A Escolarização Dos Corpos Na Escola Pública: O Desafio Da Inclusão De Uma Criança Com Deficiência Frente À Esportivização Das Aulas De Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcus Vinicius Palmeira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6539264
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52624
Resumo: Esta Tese Pesquisou A Presença Dos Temas Inclusão E Deficiência Em Aulas De Educação Física Em Escola Pública Previamente Escolhida Para A Pesquisa De Campo. O Objetivo Principal Foi O De Analisar O Impacto Das Práticas Esportivizantes Na Produção De Estratégias Inclusivas. Com Base Em Pesquisa Participante, Que Se Inspirou Em Estudos Etnográficos Atentos À Importância Dos Detalhes, As Atividades Foram Acompanhadas De Perto E Por Dentro Da Instituição De Modo A Registrar Cenas Específicas Nos Muitos Cenários Institucionais. Foi Escolhida Uma Criança Com Deficiência Física Para Acompanhamento Intenso E Contínuo. Foi Possível Constatar Que A Hegemonia Do Esporte De Alto Rendimento E Das Práticas Esportivizantes Tem Repercussões Negativas Para Todos Os Alunos Percebidos Como Fora Do Padrão, Especialmente O Aluno Com Deficiência.
id UFSP_5647c457ff0543494df46ca4593e3877
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/52624
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Silva, Marcus Vinicius Palmeira [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]2020-03-25T12:10:16Z2020-03-25T12:10:16Z2018-09-28https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6539264https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/526242018-0565.pdfEsta Tese Pesquisou A Presença Dos Temas Inclusão E Deficiência Em Aulas De Educação Física Em Escola Pública Previamente Escolhida Para A Pesquisa De Campo. O Objetivo Principal Foi O De Analisar O Impacto Das Práticas Esportivizantes Na Produção De Estratégias Inclusivas. Com Base Em Pesquisa Participante, Que Se Inspirou Em Estudos Etnográficos Atentos À Importância Dos Detalhes, As Atividades Foram Acompanhadas De Perto E Por Dentro Da Instituição De Modo A Registrar Cenas Específicas Nos Muitos Cenários Institucionais. Foi Escolhida Uma Criança Com Deficiência Física Para Acompanhamento Intenso E Contínuo. Foi Possível Constatar Que A Hegemonia Do Esporte De Alto Rendimento E Das Práticas Esportivizantes Tem Repercussões Negativas Para Todos Os Alunos Percebidos Como Fora Do Padrão, Especialmente O Aluno Com Deficiência.This Thesis Investigated The Presence Of Inclusion And Disability Themes In Public School Physical Education Classes Previously Chosen For Field Research. The Main Objective Was To Analyze The Impact Of Sportive Practices On The Production Of Inclusive Strategies. Based On Participant Research, Which Was Inspired By Ethnographic Studies Attentive To The Importance Of Details, Activities Were Monitored Closely And Within The Institution To Record Specific Scenes In Many Institutional Settings. A Child With Physical Disability Was Chosen For Intense And Continuous Follow-Up. It Was Possible To Verify That The Hegemony Of The High Performance Sport And The Sportive Practices Has Negative Repercussions For All The Students Perceived As Non-Standard, Especially The Student With A Disability.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)216 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação Física EscolarEsportivizaçãoInclusãoDeficiênciasDiferençasSchool Physical EducationSportivizationInclusionDeficienciesDifferencesA Escolarização Dos Corpos Na Escola Pública: O Desafio Da Inclusão De Uma Criança Com Deficiência Frente À Esportivização Das Aulas De Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação E Saúde Na Infância E AdolescênciaMultidisciplinarORIGINAL2018-0565.pdfapplication/pdf905479${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52624/1/2018-0565.pdf4630fcf68a303dfbb75b49bd66527930MD51open accessTEXT2018-0565.pdf.txt2018-0565.pdf.txtExtracted texttext/plain363950${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52624/5/2018-0565.pdf.txt8cee7c367cff89312c7627736b4bef85MD55open accessTHUMBNAIL2018-0565.pdf.jpg2018-0565.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4791${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52624/7/2018-0565.pdf.jpgde7f442f5bf1e27aa65137ab75f1619eMD57open access11600/526242023-05-15 10:49:15.759open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52624Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:49:15Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A Escolarização Dos Corpos Na Escola Pública: O Desafio Da Inclusão De Uma Criança Com Deficiência Frente À Esportivização Das Aulas De Educação Física
title A Escolarização Dos Corpos Na Escola Pública: O Desafio Da Inclusão De Uma Criança Com Deficiência Frente À Esportivização Das Aulas De Educação Física
spellingShingle A Escolarização Dos Corpos Na Escola Pública: O Desafio Da Inclusão De Uma Criança Com Deficiência Frente À Esportivização Das Aulas De Educação Física
Silva, Marcus Vinicius Palmeira [UNIFESP]
Educação Física Escolar
Esportivização
Inclusão
Deficiências
Diferenças
School Physical Education
Sportivization
Inclusion
Deficiencies
Differences
title_short A Escolarização Dos Corpos Na Escola Pública: O Desafio Da Inclusão De Uma Criança Com Deficiência Frente À Esportivização Das Aulas De Educação Física
title_full A Escolarização Dos Corpos Na Escola Pública: O Desafio Da Inclusão De Uma Criança Com Deficiência Frente À Esportivização Das Aulas De Educação Física
title_fullStr A Escolarização Dos Corpos Na Escola Pública: O Desafio Da Inclusão De Uma Criança Com Deficiência Frente À Esportivização Das Aulas De Educação Física
title_full_unstemmed A Escolarização Dos Corpos Na Escola Pública: O Desafio Da Inclusão De Uma Criança Com Deficiência Frente À Esportivização Das Aulas De Educação Física
title_sort A Escolarização Dos Corpos Na Escola Pública: O Desafio Da Inclusão De Uma Criança Com Deficiência Frente À Esportivização Das Aulas De Educação Física
author Silva, Marcus Vinicius Palmeira [UNIFESP]
author_facet Silva, Marcus Vinicius Palmeira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcus Vinicius Palmeira [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]
contributor_str_mv Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Esportivização
Inclusão
Deficiências
Diferenças
topic Educação Física Escolar
Esportivização
Inclusão
Deficiências
Diferenças
School Physical Education
Sportivization
Inclusion
Deficiencies
Differences
dc.subject.eng.fl_str_mv School Physical Education
Sportivization
Inclusion
Deficiencies
Differences
description Esta Tese Pesquisou A Presença Dos Temas Inclusão E Deficiência Em Aulas De Educação Física Em Escola Pública Previamente Escolhida Para A Pesquisa De Campo. O Objetivo Principal Foi O De Analisar O Impacto Das Práticas Esportivizantes Na Produção De Estratégias Inclusivas. Com Base Em Pesquisa Participante, Que Se Inspirou Em Estudos Etnográficos Atentos À Importância Dos Detalhes, As Atividades Foram Acompanhadas De Perto E Por Dentro Da Instituição De Modo A Registrar Cenas Específicas Nos Muitos Cenários Institucionais. Foi Escolhida Uma Criança Com Deficiência Física Para Acompanhamento Intenso E Contínuo. Foi Possível Constatar Que A Hegemonia Do Esporte De Alto Rendimento E Das Práticas Esportivizantes Tem Repercussões Negativas Para Todos Os Alunos Percebidos Como Fora Do Padrão, Especialmente O Aluno Com Deficiência.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6539264
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52624
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2018-0565.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6539264
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52624
identifier_str_mv 2018-0565.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 216 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52624/1/2018-0565.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52624/5/2018-0565.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52624/7/2018-0565.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4630fcf68a303dfbb75b49bd66527930
8cee7c367cff89312c7627736b4bef85
de7f442f5bf1e27aa65137ab75f1619e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764187739357184