A constituição da identidade profissional do formador do curso de Pedagogia na Unifesp Campus Guarulhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Amanda Martins [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8007551
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59974
Resumo: A constituição da identidade profissional docente do professor formador é um assunto bastante complexo que está relacionado não somente à construção da vida profissional e seu fazer docente, mas à vida pessoal de cada indivíduo que trilha percursos específicos para chegar a ser professor formador. Esse é um campo ainda pouco explorado (PASSOS, 2018), o que nos despertou o interesse em compreender, por meio de histórias de vida desses profissionais, como se constitui a identidade profissional docente do professor formador do curso de Pedagogia de uma Universidade Pública. Com o desenvolvimento da pesquisa buscamos conhecer e analisar as trajetórias de vida e de formação de alguns professores formadores que atuam no curso de Pedagogia da UNIFESP campus Guarulhos; identificar as influências da Instituição de ensino na constituição da identidade profissional docente do professor formador e desvelar os aspectos que caracterizam as (re) configurações na identidade, os processos de atribuição e pertença dos professores formadores ao longo de suas trajetórias profissionais. Para isso, realizamos um breve resgate histórico da criação da Universidade no Brasil, e do curso de Pedagogia (SCHEIBE e AGUIAR, 1999; SAVIANI, 2008; BRZEZINSKI, 1996; SILVA, 2006; SILVESTRE e PINTO, 2017), além dos estudos correlatos e da revisão bibliográfica acerca da temática estudada. Fundamentaram teoricamente nossa pesquisa estudos sobre a especificidade da docência no Ensino Superior (CUNHA, 2006; RIBEIRO, 1975; VEIGA, 2006; PIMENTA e ANASTASIOU, 2002) e estudos sobre o professor formador de professores (PASSOS 2007, 2018; COSTA, 2011; MIZUKAMI, 2006; HOBOLD, 2015). Posteriormente, realizamos discussões e estudos sobre a constituição da identidade profissional do professor formador, nos quais foram abordados os processos de socialização (DUBAR, 1997, 2005; MARCELO, 2009; PLACCO 2010). Tendo como pressuposto uma abordagem qualitativa, os dados da pesquisa foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco professores formadores do Departamento de Educação da UNIFESP campus Guarulhos, organizados e analisados em três categorias sob à análise de prosa (ANDRÉ, 1983). Os resultados revelaram que a identidade profissional docente dos professores formadores foi constituída ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais por meio da socialização com o outro: o imaginário social, o estudante e os demais formadores. Os formadores participantes têm consciência sobre esse imaginário social, sobre a opinião de alguns colegas de outras áreas e sobre o fato de que o professor não é valorizado na sociedade. No entanto, os dados revelaram que estar na UNIFESP tem outra dimensão, pois eles se percebem como formadores e existe a identificação e pertencimento com o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia e sua natureza teórico-prática, a concepção de estágios curriculares tendo como um dos pressupostos a imersão no Programa de Residência Pedagógica, sua parceria com as escolas públicas e trabalho colaborativo. Identificamos quais escolhas e caminhos cada participante da pesquisa realizou até se constituir professor formador, destacamos ainda a influência do contexto institucional como lócus em sua constituição identitária. Observamos também que a identidade profissional passa por momentos de desconstrução e reconstrução e, entre seus indicadores, destacamos: a consciência e pertencimento de ser formador, a compreensão do processo de partilha e trabalho colaborativo, consciência dos benefícios da interação (eu e os outros) e da formação permanente.
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Com o desenvolvimento da pesquisa buscamos conhecer e analisar as trajetórias de vida e de formação de alguns professores formadores que atuam no curso de Pedagogia da UNIFESP campus Guarulhos; identificar as influências da Instituição de ensino na constituição da identidade profissional docente do professor formador e desvelar os aspectos que caracterizam as (re) configurações na identidade, os processos de atribuição e pertença dos professores formadores ao longo de suas trajetórias profissionais. Para isso, realizamos um breve resgate histórico da criação da Universidade no Brasil, e do curso de Pedagogia (SCHEIBE e AGUIAR, 1999; SAVIANI, 2008; BRZEZINSKI, 1996; SILVA, 2006; SILVESTRE e PINTO, 2017), além dos estudos correlatos e da revisão bibliográfica acerca da temática estudada. Fundamentaram teoricamente nossa pesquisa estudos sobre a especificidade da docência no Ensino Superior (CUNHA, 2006; RIBEIRO, 1975; VEIGA, 2006; PIMENTA e ANASTASIOU, 2002) e estudos sobre o professor formador de professores (PASSOS 2007, 2018; COSTA, 2011; MIZUKAMI, 2006; HOBOLD, 2015). Posteriormente, realizamos discussões e estudos sobre a constituição da identidade profissional do professor formador, nos quais foram abordados os processos de socialização (DUBAR, 1997, 2005; MARCELO, 2009; PLACCO 2010). Tendo como pressuposto uma abordagem qualitativa, os dados da pesquisa foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco professores formadores do Departamento de Educação da UNIFESP campus Guarulhos, organizados e analisados em três categorias sob à análise de prosa (ANDRÉ, 1983). Os resultados revelaram que a identidade profissional docente dos professores formadores foi constituída ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais por meio da socialização com o outro: o imaginário social, o estudante e os demais formadores. Os formadores participantes têm consciência sobre esse imaginário social, sobre a opinião de alguns colegas de outras áreas e sobre o fato de que o professor não é valorizado na sociedade. No entanto, os dados revelaram que estar na UNIFESP tem outra dimensão, pois eles se percebem como formadores e existe a identificação e pertencimento com o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia e sua natureza teórico-prática, a concepção de estágios curriculares tendo como um dos pressupostos a imersão no Programa de Residência Pedagógica, sua parceria com as escolas públicas e trabalho colaborativo. Identificamos quais escolhas e caminhos cada participante da pesquisa realizou até se constituir professor formador, destacamos ainda a influência do contexto institucional como lócus em sua constituição identitária. Observamos também que a identidade profissional passa por momentos de desconstrução e reconstrução e, entre seus indicadores, destacamos: a consciência e pertencimento de ser formador, a compreensão do processo de partilha e trabalho colaborativo, consciência dos benefícios da interação (eu e os outros) e da formação permanente.The constitution of the professional identity of the teacher trainer is a very complex subject that is related not only to the construction of professional life and your job, but also to the personal life of each individual that traces specific paths to become a teacher trainer. This is a field that has not yet been explored (PASSOS, 2018), which has aroused our interest in understanding, through life histories of these professionals, how the teacher´s identity of the Pedagogy course of a Public University is constituted. With the development of the research we seek to know and analyze the life and training trajectories of some teacher trainers who work in the course of Pedagogy of UNIFESP Campus Guarulhos; to identify the influences of the teaching institution on the constitution of the teacher's professional identity of the teacher trainer and to reveal the aspects that characterize the (re) configurations in the identity, the processes of attribution and belonging of the teacher trainers throughout their professional trajectories. For this, we made a brief historical rescue of the creation of the University in Brazil, and the course of Pedagogy (SCHEIBE e AGUIAR, 1999; SAVIANI, 2008; BRZEZINSKI, 1996; SILVA, 2006; SILVESTRE e PINTO, 2017), besides the related studies and the bibliographic review about the subject studied. We base our research theoretically on the specificity of teaching in Higher Education in (CUNHA, 2006; RIBEIRO, 1975; VEIGA, 2006; PIMENTA e ANASTASIOU, 2002) and trainer teacher education studies (PASSOS 2007, 2018; COSTA, 2011; MIZUKAMI, 2006; HOBOLD, 2015). Subsequently, we held discussions and studies on the constitution of the professional identity of the teacher trainer, in which the socialization processes were approached (DUBAR, 1997, 2005; MARCELO, 2009; PLACCO 2010). Based on a qualitative approach, the research data were produced through semi-structured interviews with five teachers from the Department of Education of UNIFESP Campus Guarulhos, organized and analyzed in three categories under prose analysis (ANDRÉ, 1983). The results revealed that the professional identity of the teacher trainers was constituted throughout their personal and professional trajectories through the socialization with the other: the social imaginary, the student and the other trainers. Participating trainers are aware of this social imaginary, on the opinion of some colleagues from other areas and about the fact that the teacher is not valued in society. However, the data revealed that being in UNIFESP has another dimension, because they perceive themselves as trainers and there is identification and belonging with the Pedagogical Project of the Pedagogy Course and its theoretical and practical nature, the conception of curricular stages having as one of the assumptions the immersion in the Pedagogical Residence Program, its partnership with public schools and collaborative work. We identified which choices and paths each research participant made until he became a teacher trainer, we also highlight the influence of the institutional context as a locus in its identity constitution. We also observe that the professional identity goes through moments of deconstruction and reconstruction and, among its indicators, we highlight: the conscious and belonging of being a trainer, understanding the process of sharing and collaborative work, awareness of the benefits of interaction (self and others) and ongoing forCourse of Pedagogy.mation.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)160 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Constituição Identitária.Identidade Profissional Docente.Professor Formador.Curso De PedagogiaUniversidade Pública.Identity ConstitutionTeaching Professional IdentityTeacher Trainer.Course Of Pedagogy.Public University.A constituição da identidade profissional do formador do curso de Pedagogia na Unifesp Campus Guarulhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoEscola Pública, Formação De Professores E Práticas PedagógicasORIGINALAMANDA MARTINS AMARO.pdfapplication/pdf2087253${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59974/1/AMANDA%20MARTINS%20AMARO.pdf2e0d3b270409bbfa0c76f79b22c2d031MD51open accessTEXTAMANDA MARTINS AMARO.pdf.txtAMANDA MARTINS AMARO.pdf.txtExtracted texttext/plain408014${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59974/5/AMANDA%20MARTINS%20AMARO.pdf.txt1b07f35d0931e6d262330c39b3c57fe1MD55open accessTHUMBNAILAMANDA MARTINS AMARO.pdf.jpgAMANDA MARTINS AMARO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3671${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59974/7/AMANDA%20MARTINS%20AMARO.pdf.jpga8be37be822aaaefd6cf13b89fcdf562MD57open access11600/599742023-05-15 10:42:16.48open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59974Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:42:16Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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