Parâmetros para o diagnóstico diferencial entre nódulo vocal e cisto de inclusão epitelial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fujita, Reginaldo Raimundo [UNIFESP]
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/00130000072dx
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/13707
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar 23 mulheres, com idade entre os 45 e 65 anos, portadoras de lesões nodulares, utilizando-se de modernos recursos de videolaringoscopia e computação gráfica, para avaliação do tipo de coaptação glótica, aferição dos valores de proporção glótica (PG) e ângulo de abertura das pregas vocais (AAPV). O intuito do mesmo foi o de se encontrar subsídios para o diagnóstico diferencial entre nódulo vocal e cisto de inclusão epitelial, e explicar a diminuição de ocorrência do nódulo vocal nesta faixa etária. O grupo com nódulo vocal apresentou sempre fenda triangula médio-posterior, enquanto que, o grupo com cisto de inclusão epitelial, apresentou, como a mais comum, a fusiforme antero-posterior. Os pârametros PG e AAPV, quando usados em conjunto, puderam separar, com clareza, as mulheres portadoras de nódulo vocal com as de cisto de inclusão epitelial. O nódulo vocal deve ser avaliado como entidade clínica, que apresenta laringe com padrão feminino, fenda triangular médio-posterior, tensão muscular e abuso vocal. A modificação da proporção glótica, após a menopausa, coincide com a redução da ocorrência do nódulo vocal.
id UFSP_524847d910e0bc9f8c2d1724c24b0935
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/13707
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Parâmetros para o diagnóstico diferencial entre nódulo vocal e cisto de inclusão epitelialDistúrbios da VozLaringe/lesõesO objetivo deste trabalho foi avaliar 23 mulheres, com idade entre os 45 e 65 anos, portadoras de lesões nodulares, utilizando-se de modernos recursos de videolaringoscopia e computação gráfica, para avaliação do tipo de coaptação glótica, aferição dos valores de proporção glótica (PG) e ângulo de abertura das pregas vocais (AAPV). O intuito do mesmo foi o de se encontrar subsídios para o diagnóstico diferencial entre nódulo vocal e cisto de inclusão epitelial, e explicar a diminuição de ocorrência do nódulo vocal nesta faixa etária. O grupo com nódulo vocal apresentou sempre fenda triangula médio-posterior, enquanto que, o grupo com cisto de inclusão epitelial, apresentou, como a mais comum, a fusiforme antero-posterior. Os pârametros PG e AAPV, quando usados em conjunto, puderam separar, com clareza, as mulheres portadoras de nódulo vocal com as de cisto de inclusão epitelial. O nódulo vocal deve ser avaliado como entidade clínica, que apresenta laringe com padrão feminino, fenda triangular médio-posterior, tensão muscular e abuso vocal. A modificação da proporção glótica, após a menopausa, coincide com a redução da ocorrência do nódulo vocal.BV UNIFESP: Teses e dissertaçõesConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pontes, Paulo Augusto de Lima [UNIFESP]Fujita, Reginaldo Raimundo [UNIFESP]2015-12-06T22:57:44Z2015-12-06T22:57:44Z1996info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion89 f.application/pdfFUJITA, Reginaldo Raimundo. Parâmetros para o diagnóstico diferencial entre nódulo vocal e cisto de inclusão epitelial. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 1996.Tese-Reginaldo Raimundo Fujita PDFA.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/13707ark:/48912/00130000072dxporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-03T20:46:06Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/13707Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:01:58.910158Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Parâmetros para o diagnóstico diferencial entre nódulo vocal e cisto de inclusão epitelial
title Parâmetros para o diagnóstico diferencial entre nódulo vocal e cisto de inclusão epitelial
spellingShingle Parâmetros para o diagnóstico diferencial entre nódulo vocal e cisto de inclusão epitelial
Fujita, Reginaldo Raimundo [UNIFESP]
Distúrbios da Voz
Laringe/lesões
title_short Parâmetros para o diagnóstico diferencial entre nódulo vocal e cisto de inclusão epitelial
title_full Parâmetros para o diagnóstico diferencial entre nódulo vocal e cisto de inclusão epitelial
title_fullStr Parâmetros para o diagnóstico diferencial entre nódulo vocal e cisto de inclusão epitelial
title_full_unstemmed Parâmetros para o diagnóstico diferencial entre nódulo vocal e cisto de inclusão epitelial
title_sort Parâmetros para o diagnóstico diferencial entre nódulo vocal e cisto de inclusão epitelial
author Fujita, Reginaldo Raimundo [UNIFESP]
author_facet Fujita, Reginaldo Raimundo [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pontes, Paulo Augusto de Lima [UNIFESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Fujita, Reginaldo Raimundo [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Distúrbios da Voz
Laringe/lesões
topic Distúrbios da Voz
Laringe/lesões
description O objetivo deste trabalho foi avaliar 23 mulheres, com idade entre os 45 e 65 anos, portadoras de lesões nodulares, utilizando-se de modernos recursos de videolaringoscopia e computação gráfica, para avaliação do tipo de coaptação glótica, aferição dos valores de proporção glótica (PG) e ângulo de abertura das pregas vocais (AAPV). O intuito do mesmo foi o de se encontrar subsídios para o diagnóstico diferencial entre nódulo vocal e cisto de inclusão epitelial, e explicar a diminuição de ocorrência do nódulo vocal nesta faixa etária. O grupo com nódulo vocal apresentou sempre fenda triangula médio-posterior, enquanto que, o grupo com cisto de inclusão epitelial, apresentou, como a mais comum, a fusiforme antero-posterior. Os pârametros PG e AAPV, quando usados em conjunto, puderam separar, com clareza, as mulheres portadoras de nódulo vocal com as de cisto de inclusão epitelial. O nódulo vocal deve ser avaliado como entidade clínica, que apresenta laringe com padrão feminino, fenda triangular médio-posterior, tensão muscular e abuso vocal. A modificação da proporção glótica, após a menopausa, coincide com a redução da ocorrência do nódulo vocal.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
2015-12-06T22:57:44Z
2015-12-06T22:57:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FUJITA, Reginaldo Raimundo. Parâmetros para o diagnóstico diferencial entre nódulo vocal e cisto de inclusão epitelial. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 1996.
Tese-Reginaldo Raimundo Fujita PDFA.pdf
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/13707
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/00130000072dx
identifier_str_mv FUJITA, Reginaldo Raimundo. Parâmetros para o diagnóstico diferencial entre nódulo vocal e cisto de inclusão epitelial. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 1996.
Tese-Reginaldo Raimundo Fujita PDFA.pdf
ark:/48912/00130000072dx
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/13707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 89 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602417435967488