Fatores impulsionadores para o desenvolvimento de inovação social em empresas sociais brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61472 |
Resumo: | Assim como a inovação dirige um maior desenvolvimento econômico, a inovação social tem sido incentivada por diversas organizações, como a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a Organização das Nações Unidas, universidades, instituições privadas e governos de diversos países por ser um mecanismo de soluções mais eficientes visando atender necessidades sociais e reduzir problemas sociais melhorando a qualidade de vida de pessoas e comunidades. A busca por criação de valor social, além de valor econômico, tem se tornado a motivação de diversas empresas em todo o mundo enxergando o cliente como beneficiário da inovação. As empresas sociais têm um papel importante, pois, ao atuarem endereçando um problema social e possuindo um modelo de negócio que busca retornos financeiros, elas se mantêm sustentáveis, gerando maior impacto social e alcançando mais pessoas e regiões. A inovação social tem um papel importante que garante a sobrevivência das empresas sociais, entretanto, o processo de desenvolvimento de inovação social possui maiores complexidades do que as inovações de mercado, uma vez que é desenvolvido em ambientes com maiores restrição de recursos e em contextos sociais antagônicos e dinâmicos. Este trabalho, através do método survey com 53 empresas sociais, identifica através da análise de regressão multivariada que as práticas de gestão de gerenciamento de risco e gestão de stakeholders impactam o processo de desempenho de inovação social em empresas sociais brasileiras, destaca também outros fatores que colaboram para esse processo como o envolvimento da comunidade, a cultura organizacional, as características do empreendedor social e a realização de parcerias, e apresenta um modelo de inovação social em empresas sociais. |
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Fatores impulsionadores para o desenvolvimento de inovação social em empresas sociais brasileirasDRIVERS FOR THE DEVELOPMENT OF SOCIAL INNOVATION IN BRAZILIAN SOCIAL ENTERPRISESInovação socialProcesso de inovação socialEmpresas sociaisEmpreendedorismo socialAssim como a inovação dirige um maior desenvolvimento econômico, a inovação social tem sido incentivada por diversas organizações, como a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a Organização das Nações Unidas, universidades, instituições privadas e governos de diversos países por ser um mecanismo de soluções mais eficientes visando atender necessidades sociais e reduzir problemas sociais melhorando a qualidade de vida de pessoas e comunidades. A busca por criação de valor social, além de valor econômico, tem se tornado a motivação de diversas empresas em todo o mundo enxergando o cliente como beneficiário da inovação. As empresas sociais têm um papel importante, pois, ao atuarem endereçando um problema social e possuindo um modelo de negócio que busca retornos financeiros, elas se mantêm sustentáveis, gerando maior impacto social e alcançando mais pessoas e regiões. A inovação social tem um papel importante que garante a sobrevivência das empresas sociais, entretanto, o processo de desenvolvimento de inovação social possui maiores complexidades do que as inovações de mercado, uma vez que é desenvolvido em ambientes com maiores restrição de recursos e em contextos sociais antagônicos e dinâmicos. Este trabalho, através do método survey com 53 empresas sociais, identifica através da análise de regressão multivariada que as práticas de gestão de gerenciamento de risco e gestão de stakeholders impactam o processo de desempenho de inovação social em empresas sociais brasileiras, destaca também outros fatores que colaboram para esse processo como o envolvimento da comunidade, a cultura organizacional, as características do empreendedor social e a realização de parcerias, e apresenta um modelo de inovação social em empresas sociais.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloJoão-Roland, Iraci de Souza [UNIFESP]Lourenção, Paulo Tadeuhttp://lattes.cnpq.br/3144746571346805http://lattes.cnpq.br/8881598234090650http://lattes.cnpq.br/4316108955506182Silva, Lucilene A. Carvalho [UNIFESP]2021-08-11T14:19:34Z2021-08-11T14:19:34Z2021-06-29info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion153 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61472porSão José dos Campos, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-03T14:03:47Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/61472Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-03T14:03:47Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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