Processamento auditivo e musical em cantores populares com dificuldade em melodias
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
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Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60085 |
Resumo: | Objetivo: Analisar a relação entre a ocorrência de queixas de dificuldade com melodias novas em cantores profissionais e a presença de alteração do processamento auditivo. Método: Estudo observacional do tipo caso-controle, aprovado pelo CEP institucional (3.688.995). A amostra foi selecionada após um convite feito em plataforma de comunicação online da rede social de conveniência da pesquisadora. Aceitaram participar voluntariamente do estudo, seis cantores populares, profissionais há no mínimo 10 anos, adultos de 25 a 52 anos, sendo quatro mulheres e dois homens. Destes, três indivíduos com dificuldade em reprodução de melodia e com diagnóstico de TPAC (denominado Grupo 1), e três indivíduos sem essa queixa, sendo 2 com TPAC (Grupo 2) e um indivíduo normal na avaliação de PAC (grupo 3). Foram submetidos a: - uma entrevista ;- questionário Escala de Funcionamento Auditivo - Scale of Auditory Behaviors (SAB-Q), validado em 2013; avaliação do processamento auditivo composta por: teste dicótico de dígitos e ao teste dicótico consoante-vogal para avaliar a percepção de fala dicótica; ao teste de fala com ruído, e o teste SSI para avaliar a escuta monótica de baixa redundância; ao teste de padrão de frequência e ao teste de padrão de duração para avaliar a ordenação temporal de sons breves e sucessivos; e ao teste RGDT para avaliar a resolução temporal; - Bateria Montreal de Avaliação de Amusia (Montréal Battery of Evaluation of Amusia) – validada para o português do Brasil em 2010; - teste eletroacústico de emissões otoacústicas e seu efeito de supressão. Resultados: Da amostra total (6 cantores), 83% apresentaram diagnóstico de TPAC e desses, a maioria (60%) com queixa na reprodução de melodia. No teste de triagem para a amusia (MBEA), nenhum dos participantes falhou. No entanto, chamou a atenção: - um indivíduo do G1 que apresentou resultados abaixo da média em um dos testes melódicos e um dos testes rítmicos; - e um indivíduo do grupo 2 que apresentou resultado em um dos testes rítmicos abaixo da média. Ambos os indivíduos com desempenho inferior na MBEA em relação aos demais cantores avaliados. Na avaliação do processamento auditivo verificou-se que: no Grupo 1, os três participantes mostraram alteração na fala dicótica; na ordenação temporal de duração; na escuta monótica de baixa redundância (teste SSI) e normalidade na resolução temporal e teste de fala com ruido. Indicando uma coocorrência entre queixas de dificuldade de reprodução de melodias em cantores profissionais e alteração do processamento temporal e fala dicótica. No grupo 2, ambos indivíduos mostram alteração em fala dicótica, em escuta monótica de baixa redundância (teste de fala com ruido) e normalidade de resolução temporal, e a ordenação temporal foi alterada em um dos indivíduos. Indicando que a escuta monótica de baixa redundância para o teste de fala com ruido esteve alterada somente no grupo 2, isto é, sem queixa de dificuldade de reprodução rítmica e com TPAC. Na escala SAB-Q os participantes apresentaram escore bruto final mínimo de 36 e máximo de 51 pontos. Nos indivíduos do Grupo 1 e do grupo 2, o valor de SAB-Q indicou risco de TPAC que foi confirmado. O indivíduo do grupo 3 apresentou pontuação do SAB-Q de baixo risco de TPAC e apresentou avaliação normal. Assim, a escala SAB-Q se mostrou um bom instrumento de triagem de PAC nesta população. Na avaliação do efeito de supressão das emissões otoacústicas, que foi realizada em quatro indivíduos desta amostra, foi observada alteração em três indivíduos. Nos três indivíduos do Grupo 1 as EOAT foram presentes bilateralmente No entanto, dois deles apresentaram ausência do efeito de supressão. Em um dos dois indivíduos do grupo 2, a EOAT esteve presente com ausência do efeito de supressão. Os dois indivíduos restantes da amostra não realizaram a EOAT e pertencem ao grupo sem queixa melódica, sendo um com TPAC e o outro sem. Nesses indivíduos com ausência do efeito de supressão, há uma indicação de alteração na ativação do efeito inibitório da via eferente auditiva por estímulo clique. Conclusão. Na amostra avaliada, verificou-se cantores com alteração de processamento auditivo e queixa de dificuldade de reprodução melódica. Apresentar alterações nas habilidades auditivas de ordenação temporal de duração e desempenho reduzido nos testes rítmicos e melódicos do MBEA parecem estar relacionadas com relatos de alguma dificuldade com melodias novas em cantores experientes. Um viés do estudo pode ter sido que somente pessoas com alguma dificuldade auditiva se voluntariaram para fazer essa avaliação. |
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Processamento auditivo e musical em cantores populares com dificuldade em melodiasAuditory and musical processing in non-classical singers with dificulties in reproducing melodiesPercepção auditivaTranstornos da percepção auditivaReabilitaçãoTestes auditivosMúsicaAuditory perceptionCentral auditory processing disordersRehabilitationMusicAuditory testsObjetivo: Analisar a relação entre a ocorrência de queixas de dificuldade com melodias novas em cantores profissionais e a presença de alteração do processamento auditivo. Método: Estudo observacional do tipo caso-controle, aprovado pelo CEP institucional (3.688.995). A amostra foi selecionada após um convite feito em plataforma de comunicação online da rede social de conveniência da pesquisadora. Aceitaram participar voluntariamente do estudo, seis cantores populares, profissionais há no mínimo 10 anos, adultos de 25 a 52 anos, sendo quatro mulheres e dois homens. Destes, três indivíduos com dificuldade em reprodução de melodia e com diagnóstico de TPAC (denominado Grupo 1), e três indivíduos sem essa queixa, sendo 2 com TPAC (Grupo 2) e um indivíduo normal na avaliação de PAC (grupo 3). Foram submetidos a: - uma entrevista ;- questionário Escala de Funcionamento Auditivo - Scale of Auditory Behaviors (SAB-Q), validado em 2013; avaliação do processamento auditivo composta por: teste dicótico de dígitos e ao teste dicótico consoante-vogal para avaliar a percepção de fala dicótica; ao teste de fala com ruído, e o teste SSI para avaliar a escuta monótica de baixa redundância; ao teste de padrão de frequência e ao teste de padrão de duração para avaliar a ordenação temporal de sons breves e sucessivos; e ao teste RGDT para avaliar a resolução temporal; - Bateria Montreal de Avaliação de Amusia (Montréal Battery of Evaluation of Amusia) – validada para o português do Brasil em 2010; - teste eletroacústico de emissões otoacústicas e seu efeito de supressão. Resultados: Da amostra total (6 cantores), 83% apresentaram diagnóstico de TPAC e desses, a maioria (60%) com queixa na reprodução de melodia. No teste de triagem para a amusia (MBEA), nenhum dos participantes falhou. No entanto, chamou a atenção: - um indivíduo do G1 que apresentou resultados abaixo da média em um dos testes melódicos e um dos testes rítmicos; - e um indivíduo do grupo 2 que apresentou resultado em um dos testes rítmicos abaixo da média. Ambos os indivíduos com desempenho inferior na MBEA em relação aos demais cantores avaliados. Na avaliação do processamento auditivo verificou-se que: no Grupo 1, os três participantes mostraram alteração na fala dicótica; na ordenação temporal de duração; na escuta monótica de baixa redundância (teste SSI) e normalidade na resolução temporal e teste de fala com ruido. Indicando uma coocorrência entre queixas de dificuldade de reprodução de melodias em cantores profissionais e alteração do processamento temporal e fala dicótica. No grupo 2, ambos indivíduos mostram alteração em fala dicótica, em escuta monótica de baixa redundância (teste de fala com ruido) e normalidade de resolução temporal, e a ordenação temporal foi alterada em um dos indivíduos. Indicando que a escuta monótica de baixa redundância para o teste de fala com ruido esteve alterada somente no grupo 2, isto é, sem queixa de dificuldade de reprodução rítmica e com TPAC. Na escala SAB-Q os participantes apresentaram escore bruto final mínimo de 36 e máximo de 51 pontos. Nos indivíduos do Grupo 1 e do grupo 2, o valor de SAB-Q indicou risco de TPAC que foi confirmado. O indivíduo do grupo 3 apresentou pontuação do SAB-Q de baixo risco de TPAC e apresentou avaliação normal. Assim, a escala SAB-Q se mostrou um bom instrumento de triagem de PAC nesta população. Na avaliação do efeito de supressão das emissões otoacústicas, que foi realizada em quatro indivíduos desta amostra, foi observada alteração em três indivíduos. Nos três indivíduos do Grupo 1 as EOAT foram presentes bilateralmente No entanto, dois deles apresentaram ausência do efeito de supressão. Em um dos dois indivíduos do grupo 2, a EOAT esteve presente com ausência do efeito de supressão. Os dois indivíduos restantes da amostra não realizaram a EOAT e pertencem ao grupo sem queixa melódica, sendo um com TPAC e o outro sem. Nesses indivíduos com ausência do efeito de supressão, há uma indicação de alteração na ativação do efeito inibitório da via eferente auditiva por estímulo clique. Conclusão. Na amostra avaliada, verificou-se cantores com alteração de processamento auditivo e queixa de dificuldade de reprodução melódica. Apresentar alterações nas habilidades auditivas de ordenação temporal de duração e desempenho reduzido nos testes rítmicos e melódicos do MBEA parecem estar relacionadas com relatos de alguma dificuldade com melodias novas em cantores experientes. Um viés do estudo pode ter sido que somente pessoas com alguma dificuldade auditiva se voluntariaram para fazer essa avaliação.Objective: This study aimed to evaluate and describe the relation between auditory processing disorders and the difficulties in reproducing melodies reported by professional singers. Method: Observational case-control study, approved by the university’s Ethics Committee (CEP) under number 3.688.995. The sample was selected forward to an invitation made on an online communication platform of the researcher's social network of convenience. Six non-classical professional singers with at least 10 years of experience, who are all adults from 25 to 52 years old, voluntarily participated in this study. They were 4 women and 2 men. From this group, three individuals reported difficulty in reproducing and memorizing melodies and three individuals had no complaints. They were submitted to an interview, to a questionnaire named Scale of Auditory Behaviors (SAB-Q), validated in 2013. They were also submitted to an assessment of their auditory processing consisting of speech in noise tests and SSW test to assess monaural low redundancy speech perception; dichotic digits test and dichotic consonant-vowel test to assess the perception of dichotic speech; to the frequency pattern test and to the duration pattern test to assess the perception of temporal ordering of short and successive sounds; and to the RGDT test to assess temporal resolution perception. The Montréal Battery of Evaluation of Amusia was used to assess amusia and was validated for Brazilian Portuguese in 2010. The volunteers were also subjected to the electroacoustic test of otoacoustic emissions and the suppression effect of otoacoustic emissions. The hypothesis of this study is that there is a relation between the reported complaints of difficulty with melodies in professional singers and alterations in their central auditory processing. Results: From the total sample of 6 singers, 83% were diagnosed with CAPD and, from this group, the majority (60%) reported difficulties in reproducing melodies. None of the participants failed in the amusia screening test (MBEA). However, it is important to observe that one individual from G1, presented below average results in one of the melodic tests and in one of the rhythmic tests; and one individual from group 2 presented below average results in one of the rhythmic tests. Both individuals showed lower performance in MBEA when compared to the other singers’ performance. After assessing the volunteer’s auditory processing, it was found that: in Group 1, all three participants showed alterations in dichotic speech perception; in the temporal ordering of duration patterns; in monoaural low-redundancy speech test (SSW) and no alterations in temporal resolution and no alterations on speech in noise test. Indicating a co-occurrence of complaints of difficulty in reproducing melodies in professional singers and alterations in auditory processing and dichotic speech. In group 2, both individuals showed alterations in dichotic speech and in monoaural low-redundancy speech tests and showed no alterations in temporal resolution. Temporal ordering of duration patterns test was altered in one of these two individuals. These results indicated that dichotic speech and monoaural low-redundancy speech listening were only altered in group 2, which means that they had no complaints of difficulty in melodic reproduction and presented CAPD. On the SAB-Q scale, participants had a minimum final gross score of 36 and a maximum of 51 points. In individuals in Groups 1 and 2, the SAB-Q values indicated a risk of CAPD which was confirmed by testing. The individual in group 3 had a SAB-Q score that showed low risk of presenting CAPD and did not present CAPD. Thus, the SAB-Q scale proved to be a good instrument for screening CAPD in this population. In the evaluation of the suppression effect of otoacoustic emissions, which was performed in four individuals in this sample, alterations were observed in three individuals. In the three individuals in Group 1, OAEs were present bilaterally. However, two of them had no suppression effect. In one of the two individuals in group 2, OAEs were present but not the suppression effect. The remaining two individuals in the sample were not submitted to the OAE testing and they belonged to the group without melodic reproduction complaints, being one with CAPD and one normal. The lack of suppression effect indicates an alteration in the activation of the inhibitory effect of the auditory efferent pathway by click stimulus. Conclusion: In the evaluated sample, there were singers with altered auditory processing and complaints of difficulty in melodic reproduction. The presence of alterations in the auditory abilities of temporal ordering of duration and reduced performance in MBEA's rhythmic and melodic tests seem to be related to reports of some difficulty with new melodies reported by experienced singers. A study bias may have been that only people with some hearing impairment had volunteered to go through this assessment.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0546134611213515http://lattes.cnpq.br/2987107610311909Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Abreu, Sarah Maiumi Ido de [UNIFESP]2021-02-01T11:30:45Z2021-02-01T11:30:45Z2021-01-26info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion117 p.application/pdfABREU, S M I de. Processamento auditivo e musical em cantores populares com dificuldade em melodias. São Paulo, 2021. 117 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação Fonoaudiologia), Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo, 2021.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60085ark:/48912/001300000zjsjporUniversidade Federal de São Paulo - UNIFESPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-10-31T20:48:52Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60085Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:45:31.486712Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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