Enfoques da educação ambiental voltados ao tema resíduos sólidos na Região do Grande ABC/SP: uma análise baseada na Política Nacional de Resíduos Sólidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Patricia Martin [UNIFESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5743197
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49979
Resumo: A geração de resíduos sólidos cresceu 4,1% de 2012 para 2013 no Brasil, enquanto que a taxa de crescimento populacional urbano, no mesmo período, foi de 3,7%. Mais da metade desta quantidade é gerada na região sudeste, sendo o estado de São Paulo o maior gerador. A região do Grande ABC, que é composta por sete municípios, também observou um aumento maior nos seus índices de consumo e na geração de resíduos sólidos nos últimos anos, que não supera a taxa de crescimento da população. Sendo assim, é de extrema importância a incorporação de práticas de consumo consciente e questionamento do modelo produtivo atual, seja por meio da educação ou pelo estabelecimento de políticas públicas na área de resíduos sólidos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos propõe incorporar hábitos e práticas mais sustentáveis como os objetivos de não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final adequada dos rejeitos. Este estudo teve como objetivo analisar os enfoques dados pelo Poder Público á Educação Ambiental voltada ao tema de resíduos sólidos na região do Grande ABC/SP. A pesquisa teve caráter descritivo utilizando como métodos a análise documental dos planos municipais de gestão de resíduos sólidos e dados estatísticos referentes a geração e destinação dos resíduos, a entrevista semiestruturada com os gestores de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos dos municípios do Grande ABC e análise de conteúdo dos materiais impressos de educação ambiental e também das falas dos gestores entrevistados Os resultados demonstraram que o enfoque dos materiais impressos analisados e as práticas de educação ambiental exemplificadas pelos entrevistados tiveram caráter pragmático. Foi observado também que a coleta seletiva é o principal tema a ser tratado na Educação Ambiental dos municípios pesquisados. Quanto a gestão de resíduos sólidos foi verificado que todos os municípios participantes da pesquisa contemplaram em seu plano municipal os itens obrigatórios propostos pela Lei 12305/2010. Lacunas importantes foram observadas a partir das entrevistas com os gestores/responsáveis pela Educação Ambiental e Resíduos Sólidos dos municípios: logística reversa ineficiente, a problemática dos resíduos de construção civil, corpo técnico e estrutura não compatível com a demanda.
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Sendo assim, é de extrema importância a incorporação de práticas de consumo consciente e questionamento do modelo produtivo atual, seja por meio da educação ou pelo estabelecimento de políticas públicas na área de resíduos sólidos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos propõe incorporar hábitos e práticas mais sustentáveis como os objetivos de não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final adequada dos rejeitos. Este estudo teve como objetivo analisar os enfoques dados pelo Poder Público á Educação Ambiental voltada ao tema de resíduos sólidos na região do Grande ABC/SP. A pesquisa teve caráter descritivo utilizando como métodos a análise documental dos planos municipais de gestão de resíduos sólidos e dados estatísticos referentes a geração e destinação dos resíduos, a entrevista semiestruturada com os gestores de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos dos municípios do Grande ABC e análise de conteúdo dos materiais impressos de educação ambiental e também das falas dos gestores entrevistados Os resultados demonstraram que o enfoque dos materiais impressos analisados e as práticas de educação ambiental exemplificadas pelos entrevistados tiveram caráter pragmático. Foi observado também que a coleta seletiva é o principal tema a ser tratado na Educação Ambiental dos municípios pesquisados. Quanto a gestão de resíduos sólidos foi verificado que todos os municípios participantes da pesquisa contemplaram em seu plano municipal os itens obrigatórios propostos pela Lei 12305/2010. Lacunas importantes foram observadas a partir das entrevistas com os gestores/responsáveis pela Educação Ambiental e Resíduos Sólidos dos municípios: logística reversa ineficiente, a problemática dos resíduos de construção civil, corpo técnico e estrutura não compatível com a demanda.Solid waste generation in Brazil grew by 4.1% from 2012 to 2013, while the urban population growth rate in the same period was 3.7%. More than half of this amount is generated in the southeast region, being the São Paulo state the largest generator. The Greater ABC region, which is integrated by seven counties, also observed a greater increase in its consumption indices and solid waste generation in recent years, which does not exceed the rate of population growth. Thus, it is extremely important to incorporate practices of conscious consumption and questioning the current productive model, either through education or through the establishment of public policies in the area of solid waste. The National Solid Waste Policy proposes to incorporate more sustainable practices with the objective of non-generation, reduction, reuse, recycling and treatment of solid wastes, as well as adequate disposal of tailings. This study aimed to analyze the approaches given by the Public Power to Environmental Education focused on solid waste in the Greater ABC / SP region. The research has a descriptive character using as methods document analysis, semi-structured interview and content analysis of municipal solid wastes management plans and statistical data relating to generation and destination of residues, the semi-structured interview with the managers of Environmental Education and Solid Wastes from Grande ABC counties and content analisys of the printed materials of environmental education and also of the speeches of managers interviewed.The results demonstrate that the focus of the printed materials analyzed and the environmental education practices exemplified by the interviewed has a pragmatic character. It was also observed that the selective collection is the main theme to be treated in the Environmental Education of the cities evaluated. Regarding solid waste management, it was verified that all the counties participating in the research contemplate in their town plan the mandatory items proposed by Law 12305/2010. Important gaps were observed from the interviews with the managers / heads of Environmental Education and Solid Waste of the counties: inefficient reverse logistics, the problem of construction waste, technical staff and structure not compatible with demand.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)101 p.porUniversidade Federal de São PauloResíduos sólidosEducação ambientalPolítica Nacional de Resíduos SólidosConsumo conscientePlanos de gerenciamento de resíduos sólidosSolid wasteEnvironmental educationNational solid waste policyConscious ConsumptionSolid waste management plansEnfoques da educação ambiental voltados ao tema resíduos sólidos na Região do Grande ABC/SP: uma análise baseada na Política Nacional de Resíduos Sólidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPDiadema, Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e FarmacêuticasAnálise Ambiental IntegradaAnálise Ambiental IntegradaControle e Remediação AmbientalORIGINALDissertacao_ PPGAI versao final Patricia Martin Alves.pdfDissertacao_ PPGAI versao final Patricia Martin Alves.pdfapplication/pdf3283661${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49979/1/Dissertacao_%20PPGAI%20versao%20final%20Patricia%20Martin%20Alves.pdfbbcaa0e418504d5a60cdcadb4c8a6682MD51open accessTEXTDissertacao_ PPGAI versao final Patricia Martin Alves.pdf.txtDissertacao_ PPGAI versao final Patricia Martin Alves.pdf.txtExtracted texttext/plain252992${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49979/11/Dissertacao_%20PPGAI%20versao%20final%20Patricia%20Martin%20Alves.pdf.txt9217ca6253f29715f83ea82a0216f6e9MD511open accessTHUMBNAILDissertacao_ PPGAI versao final Patricia Martin Alves.pdf.jpgDissertacao_ PPGAI versao final Patricia Martin Alves.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5027${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49979/13/Dissertacao_%20PPGAI%20versao%20final%20Patricia%20Martin%20Alves.pdf.jpg3b768b1c616c92f3f706f01adca8e052MD513open access11600/499792022-08-01 22:40:54.389open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/49979Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:09:28.986509Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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