A Educação em São Paulo: uma história contada pelos anúncios do jornal Correio Paulistano (1854-1882).
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71788 |
Resumo: | Esta pesquisa trata-se do estudo da educação paulista na seção de anúncios do jornal Correio Paulistano, no período de 1854 a 1882. Naquele tempo a Província de São Paulo, de costumes coloniais, passou a apresentar algum avanço econômico, principalmente trazido pelo plantio do café. No ensino público paulista ainda predominavam as aulas de primeiras letras, sendo as secundárias oferecidas nos liceus, no entanto, insuficientes devido à falta de investimentos e de professores. Tais condições foram favoráveis para a abertura, na capital, dos colégios particulares, que disputavam a preferência dos alunos. Os masculinos se dedicaram aos cursos preparatórios para ingresso na Faculdade de Direito de São Paulo, os femininos se concentraram nas aulas de primeiras letras e de prendas domésticas para a formação prática e moral das futuras mães de família. Frequentemente os colégios particulares eram divulgados na seção de anúncios do Correio Paulistano, enquanto as informações sobre o ensino público apareciam na seção oficial, sobretudo as do Seminário da Glória. Somente com o avançar da segunda metade do século é que as aulas particulares avulsas passaram a aparecer com mais frequência nas páginas de anúncios do jornal. A delimitação temporal da pesquisa inicia em 1854, ano em que o jornal foi criado, até o ano de 1882, quando foi vendido e adotou outros rumos de redação. Tem-se como objetivo investigar as faces da educação paulista, contadas pela seção de anúncios do jornal Correio Paulistano, de modo a contribuir para os estudos já realizados sobre o tema. A investigação se desenvolveu por meio de pesquisa documental no campo da História e Historiografia de Educação e se insere na perspectiva da História Cultural. Foram utilizados como fontes: o jornal Correio Paulistano, Relatórios dos Presidentes da Província, Código de Instrução Pública, Relatórios do estado da Instrução Pública, dispositivos legais sobre a educação no período e documentos institucionais entregues ao departamento de Instrução Pública. As fontes serão analisadas sob duas categorias, sendo a primeira público e privado e a segunda, estratégias e táticas. Como resultados de pesquisa foi possível observar que após a criação da Instrução Pública de São Paulo, em 1851, passou-se a acompanhar as escolas e produzir uma vasta documentação sobre o ensino público, porém pouco foi encontrado em relação ao ensino particular. Por sua vez, a imprensa escrita mostrou um lado da educação paulista que a documentação oficial não havia revelado. Entre os achados de pesquisa são reveladas a presença dos políticos na educação, as táticas e estratégias utilizadas pelos governantes para a ampliação do ensino, pelos diretores e diretoras para a continuidade dos colégios e do seminário, e pelos alunos e alunas para garantia da privacidade, da permanência e até da liberdade, além das semelhanças e diferenças entre as instituições. |
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A Educação em São Paulo: uma história contada pelos anúncios do jornal Correio Paulistano (1854-1882).Education in São Paulo: a story told by advertisements in the Correio Paulistano newspaper (1854-1882).Educação paulista;Instrução Pública;Século XIX;Correio Paulistano;Jornais.Esta pesquisa trata-se do estudo da educação paulista na seção de anúncios do jornal Correio Paulistano, no período de 1854 a 1882. Naquele tempo a Província de São Paulo, de costumes coloniais, passou a apresentar algum avanço econômico, principalmente trazido pelo plantio do café. No ensino público paulista ainda predominavam as aulas de primeiras letras, sendo as secundárias oferecidas nos liceus, no entanto, insuficientes devido à falta de investimentos e de professores. Tais condições foram favoráveis para a abertura, na capital, dos colégios particulares, que disputavam a preferência dos alunos. Os masculinos se dedicaram aos cursos preparatórios para ingresso na Faculdade de Direito de São Paulo, os femininos se concentraram nas aulas de primeiras letras e de prendas domésticas para a formação prática e moral das futuras mães de família. Frequentemente os colégios particulares eram divulgados na seção de anúncios do Correio Paulistano, enquanto as informações sobre o ensino público apareciam na seção oficial, sobretudo as do Seminário da Glória. Somente com o avançar da segunda metade do século é que as aulas particulares avulsas passaram a aparecer com mais frequência nas páginas de anúncios do jornal. A delimitação temporal da pesquisa inicia em 1854, ano em que o jornal foi criado, até o ano de 1882, quando foi vendido e adotou outros rumos de redação. Tem-se como objetivo investigar as faces da educação paulista, contadas pela seção de anúncios do jornal Correio Paulistano, de modo a contribuir para os estudos já realizados sobre o tema. A investigação se desenvolveu por meio de pesquisa documental no campo da História e Historiografia de Educação e se insere na perspectiva da História Cultural. Foram utilizados como fontes: o jornal Correio Paulistano, Relatórios dos Presidentes da Província, Código de Instrução Pública, Relatórios do estado da Instrução Pública, dispositivos legais sobre a educação no período e documentos institucionais entregues ao departamento de Instrução Pública. As fontes serão analisadas sob duas categorias, sendo a primeira público e privado e a segunda, estratégias e táticas. Como resultados de pesquisa foi possível observar que após a criação da Instrução Pública de São Paulo, em 1851, passou-se a acompanhar as escolas e produzir uma vasta documentação sobre o ensino público, porém pouco foi encontrado em relação ao ensino particular. Por sua vez, a imprensa escrita mostrou um lado da educação paulista que a documentação oficial não havia revelado. Entre os achados de pesquisa são reveladas a presença dos políticos na educação, as táticas e estratégias utilizadas pelos governantes para a ampliação do ensino, pelos diretores e diretoras para a continuidade dos colégios e do seminário, e pelos alunos e alunas para garantia da privacidade, da permanência e até da liberdade, além das semelhanças e diferenças entre as instituições.The current research focuses on the study of education in São Paulo as depicted in the advertisement section of Correio Paulistano newspaper from 1854 to 1882. During this period, the Province of São Paulo, with its colonial customs, began to exhibit some economic progress, mainly driven by coffee cultivation. The public education in São Paulo was still dominated by elementary education, while secondary education was offered in lyceums. However, these were insufficient due to a lack of investment and teachers. These conditions favored the establishment of private schools in the capital, competing for students' preference. Boys' schools focused on preparatory courses for admission to São Paulo Law School (Faculdade de Direito de São Paulo), while girls' schools concentrated on elementary education and domestic skills for practical and moral training of future mothers. Private schools were frequently showed in the advertisement section of Correio Paulistano, whereas information about public education appeared in the official section, especially those from Seminário da Glória. Only in the latter half of the century, did individual private lessons begin to appear more frequently in the newspaper's advertisements. The temporal delimitation of the research starts in 1854, the year the newspaper was established, and extends to 1882, when it was sold and adopted a different editorial direction. The objective is to approach the facets of education in São Paulo, as narrated by the advertisement section of Correio Paulistano, contributing to the existing studies on the subject. The investigation was conducted through documentary research in the History and Historiography of Education field and is situated within the Cultural History perspective. The sources utilized include: Correio Paulistano newspaper, Province Presidents Reports, Public Instruction Code, Reports on the State of Public Instruction, legal provisions on education during the period, and institutional documents submitted to the Department of Public Instruction. The sources will be analyzed under two categories: public and private, and strategies and tactics. Research findings revealed that following the establishment of São Paulo’s Public Instruction in 1851, schools began to be monitored, and extensive documentation on public education was produced. However, some information was found regarding private education. In contrast, the written press revealed aspects of São Paulo's education witch official documentation had not disclosed. Among the research findings are the politician’s involvement in education, the tactics and strategies employed by government officials to expand education, by school directors to ensure the continuity of colleges and the seminary, and by students to ensure privacy, permanence, and even freedom, as well as the similarities and differences between institutions.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloPanizzolo, Claudia [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7842950333039932http://lattes.cnpq.br/7842950333039932http://lattes.cnpq.br/2576647385650912Oliveira, Rosana Carla [UNIFESP]2024-09-11T20:24:17Z2024-09-11T20:24:17Z2024-06-28info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion263application/pdfOliveira, Rosana Carla de. A Educação em São Paulo: uma história contada pelos anúncios do jornal Correio Paulistano (1854-1882). 263 f. Tese de Doutorado. Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Guarulhos, 2024.https://hdl.handle.net/11600/71788porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH Guarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-12T21:26:52Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71788Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-09-12T21:26:52Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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