Cosméticos para a população negra: uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Laísa Aliandro dos [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
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Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61606
Resumo: O Brasil é o quarto maior país do mundo em consumo de produtos de higiene, cosméticos e artigos de perfumaria. Entretanto, negros (pretos e pardos), que representam 54% da população, ainda são minoria no escopo destes produtos. Neste contexto, esse trabalho tem como objetivo estudar o desenvolvimento e formulação de produtos capilares e maquiagem, considerando as diferenças entre negros e caucasianos e também analisar tendências de mercado, padrões de consumo e comunicação com o consumidor final. Foi observado o aumento no número de produtos que atendessem características específicas e/ou predominantes da população negra como pele escura e cabelo crespo, respectivamente. Na última década houve aumento da oferta de maquiagem em tons escuros, especialmente base e corretivo, e linhas capilares especialmente para cabelos crespos e cacheados. Apesar desse movimento da indústria, pouca produção acadêmica sobre o tema foi encontrada.
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