Ateliê de desenho e Rorschach: estudo fenômeno-estrutural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santoantonio, Jacqueline [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5695
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2010000100014
Resumo: A produção de desenhos em grupo e o método de Rorschach foram utilizados ao longo do tratamento de um paciente com esquizofrenia, acompanhado em Centro de Atenção Psicossocial. O referencial proposto para a compreensão do caso é o método fenômeno-estrutural que busca acessar o modo de ser e de vivenciar a doença que afeta o paciente, a partir do que ele revela nas imagens e na linguagem. Aos desenhos de cores acromáticas e conteúdos humanos deformados, o paciente insere cores, representantes da expressão afetiva, e figuras humanas integradas, denotando disponibilidade nas relações. O Rorschach indica contato mais adequado com a realidade, dado a diminuição da distorção da percepção da forma e de figuras fantasiosas. Após diminuição da sintomatologia persecutória e isolamento social, o paciente recebeu alta. O uso desses instrumentos tem contribuído na difícil tarefa diagnóstica e no acompanhamento da evolução de pacientes, nos cuidados interdisciplinares em saúde mental.
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spelling Santoantonio, Jacqueline [UNIFESP]Antúnez, Andrés Eduardo AguirreUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade de São Paulo (USP)2015-06-14T13:41:38Z2015-06-14T13:41:38Z2010-04-01Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 20, n. 45, p. 117-122, 2010.0103-863Xhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5695http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2010000100014S0103-863X2010000100014.pdfS0103-863X201000010001410.1590/S0103-863X2010000100014A produção de desenhos em grupo e o método de Rorschach foram utilizados ao longo do tratamento de um paciente com esquizofrenia, acompanhado em Centro de Atenção Psicossocial. O referencial proposto para a compreensão do caso é o método fenômeno-estrutural que busca acessar o modo de ser e de vivenciar a doença que afeta o paciente, a partir do que ele revela nas imagens e na linguagem. Aos desenhos de cores acromáticas e conteúdos humanos deformados, o paciente insere cores, representantes da expressão afetiva, e figuras humanas integradas, denotando disponibilidade nas relações. O Rorschach indica contato mais adequado com a realidade, dado a diminuição da distorção da percepção da forma e de figuras fantasiosas. Após diminuição da sintomatologia persecutória e isolamento social, o paciente recebeu alta. O uso desses instrumentos tem contribuído na difícil tarefa diagnóstica e no acompanhamento da evolução de pacientes, nos cuidados interdisciplinares em saúde mental.The production of drawings in group and the Rorschach test were used in the course of a semi-intensive psychiatric treatment of a patient with schizophrenia cared for in a Psychosocial Care Center. The structural-phenomenological method, which aims to understand individuals' way of being and experiencing a disease based on what they reveal in images and language, was used. The patient inserted colors, which represent affective expression, on drawings of achromatic colors and integrated human figures on deformed human contents showing availability in relationships. The Rorschach indicates a more appropriate contact with reality given the diminished distorted perception of fantasized form and figures. The patient was discharged after persecutory symptoms and social isolation decreased. The use of such techniques has aided the difficult task of diagnosing and monitoring changes in patients in multidisciplinary mental health care.La producción de dibujos en grupo y el psicodiagnóstico de Rorschach de un paciente con esquizofrenia en un tratamiento psiquiátrico semi-intensivo fueron analizados. Este relato de experiencia profesional explicita la aplicación del método fenómeno-estructural, que trata de comprender la forma de ser y vivenciar del paciente y el modo como este muestra en imágenes y en el lenguaje la enfermedad que lo afecta. A los dibujos de colores acromáticos y contenidos humanos deformados, el paciente inserta colores, representantes de la expresión afectiva, y figuras humanas integradas, que muestran disponibilidad relacional. El Rorschach indica contacto más adecuado con la realidad, disminución de la distorsión perceptiva de forma y de contenidos fantasiosos. Frente la reducción de los síntomas de persecución y de aislamiento social, el paciente fue dado de alta. El uso de esas técnicas ha contribuido en la difícil tarea diagnóstica y en la evaluación de los cambios en el cuidado en salud mental multidisciplinaria.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade de São PauloUNIFESP, Departamento de Psiquiatria, São Paulo, BrazilSciELO117-122porUniversidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão PretoPaidéia (Ribeirão Preto)desenhoTeste de RorschachfenomenologiaesquizofreniadrawingRorschach TestphenomenologyschizophreniaAteliê de desenho e Rorschach: estudo fenômeno-estruturalWorkshop design and Rorschach: structural-phenomenological studyTaller para el diseño y Rorschach: estudio fenómeno-estructuralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-863X2010000100014.pdfapplication/pdf207897${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5695/1/S0103-863X2010000100014.pdf87e6e25c125e1685756751ebe5c78c18MD51open accessTEXTS0103-863X2010000100014.pdf.txtS0103-863X2010000100014.pdf.txtExtracted texttext/plain35920${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5695/2/S0103-863X2010000100014.pdf.txt56aa20c32ac9be9e1a97487574d9ca3bMD52open access11600/56952022-06-02 09:02:02.454open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/5695Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652022-06-02T12:02:02Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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