a teaching and learning strategy is appropriate and efficient for stimulating the acquisition of content, reflections about the theme and friendly game competition that enable better interaction between students and teachers, teamwork and meaningful learning.Universidade Federal de São PauloDraganov, Patricia Bover [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7263104433879588Marcuzzo, Rhuan [UNIFESP]2021-11-30T11:31:10Z2021-11-30T11:31:10Z2021-12info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion18 f.application/pdfMARCUZZO, Rhuan. Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem. São Paulo, 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2021.https://hdl.handle.net/11600/62343porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T11:31:36Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62343Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T11:31:36Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem
Online games and the teaching of conflicts theme for nursing graduates
title Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem
spellingShingle Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem
Marcuzzo, Rhuan [UNIFESP]
Ensino a distância
Jogos
Métodos de ensino
Educação em enfermagem
Resolução de conflitos
title_short Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem
title_full Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem
title_fullStr Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem
title_full_unstemmed Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem
title_sort Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem
author Marcuzzo, Rhuan [UNIFESP]
author_facet Marcuzzo, Rhuan [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Draganov, Patricia Bover [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/7263104433879588
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcuzzo, Rhuan [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Jogos
Métodos de ensino
Educação em enfermagem
Resolução de conflitos
topic Ensino a distância
Jogos
Métodos de ensino
Educação em enfermagem
Resolução de conflitos
description Introdução. A aprendizagem da temática de conflitos no contexto da saúde e da enfermagem considerando o contexto da Pandemia COVID-19 levou a necessidade da adoção de metodologias ativas de ensino aplicadas no ensino remoto. Objetivo. Este artigo teve como objetivo relatar a experiência do uso de jogos on-line como estratégia de ensino do tema conflito. Método. O relato de experiência teve como contexto o ensino remoto ocorrido por meio da plataforma via Google Meets para graduandos em enfermagem. Cinco jogos on-line interativos foram elaborados e aplicados durante uma unidade curricular de gestão de serviços de saúde e enfermagem para o último ano do curso. Os alunos foram estimulados a competir individualmente e verbalizar as respostas por meio do chat ou do microfone. Os jogos foram construídos sob a luz da literatura sobre resolução de conflitos na área da saúde e enfermagem. Considerações finais. Evidenciou-se que o uso de jogos interativos como estratégia de ensino e aprendizagem é vantajosa e eficiente por estimular a apropriação do conteúdo, reflexões sobre a temática e competição amistosa por meio de jogos que possibilitam maior interação entre alunos e professores, o trabalho em equipe e a aprendizagem significativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30T11:31:10Z
2021-11-30T11:31:10Z
2021-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARCUZZO, Rhuan. Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem. São Paulo, 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2021.
https://hdl.handle.net/11600/62343
identifier_str_mv MARCUZZO, Rhuan. Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem. São Paulo, 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://hdl.handle.net/11600/62343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268325416402944