Vivências de acadêmicos de enfermagem durante o cuidado prestado às pessoas com feridas
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4719 http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000600005 |
Resumo: | Compreender e apreender os sentimentos vivenciados pelos acadêmicos do curso de enfermagem quando realizam curativos, durante o estágio curricular e extracurricular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação fenomenológica. Teve como questão orientadora: Descreva os sentimentos vivenciados por você durante a realização do curativo? Este estudo revelou que os discentes de enfermagem sentem-se despreparados para a execução do curativo. Também têm várias dificuldades como tocar uma pessoa que lhes é desconhecida, dificuldade para associar a teoria à prática. Vivenciaram emoções positivas como prazer e negativas como angústia, insegurança, medo e vergonha. Acreditamos que o relacionamento docente e discente será enriquecido se houver a criação de um espaço para discussão de suas vivências. Isso pode configurar-se como uma das formas de apoio que observamos ser necessária ao aluno frente às dificuldades enfrentadas nesse período de sua formação acadêmica. |
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Salomé, Geraldo Magela [UNIFESP]Espósito, Vitória Helena Cunha [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:38:54Z2015-06-14T13:38:54Z2008-12-01Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 6, p. 822-827, 2008.0034-7167http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4719http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000600005S0034-71672008000600005.pdfS0034-7167200800060000510.1590/S0034-71672008000600005Compreender e apreender os sentimentos vivenciados pelos acadêmicos do curso de enfermagem quando realizam curativos, durante o estágio curricular e extracurricular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação fenomenológica. Teve como questão orientadora: Descreva os sentimentos vivenciados por você durante a realização do curativo? Este estudo revelou que os discentes de enfermagem sentem-se despreparados para a execução do curativo. Também têm várias dificuldades como tocar uma pessoa que lhes é desconhecida, dificuldade para associar a teoria à prática. Vivenciaram emoções positivas como prazer e negativas como angústia, insegurança, medo e vergonha. Acreditamos que o relacionamento docente e discente será enriquecido se houver a criação de um espaço para discussão de suas vivências. Isso pode configurar-se como uma das formas de apoio que observamos ser necessária ao aluno frente às dificuldades enfrentadas nesse período de sua formação acadêmica.To learn about and understand the feelings experienced by nursing students when making bandages during curricular and extracurricular clinical practice. This is a qualitative study, with a phenomenological framework. The guiding question used was: What did you feel while making the bandage? This study revealed that nursing students feel unprepared for making bandages. Students also reported various difficulties; like touching a stranger and associating theory to practice, for instance. They experienced positive emotions, like pleasure, as well as negative feelings, such as distress, insecurity, fear, and embarrassment. We believe that the teacher-student relationship would be improved if a space is created to discuss these experiences. In fact, such as space would represent one form of support, which students need due to the difficulties they have to deal with in this period of their academic education.Comprender y aprender los sentimientos vivenciados por los académicos del pregrado en enfermería cuando realizan curaciones, durante la práctica curricular y extracurricular. Se trata de una investigación cualitativa, fundamentada en la fenomenología. Tuvo como pregunta norteadora: ¿Cuáles fueron sus sentimientos durante la realización de la curación? Este estudio reveló que los discentes de enfermería se sienten sin preparación para la ejecución de la curación. También tiene varias dificultades como tocar a una persona que le es desconocida, dificultad para asociar la teoría a la práctica. Vivenciaron emociones positivas como placer y negativas como angustia, inseguridad, miedo y vergüenza. Creemos que la relación docente y discente será enriquecido si hubiera la creación de un espacio para la discusión de sus vivencias. Eso puede configurarse como una forma de apoyo observada como necesaria para el alumno, frente a las dificultades enfrentadas en ese período de su formación académica.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, EPE, São PauloSciELO822-827porAssociação Brasileira de EnfermagemRevista Brasileira de EnfermagemEstudantes de enfermagemCicatrização de feridasHumanizaçãoEnfermagemStudents, nursingWound healingHumanizationNursingVivências de acadêmicos de enfermagem durante o cuidado prestado às pessoas com feridasNursing students experiences while caring people with woundsVivencias de estudiantes de enfermería durante el cuidado prestado a personas con heridasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0034-71672008000600005.pdfapplication/pdf56007${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4719/1/S0034-71672008000600005.pdf2f2671c96e4dc4f9306fd3a647f96dd8MD51open accessTEXTS0034-71672008000600005.pdf.txtS0034-71672008000600005.pdf.txtExtracted texttext/plain32515${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4719/21/S0034-71672008000600005.pdf.txt02568bcc589f7d01942aa077895e5eadMD521open accessTHUMBNAILS0034-71672008000600005.pdf.jpgS0034-71672008000600005.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6470${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4719/23/S0034-71672008000600005.pdf.jpgcbd070fae1e5fcfb0843db755e5c1b0bMD523open access11600/47192023-06-05 19:22:47.47open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/4719Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:22:47Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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