Análise da intensidade de carbono de matérias-primas para produção de biocombustíveis na América Latina (Latam)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Vinicius Abreu [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/70825
Resumo: As Intensidades de Carbono (ICs) pela avaliação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) do sistema de produção de biocombustíveis na fase agrícola são acuradas com a técnica de Análise do Ciclo de Vida (ACV). Diferentes práticas agrícolas para o cultivo de matérias-primas, como a cana-de-açúcar e o milho, podem resultar em variações significativas de IC para matérias-primas, portanto, para biocombustíveis. Este trabalho de conclusão de curso objetiva analisar os principais parâmetros agrícolas que contribuem com as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) direcionando para práticas agronômicas de baixo nível de carbono. A fronteira do sistema abrange as emissões de GEE das atividades de fabricação de insumos agrícolas e produção de matéria-prima, juntamente com os impactos potenciais da transferência de carbono orgânico do solo durante a produção de matéria-prima e biomassa. As análises são dirigidas ao cenário do etanol, a partir da cana-de-açúcar e o milho cultivado na América Latina (LATAM). Serão identificados os principais parâmetros que afetam as emissões de GEE do berço ao portão da fazenda (cradle-to-gate). A análise dos tipos e taxas de aplicação de fertilizantes e insumos químicos, o consumo de energia e o rendimento de matéria-prima por unidade de área permitirão o incentivo de matérias-primas de baixa IC para a produção de biocombustíveis. Os resultados indicam que o impacto ambiental associado à IC é notavelmente maior na Colômbia e México em comparação com o Brasil, principalmente devido ao maior uso de combustíveis fósseis, como diesel, e de fertilizantes nitrogenados. Já o cenário brasileiro apresenta maior consumo de energia, principalmente devido à mecanização da colheita. Diversos fatores, incluindo a quantidade de fertilizantes aplicados, métodos de colheita e tipos de matéria-prima, influenciam as variações nas emissões.
id UFSP_4b32a1edb72b84f1fd3dcfd867bde276
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70825
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Análise da intensidade de carbono de matérias-primas para produção de biocombustíveis na América Latina (Latam)Análise do Ciclo de Vida (ACV)Intensidade de CarbonoGases de Efeito EstufaLatamAs Intensidades de Carbono (ICs) pela avaliação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) do sistema de produção de biocombustíveis na fase agrícola são acuradas com a técnica de Análise do Ciclo de Vida (ACV). Diferentes práticas agrícolas para o cultivo de matérias-primas, como a cana-de-açúcar e o milho, podem resultar em variações significativas de IC para matérias-primas, portanto, para biocombustíveis. Este trabalho de conclusão de curso objetiva analisar os principais parâmetros agrícolas que contribuem com as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) direcionando para práticas agronômicas de baixo nível de carbono. A fronteira do sistema abrange as emissões de GEE das atividades de fabricação de insumos agrícolas e produção de matéria-prima, juntamente com os impactos potenciais da transferência de carbono orgânico do solo durante a produção de matéria-prima e biomassa. As análises são dirigidas ao cenário do etanol, a partir da cana-de-açúcar e o milho cultivado na América Latina (LATAM). Serão identificados os principais parâmetros que afetam as emissões de GEE do berço ao portão da fazenda (cradle-to-gate). A análise dos tipos e taxas de aplicação de fertilizantes e insumos químicos, o consumo de energia e o rendimento de matéria-prima por unidade de área permitirão o incentivo de matérias-primas de baixa IC para a produção de biocombustíveis. Os resultados indicam que o impacto ambiental associado à IC é notavelmente maior na Colômbia e México em comparação com o Brasil, principalmente devido ao maior uso de combustíveis fósseis, como diesel, e de fertilizantes nitrogenados. Já o cenário brasileiro apresenta maior consumo de energia, principalmente devido à mecanização da colheita. Diversos fatores, incluindo a quantidade de fertilizantes aplicados, métodos de colheita e tipos de matéria-prima, influenciam as variações nas emissões.Universidade Federal de São PauloTovar, Laura Plazas [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5957249756042771https://lattes.cnpq.br/0444081148356860Soares, Vinicius Abreu [UNIFESP]2024-03-08T12:09:29Z2024-03-08T12:09:29Z2023-11-27info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion59 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/70825porDiadema, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T21:29:09Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70825Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T21:29:09Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da intensidade de carbono de matérias-primas para produção de biocombustíveis na América Latina (Latam)
title Análise da intensidade de carbono de matérias-primas para produção de biocombustíveis na América Latina (Latam)
spellingShingle Análise da intensidade de carbono de matérias-primas para produção de biocombustíveis na América Latina (Latam)
Soares, Vinicius Abreu [UNIFESP]
Análise do Ciclo de Vida (ACV)
Intensidade de Carbono
Gases de Efeito Estufa
Latam
title_short Análise da intensidade de carbono de matérias-primas para produção de biocombustíveis na América Latina (Latam)
title_full Análise da intensidade de carbono de matérias-primas para produção de biocombustíveis na América Latina (Latam)
title_fullStr Análise da intensidade de carbono de matérias-primas para produção de biocombustíveis na América Latina (Latam)
title_full_unstemmed Análise da intensidade de carbono de matérias-primas para produção de biocombustíveis na América Latina (Latam)
title_sort Análise da intensidade de carbono de matérias-primas para produção de biocombustíveis na América Latina (Latam)
author Soares, Vinicius Abreu [UNIFESP]
author_facet Soares, Vinicius Abreu [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tovar, Laura Plazas [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/5957249756042771
https://lattes.cnpq.br/0444081148356860
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Vinicius Abreu [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Ciclo de Vida (ACV)
Intensidade de Carbono
Gases de Efeito Estufa
Latam
topic Análise do Ciclo de Vida (ACV)
Intensidade de Carbono
Gases de Efeito Estufa
Latam
description As Intensidades de Carbono (ICs) pela avaliação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) do sistema de produção de biocombustíveis na fase agrícola são acuradas com a técnica de Análise do Ciclo de Vida (ACV). Diferentes práticas agrícolas para o cultivo de matérias-primas, como a cana-de-açúcar e o milho, podem resultar em variações significativas de IC para matérias-primas, portanto, para biocombustíveis. Este trabalho de conclusão de curso objetiva analisar os principais parâmetros agrícolas que contribuem com as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) direcionando para práticas agronômicas de baixo nível de carbono. A fronteira do sistema abrange as emissões de GEE das atividades de fabricação de insumos agrícolas e produção de matéria-prima, juntamente com os impactos potenciais da transferência de carbono orgânico do solo durante a produção de matéria-prima e biomassa. As análises são dirigidas ao cenário do etanol, a partir da cana-de-açúcar e o milho cultivado na América Latina (LATAM). Serão identificados os principais parâmetros que afetam as emissões de GEE do berço ao portão da fazenda (cradle-to-gate). A análise dos tipos e taxas de aplicação de fertilizantes e insumos químicos, o consumo de energia e o rendimento de matéria-prima por unidade de área permitirão o incentivo de matérias-primas de baixa IC para a produção de biocombustíveis. Os resultados indicam que o impacto ambiental associado à IC é notavelmente maior na Colômbia e México em comparação com o Brasil, principalmente devido ao maior uso de combustíveis fósseis, como diesel, e de fertilizantes nitrogenados. Já o cenário brasileiro apresenta maior consumo de energia, principalmente devido à mecanização da colheita. Diversos fatores, incluindo a quantidade de fertilizantes aplicados, métodos de colheita e tipos de matéria-prima, influenciam as variações nas emissões.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27
2024-03-08T12:09:29Z
2024-03-08T12:09:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/70825
url https://hdl.handle.net/11600/70825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Diadema, SP
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268328296841216