Para o florescer da liberdade e da pluridiversidade – um projeto de arte/educação decolonial brasileira (para o Ensino Médio)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60651 |
Resumo: | Esta pesquisa busca refletir teoricamente acerca da arte/educação brasileira na escola básica formal e, com base nisso, propor uma nova metodologia que se fundamenta na ideia de decolonialidade. Busca encontrar um caminho de ensino da arte diferente, que considere, inclua e aplique epistemologias outras, questionando e descentralizando o cânone ocidental, para refletir a pluridiversidade do Brasil. Para tal, será realizada uma análise da literatura existente sobre arte/educação e decolonialidade, bem como de práticas artísticas que revelem tais epistemologias. Pretende-se elencar objetivos para o ensino da arte decolonial, propor um programa de conteúdos e desenvolver abordagens e estratégias, que vão ao encontro dos conteúdos propostos pelas Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, contemplando a arte africana, a arte afrobrasileira e a arte dos povos originários. O objetivo principal consiste, portanto, em desenvolver perspectivas decoloniais de abordagem para os conteúdos a serem abordados em itinerários formativos dentro da área de Linguagens e suas Tecnologias relacionados à Arte em suas diferentes manifestações e linguagens no Ensino Médio, considerando tanto os conteúdos para Vestibular (Vanguardas europeias, Modernismo brasileiro e Arte Contemporânea) como ampliando-os conforme a Lei. |
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Para o florescer da liberdade e da pluridiversidade – um projeto de arte/educação decolonial brasileira (para o Ensino Médio)For the flourishing of freedom and pluridiversity - a Brazilian decolonial art/education project (for High School)Arte/educaçãoDecolonialPluridiversidadeLei nº 10.639/2003Lei nº 11.645/2008Ensino MédioEsta pesquisa busca refletir teoricamente acerca da arte/educação brasileira na escola básica formal e, com base nisso, propor uma nova metodologia que se fundamenta na ideia de decolonialidade. Busca encontrar um caminho de ensino da arte diferente, que considere, inclua e aplique epistemologias outras, questionando e descentralizando o cânone ocidental, para refletir a pluridiversidade do Brasil. Para tal, será realizada uma análise da literatura existente sobre arte/educação e decolonialidade, bem como de práticas artísticas que revelem tais epistemologias. Pretende-se elencar objetivos para o ensino da arte decolonial, propor um programa de conteúdos e desenvolver abordagens e estratégias, que vão ao encontro dos conteúdos propostos pelas Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, contemplando a arte africana, a arte afrobrasileira e a arte dos povos originários. O objetivo principal consiste, portanto, em desenvolver perspectivas decoloniais de abordagem para os conteúdos a serem abordados em itinerários formativos dentro da área de Linguagens e suas Tecnologias relacionados à Arte em suas diferentes manifestações e linguagens no Ensino Médio, considerando tanto os conteúdos para Vestibular (Vanguardas europeias, Modernismo brasileiro e Arte Contemporânea) como ampliando-os conforme a Lei.This final paper seeks to reflect theoretically on Brazilian art/education in formal basic school and, starting from that, to propose a new methodology that is based on the idea of decoloniality. It seeks to find a different way of teaching art, which considers, includes, and applies other epistemologies, questioning and decentralizing the Western canon, in order to reflect the pluridiversity of Brazil. To this end, an analysis of the existing literature on art/education and decoloniality will be carried out, as well as of artistic practices that reveal such epistemologies. It is intended to list objectives for the teaching of decolonial art, to propose a content program, and to develop approaches and strategies, which meet the contents proposed by Laws no. 10.639/2003 and no. 11.645/2008, contemplating African art, Afro-Brazilian art, and art of the indigenous peoples. The main objective, therefore, is to develop decolonial perspectives of approach to the contents addressed in formative itineraries within the area of Languages and its Technologies related to Art in its different manifestations and languages in High School—considering both the contents for college entrance exams (European vanguards, Brazilian Modernism, and Contemporary Art) as expanding them according to the Law.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloFERREIRA, Carolin Overhoffhttp://lattes.cnpq.br/1735199899378409http://lattes.cnpq.br/4191533777228289MELONI, Larissa Lopes Brugnolo2021-03-22T20:38:03Z2021-03-22T20:38:03Z2021-02-22info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion95 f.application/pdfMELONI, Larissa Lopes Brugnolo. Para o florescer da liberdade e da pluridiversidade – um projeto de arte/educação decolonial brasileira (para o Ensino Médio). Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Guarulhos, 2021.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60651porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-10T21:51:16Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60651Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-10T21:51:16Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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