Subjetividade do corpo no ballet clássico: uma concepção de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viveiros, Letícia Bissoli [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65421
Resumo: O termo corpo tem o entendimento de uma totalidade física e emocional, trazendo uma relação de coexistência no mundo a sua volta, sendo o ballet clássico parte desse mundo, influenciando de forma complexa a concepção de saúde de quem dança. Este estudo teve como objetivo analisar a literatura científica no que se refere ao recorte da subjetividade feminina, trazendo a relação da dança e da saúde do corpo da mulher, considerando o fator do padrão estético que promove distorções na relação das bailarinas com sua própria imagem corporal. Trata-se de um estudo elaborado a partir de uma revisão da literatura com busca de artigos e livros em bases de dados digitais, bem como da leitura e estudo dos principais temas. Neste estudo, verificou-se que um grupo grande de dançarinos apresenta altos índices de insatisfação com a imagem corporal, apresentando diversas consequências para sua saúde e estilo de vida.
id UFSP_4af2e02a77fe612845cfd354a90711c2
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65421
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Subjetividade do corpo no ballet clássico: uma concepção de saúdeBallet clássicoCorpoSaúdeMulherClassical BalletBodyHealthWomenO termo corpo tem o entendimento de uma totalidade física e emocional, trazendo uma relação de coexistência no mundo a sua volta, sendo o ballet clássico parte desse mundo, influenciando de forma complexa a concepção de saúde de quem dança. Este estudo teve como objetivo analisar a literatura científica no que se refere ao recorte da subjetividade feminina, trazendo a relação da dança e da saúde do corpo da mulher, considerando o fator do padrão estético que promove distorções na relação das bailarinas com sua própria imagem corporal. Trata-se de um estudo elaborado a partir de uma revisão da literatura com busca de artigos e livros em bases de dados digitais, bem como da leitura e estudo dos principais temas. Neste estudo, verificou-se que um grupo grande de dançarinos apresenta altos índices de insatisfação com a imagem corporal, apresentando diversas consequências para sua saúde e estilo de vida.The term body has the understanding of a physical and emotional totality, bringing a relationship of coexistence in the world around it, with classical ballet being part of this world, influencing in a complex way the conception of health of those who dance. This study aimed to analyze the scientific literature regarding the cut of female subjectivity, bringing the relationship between dance and the health of the woman's body, considering the factor of the aesthetic standard that promotes distortions in the relationship of dancers with their own body image. . This is a study based on a literature review with a search for articles and books in the scielo, lilacs, and pubmed digital databases. In this study, it was found that a large group of dancers has high levels of body image dissatisfaction, with several consequences for their health and lifestyle.Universidade Federal de São PauloGuzzo, Marina Souza Lobo [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5559657064845007http://lattes.cnpq.br/6132789651315229Viveiros, Letícia Bissoli [UNIFESP]2022-08-25T20:57:35Z2022-08-25T20:57:35Z2022-08info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion47 f.application/pdfVIVEIROS, Letícia Bissoli. Subjetividade do corpo no ballet clássico: uma concepção de saúde. 2022. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65421porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T20:59:59Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65421Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-11T20:59:59Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Subjetividade do corpo no ballet clássico: uma concepção de saúde
title Subjetividade do corpo no ballet clássico: uma concepção de saúde
spellingShingle Subjetividade do corpo no ballet clássico: uma concepção de saúde
Viveiros, Letícia Bissoli [UNIFESP]
Ballet clássico
Corpo
Saúde
Mulher
Classical Ballet
Body
Health
Women
title_short Subjetividade do corpo no ballet clássico: uma concepção de saúde
title_full Subjetividade do corpo no ballet clássico: uma concepção de saúde
title_fullStr Subjetividade do corpo no ballet clássico: uma concepção de saúde
title_full_unstemmed Subjetividade do corpo no ballet clássico: uma concepção de saúde
title_sort Subjetividade do corpo no ballet clássico: uma concepção de saúde
author Viveiros, Letícia Bissoli [UNIFESP]
author_facet Viveiros, Letícia Bissoli [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guzzo, Marina Souza Lobo [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/5559657064845007
http://lattes.cnpq.br/6132789651315229
dc.contributor.author.fl_str_mv Viveiros, Letícia Bissoli [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ballet clássico
Corpo
Saúde
Mulher
Classical Ballet
Body
Health
Women
topic Ballet clássico
Corpo
Saúde
Mulher
Classical Ballet
Body
Health
Women
description O termo corpo tem o entendimento de uma totalidade física e emocional, trazendo uma relação de coexistência no mundo a sua volta, sendo o ballet clássico parte desse mundo, influenciando de forma complexa a concepção de saúde de quem dança. Este estudo teve como objetivo analisar a literatura científica no que se refere ao recorte da subjetividade feminina, trazendo a relação da dança e da saúde do corpo da mulher, considerando o fator do padrão estético que promove distorções na relação das bailarinas com sua própria imagem corporal. Trata-se de um estudo elaborado a partir de uma revisão da literatura com busca de artigos e livros em bases de dados digitais, bem como da leitura e estudo dos principais temas. Neste estudo, verificou-se que um grupo grande de dançarinos apresenta altos índices de insatisfação com a imagem corporal, apresentando diversas consequências para sua saúde e estilo de vida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-25T20:57:35Z
2022-08-25T20:57:35Z
2022-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIVEIROS, Letícia Bissoli. Subjetividade do corpo no ballet clássico: uma concepção de saúde. 2022. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65421
identifier_str_mv VIVEIROS, Letícia Bissoli. Subjetividade do corpo no ballet clássico: uma concepção de saúde. 2022. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 47 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268442055802880