Fatores relacionados à eficiência da propulsão em cadeira de rodas manual de usuários com paraplegia devido à lesão medular
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2526-89102020005015201&lng=pt&nrm=iso https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoar1935. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60132 |
Resumo: | Introdução Indivíduos com paraplegia devido à lesão medular (LM) realizam propulsão de cadeira de rodas manual (CRM), a fim de promover mobilidade funcional para realização das atividades cotidianas. No entanto, a ineficiência da propulsão causada pela inadequada configuração da CRM, assim como dores e lesões nos membros superiores (MMSS), pode resultar na diminuição da mobilidade do usuário. Objetivo Por meio da metodologia da revisão integrativa, buscou-se identificar e avaliar fatores relacionados à eficiência da propulsão em CRM de usuários com paraplegia devido à LM. Método Foram selecionados estudos indexados na PubMed, LILACS e SciELO sobre a biomecânica da propulsão de usuários de CRM com paraplegia devido à LM, entre os anos de 2008 e 2018. Resultados Dentre os 10 estudos incluídos na revisão, dois foram classificados como nível III-2 e oito como nível IV de evidência. Foram identificados como fatores relacionados à eficiência da propulsão: os momentos não propulsivos; a velocidade dos MMSS na fase de recuperação; a posição da mão no período de liberação; o tamanho do encosto; a manutenção do peso corporal; o nível de atividade diária e a força de adutores de ombro; a intensidade da propulsão; a orientação dos MMSS; e o tempo de LM. Conclusão As evidências sobre ciclo e padrões de propulsão, configurações de CRM, características do usuário e dores e lesões nos MMSS demonstraram ser fatores relacionados à eficiência da propulsão em CRM de usuários com paraplegia devido à LM |
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Fatores relacionados à eficiência da propulsão em cadeira de rodas manual de usuários com paraplegia devido à lesão medularFactors related to propulsion efficiency in manual wheelchair users with paraplegia due to spinal cord injuryCadeira de RodasParaplegiaTraumatismos da Medula EspinalBiomecânicaWheelchairParaplegiaSpinal Cord InjuriesBiomechanicsIntrodução Indivíduos com paraplegia devido à lesão medular (LM) realizam propulsão de cadeira de rodas manual (CRM), a fim de promover mobilidade funcional para realização das atividades cotidianas. No entanto, a ineficiência da propulsão causada pela inadequada configuração da CRM, assim como dores e lesões nos membros superiores (MMSS), pode resultar na diminuição da mobilidade do usuário. Objetivo Por meio da metodologia da revisão integrativa, buscou-se identificar e avaliar fatores relacionados à eficiência da propulsão em CRM de usuários com paraplegia devido à LM. Método Foram selecionados estudos indexados na PubMed, LILACS e SciELO sobre a biomecânica da propulsão de usuários de CRM com paraplegia devido à LM, entre os anos de 2008 e 2018. Resultados Dentre os 10 estudos incluídos na revisão, dois foram classificados como nível III-2 e oito como nível IV de evidência. Foram identificados como fatores relacionados à eficiência da propulsão: os momentos não propulsivos; a velocidade dos MMSS na fase de recuperação; a posição da mão no período de liberação; o tamanho do encosto; a manutenção do peso corporal; o nível de atividade diária e a força de adutores de ombro; a intensidade da propulsão; a orientação dos MMSS; e o tempo de LM. Conclusão As evidências sobre ciclo e padrões de propulsão, configurações de CRM, características do usuário e dores e lesões nos MMSS demonstraram ser fatores relacionados à eficiência da propulsão em CRM de usuários com paraplegia devido à LMIntroduction: Individuals with paraplegia due to spinal cord injury (SCI) perform manual wheelchair (MWC) propulsion to promote functional mobility to perform daily activities. However, the inefficiency of propulsion caused by inadequate MWC setting, as well as pain and upper limb injury (UL), can result in decreased user mobility. Objective: Through the methodology of the integrative review, sought to identify and evaluate factors related to propulsion efficiency in MWC of users with paraplegia due to SCI. Method: We selected indexed studies in PubMed, LILACS, and SciELO on the biomechanics of the propulsion of users with paraplegia due to SCI between 2008 and 2018. Results: Among the 10 studies included in the review, two studies were classified as level III-2 and eight as level IV evidence. Factors related to propulsion efficiency were identified as: non-propulsive moments; the speed of the UL in the recovery phase; the position of the hand in the release period; the size of the backrest; maintaining body weight; the level of daily activity and shoulder adduction strength; the intensity of the propulsion; the orientation of the UL and the SCI time. Conclusion: Evidence regarding the cycle and propulsion patterns, MWC settings, user characteristics, and pain and injury in the UL proved to be factors related to propulsion efficiency in MWC of users with SCI paraplegia.Cad. Bras. Ter. Ocuphttp://lattes.cnpq.br/7869059238387906Curi, Haidar Tafner [UNIFESP]Lima, Jaqueline deFerretti, Eliana Chaves [UNIFESP]2021-02-09T18:50:48Z2021-02-09T18:50:48Z2020-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2526-89102020005015201&lng=pt&nrm=isohttps://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoar1935.2526-8910https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60132porCadernos Brasileiros de Terapia OcupacionalSão Carlos Brasil, São Paulo, Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-09T11:08:17Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60132Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-09T11:08:17Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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