As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriane Pena da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70777
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar perspectivas sobre a relação entre o Ensino de História escolar e o uso de museus históricos por professores da Educação Básica. Por meio de entrevistas feitas com docentes que visitaram o Museu Paulista (localizado na cidade de São Paulo) entre o fim dos anos 1990 e 2013, a intenção foi refletir sobre a memória de um grupo de professores sobre as práticas de ensino utilizadas nas visitas com seus alunos. Para a realização desse estudo, foram apresentadas algumas balizas dos campos teóricos do Ensino de História escolar e educação em museus. Este trabalho também trouxe algumas reflexões sobre o Programa Cultura é Currículo, política pública promovida pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), no estado de São Paulo, que vigorou entre 2009 e 2014 e promovia visitas a diversos espaços culturais, como o Museu Paulista. Ao final, essa pesquisa traz diretrizes procedimentais que podem servir como referencial para o planejamento de visitas a instituições culturais, com enfoque em museus. Assim, esperamos ampliar a discussão em torno da educação museal e do uso de museus históricos nas aulas de História. Esse estudo traz voz aos docentes que visitaram o Museu Paulista e têm em suas memórias práticas educativas que podem servir tanto de registro das possibilidades que o museu trazia até aquele momento, quanto referenciais para outros docentes que busquem utilizar museus históricos em suas aulas.
id UFSP_4bd76d0dba998e335e749301bf1d2ee4
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70777
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu PaulistaHistory teacher's memories of their educational practices in Museu PaulistaEnsino de HistóriaMuseu Paulistarelação museu-escolaeducativo de museumuseu históricoO objetivo deste trabalho é apresentar perspectivas sobre a relação entre o Ensino de História escolar e o uso de museus históricos por professores da Educação Básica. Por meio de entrevistas feitas com docentes que visitaram o Museu Paulista (localizado na cidade de São Paulo) entre o fim dos anos 1990 e 2013, a intenção foi refletir sobre a memória de um grupo de professores sobre as práticas de ensino utilizadas nas visitas com seus alunos. Para a realização desse estudo, foram apresentadas algumas balizas dos campos teóricos do Ensino de História escolar e educação em museus. Este trabalho também trouxe algumas reflexões sobre o Programa Cultura é Currículo, política pública promovida pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), no estado de São Paulo, que vigorou entre 2009 e 2014 e promovia visitas a diversos espaços culturais, como o Museu Paulista. Ao final, essa pesquisa traz diretrizes procedimentais que podem servir como referencial para o planejamento de visitas a instituições culturais, com enfoque em museus. Assim, esperamos ampliar a discussão em torno da educação museal e do uso de museus históricos nas aulas de História. Esse estudo traz voz aos docentes que visitaram o Museu Paulista e têm em suas memórias práticas educativas que podem servir tanto de registro das possibilidades que o museu trazia até aquele momento, quanto referenciais para outros docentes que busquem utilizar museus históricos em suas aulas.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSiqueira, Lucília Santoshttp://lattes.cnpq.br/0885840108935155https://lattes.cnpq.br/1199404350327013Silva, Adriane Pena da2024-02-26T18:11:40Z2024-02-26T18:11:40Z2024-02-16info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion225 f.application/pdfSILVA, Adriane Pena da. As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista. Dissertação (Mestrado em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 225 p. 2024.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70777porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T20:59:08Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70777Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T20:59:08Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista
History teacher's memories of their educational practices in Museu Paulista
title As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista
spellingShingle As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista
Silva, Adriane Pena da
Ensino de História
Museu Paulista
relação museu-escola
educativo de museu
museu histórico
title_short As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista
title_full As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista
title_fullStr As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista
title_full_unstemmed As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista
title_sort As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista
author Silva, Adriane Pena da
author_facet Silva, Adriane Pena da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Lucília Santos
http://lattes.cnpq.br/0885840108935155
https://lattes.cnpq.br/1199404350327013
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriane Pena da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Museu Paulista
relação museu-escola
educativo de museu
museu histórico
topic Ensino de História
Museu Paulista
relação museu-escola
educativo de museu
museu histórico
description O objetivo deste trabalho é apresentar perspectivas sobre a relação entre o Ensino de História escolar e o uso de museus históricos por professores da Educação Básica. Por meio de entrevistas feitas com docentes que visitaram o Museu Paulista (localizado na cidade de São Paulo) entre o fim dos anos 1990 e 2013, a intenção foi refletir sobre a memória de um grupo de professores sobre as práticas de ensino utilizadas nas visitas com seus alunos. Para a realização desse estudo, foram apresentadas algumas balizas dos campos teóricos do Ensino de História escolar e educação em museus. Este trabalho também trouxe algumas reflexões sobre o Programa Cultura é Currículo, política pública promovida pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), no estado de São Paulo, que vigorou entre 2009 e 2014 e promovia visitas a diversos espaços culturais, como o Museu Paulista. Ao final, essa pesquisa traz diretrizes procedimentais que podem servir como referencial para o planejamento de visitas a instituições culturais, com enfoque em museus. Assim, esperamos ampliar a discussão em torno da educação museal e do uso de museus históricos nas aulas de História. Esse estudo traz voz aos docentes que visitaram o Museu Paulista e têm em suas memórias práticas educativas que podem servir tanto de registro das possibilidades que o museu trazia até aquele momento, quanto referenciais para outros docentes que busquem utilizar museus históricos em suas aulas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-26T18:11:40Z
2024-02-26T18:11:40Z
2024-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Adriane Pena da. As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista. Dissertação (Mestrado em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 225 p. 2024.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70777
identifier_str_mv SILVA, Adriane Pena da. As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista. Dissertação (Mestrado em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 225 p. 2024.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 225 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268335245754368