Carolina e Macabéa em diálogo: narrativa, voz e subjetividade em Quarto de Despejo e A Hora da Estrela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme, Marina Ferreira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71554
Resumo: Esta pesquisa constitui-se de uma análise comparativa das vozes femininas de Macabéa e Carolina, protagonistas das respectivas obras A Hora da Estrela (1977), de Clarice Lispector, e Quarto de Despejo (1960), de Carolina Maria de Jesus. O objetivo é analisar a construção das personagens em relação à dicotomia presença e ausência de voz. Desta maneira, a comparação é realizada a partir de uma percepção sobre como duas protagonistas marginalizadas podem ser construídas por meio de uma comunicação distinta, porém que reflete as questões sociais (semelhantes) protagonizadas por elas. Para a realização da pesquisa, foi traçado um percurso de análise das construções narrativas de ambas as obras, por meio dos conceitos de autoficção, com foco nos estudos de Doubrovsky (1977) e Colonna (1989), e autobiografia, principalmente a partir da teoria do pacto autobiográfico, publicada por Phillippe Lejeune (2008). Além disso, também foi necessário compreender os tópicos que envolvem a concepção do sujeito por meio da linguagem, assim como a composição dos gêneros discursivos, como proposto por Bakhtin e Volóchinov no Círculo de Bahktin (1981). Desse modo, a partir das teorias literárias básicas, uma análise pertinente à narrativa, voz e subjetividade das protagonistas foi realizada para compreender a construção de um perfil social por meio da linguagem a que se dá as personagens e, portanto, como elas estão relacionadas.
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