As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70777 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar perspectivas sobre a relação entre o Ensino de História escolar e o uso de museus históricos por professores da Educação Básica. Por meio de entrevistas feitas com docentes que visitaram o Museu Paulista (localizado na cidade de São Paulo) entre o fim dos anos 1990 e 2013, a intenção foi refletir sobre a memória de um grupo de professores sobre as práticas de ensino utilizadas nas visitas com seus alunos. Para a realização desse estudo, foram apresentadas algumas balizas dos campos teóricos do Ensino de História escolar e educação em museus. Este trabalho também trouxe algumas reflexões sobre o Programa Cultura é Currículo, política pública promovida pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), no estado de São Paulo, que vigorou entre 2009 e 2014 e promovia visitas a diversos espaços culturais, como o Museu Paulista. Ao final, essa pesquisa traz diretrizes procedimentais que podem servir como referencial para o planejamento de visitas a instituições culturais, com enfoque em museus. Assim, esperamos ampliar a discussão em torno da educação museal e do uso de museus históricos nas aulas de História. Esse estudo traz voz aos docentes que visitaram o Museu Paulista e têm em suas memórias práticas educativas que podem servir tanto de registro das possibilidades que o museu trazia até aquele momento, quanto referenciais para outros docentes que busquem utilizar museus históricos em suas aulas. |
id |
UFSP_4bd76d0dba998e335e749301bf1d2ee4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70777 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu PaulistaHistory teacher's memories of their educational practices in Museu PaulistaEnsino de HistóriaMuseu Paulistarelação museu-escolaeducativo de museumuseu históricoO objetivo deste trabalho é apresentar perspectivas sobre a relação entre o Ensino de História escolar e o uso de museus históricos por professores da Educação Básica. Por meio de entrevistas feitas com docentes que visitaram o Museu Paulista (localizado na cidade de São Paulo) entre o fim dos anos 1990 e 2013, a intenção foi refletir sobre a memória de um grupo de professores sobre as práticas de ensino utilizadas nas visitas com seus alunos. Para a realização desse estudo, foram apresentadas algumas balizas dos campos teóricos do Ensino de História escolar e educação em museus. Este trabalho também trouxe algumas reflexões sobre o Programa Cultura é Currículo, política pública promovida pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), no estado de São Paulo, que vigorou entre 2009 e 2014 e promovia visitas a diversos espaços culturais, como o Museu Paulista. Ao final, essa pesquisa traz diretrizes procedimentais que podem servir como referencial para o planejamento de visitas a instituições culturais, com enfoque em museus. Assim, esperamos ampliar a discussão em torno da educação museal e do uso de museus históricos nas aulas de História. Esse estudo traz voz aos docentes que visitaram o Museu Paulista e têm em suas memórias práticas educativas que podem servir tanto de registro das possibilidades que o museu trazia até aquele momento, quanto referenciais para outros docentes que busquem utilizar museus históricos em suas aulas.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSiqueira, Lucília Santoshttp://lattes.cnpq.br/0885840108935155https://lattes.cnpq.br/1199404350327013Silva, Adriane Pena da2024-02-26T18:11:40Z2024-02-26T18:11:40Z2024-02-16info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion225 f.application/pdfSILVA, Adriane Pena da. As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista. Dissertação (Mestrado em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 225 p. 2024.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70777porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T20:59:08Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70777Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T20:59:08Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista History teacher's memories of their educational practices in Museu Paulista |
title |
As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista |
spellingShingle |
As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista Silva, Adriane Pena da Ensino de História Museu Paulista relação museu-escola educativo de museu museu histórico |
title_short |
As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista |
title_full |
As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista |
title_fullStr |
As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista |
title_full_unstemmed |
As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista |
title_sort |
As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista |
author |
Silva, Adriane Pena da |
author_facet |
Silva, Adriane Pena da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Siqueira, Lucília Santos http://lattes.cnpq.br/0885840108935155 https://lattes.cnpq.br/1199404350327013 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adriane Pena da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Museu Paulista relação museu-escola educativo de museu museu histórico |
topic |
Ensino de História Museu Paulista relação museu-escola educativo de museu museu histórico |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar perspectivas sobre a relação entre o Ensino de História escolar e o uso de museus históricos por professores da Educação Básica. Por meio de entrevistas feitas com docentes que visitaram o Museu Paulista (localizado na cidade de São Paulo) entre o fim dos anos 1990 e 2013, a intenção foi refletir sobre a memória de um grupo de professores sobre as práticas de ensino utilizadas nas visitas com seus alunos. Para a realização desse estudo, foram apresentadas algumas balizas dos campos teóricos do Ensino de História escolar e educação em museus. Este trabalho também trouxe algumas reflexões sobre o Programa Cultura é Currículo, política pública promovida pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), no estado de São Paulo, que vigorou entre 2009 e 2014 e promovia visitas a diversos espaços culturais, como o Museu Paulista. Ao final, essa pesquisa traz diretrizes procedimentais que podem servir como referencial para o planejamento de visitas a instituições culturais, com enfoque em museus. Assim, esperamos ampliar a discussão em torno da educação museal e do uso de museus históricos nas aulas de História. Esse estudo traz voz aos docentes que visitaram o Museu Paulista e têm em suas memórias práticas educativas que podem servir tanto de registro das possibilidades que o museu trazia até aquele momento, quanto referenciais para outros docentes que busquem utilizar museus históricos em suas aulas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-26T18:11:40Z 2024-02-26T18:11:40Z 2024-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Adriane Pena da. As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista. Dissertação (Mestrado em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 225 p. 2024. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70777 |
identifier_str_mv |
SILVA, Adriane Pena da. As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista. Dissertação (Mestrado em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 225 p. 2024. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
225 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268335245754368 |