Fatores impulsionadores para o desenvolvimento de inovação social em empresas sociais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucilene A. Carvalho [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61472
Resumo: Assim como a inovação dirige um maior desenvolvimento econômico, a inovação social tem sido incentivada por diversas organizações, como a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a Organização das Nações Unidas, universidades, instituições privadas e governos de diversos países por ser um mecanismo de soluções mais eficientes visando atender necessidades sociais e reduzir problemas sociais melhorando a qualidade de vida de pessoas e comunidades. A busca por criação de valor social, além de valor econômico, tem se tornado a motivação de diversas empresas em todo o mundo enxergando o cliente como beneficiário da inovação. As empresas sociais têm um papel importante, pois, ao atuarem endereçando um problema social e possuindo um modelo de negócio que busca retornos financeiros, elas se mantêm sustentáveis, gerando maior impacto social e alcançando mais pessoas e regiões. A inovação social tem um papel importante que garante a sobrevivência das empresas sociais, entretanto, o processo de desenvolvimento de inovação social possui maiores complexidades do que as inovações de mercado, uma vez que é desenvolvido em ambientes com maiores restrição de recursos e em contextos sociais antagônicos e dinâmicos. Este trabalho, através do método survey com 53 empresas sociais, identifica através da análise de regressão multivariada que as práticas de gestão de gerenciamento de risco e gestão de stakeholders impactam o processo de desempenho de inovação social em empresas sociais brasileiras, destaca também outros fatores que colaboram para esse processo como o envolvimento da comunidade, a cultura organizacional, as características do empreendedor social e a realização de parcerias, e apresenta um modelo de inovação social em empresas sociais.
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