O ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia na cidade de Manaus-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Plínio José Cavalcante [UNIFESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20579
Resumo: No presente estudo, com abordagem quantitativo-qualitativa, realizado por meio da análise documental, da aplicação de questionários e da realização de entrevistas, foi estudado o ensino da ética/bioética em cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia em três instituições universitárias da cidade de ManausAmazonas-Brasil, em 2004. Os principais resultados mostraram que a ética é ensinada em todos os cursos estudados, sob a forma de disciplina autônoma em 55% dos cursos e disciplina associada em 45% dos cursos. Na maioria dos cursos de enfermagem e medicina a ética é ensinada nos dois primeiros anos da graduação; nos cursos de odontologia a ética é ensinada nos terceiro e quarto anos da graduação. Na maioria dos cursos a ética apresenta tanto conteúdos de ética profissional (deontologia) quanto de bioética. Diversificadas estratégias de ensino-aprendizagem foram utilizadas nos diferentes cursos. As estratégias avaliativas são mais conservadoras, sendo adotadas as provas escritas na maioria dos cursos estudados. O ensino da ética, em regra, está sob responsabilidade de um único professor. A idade média dos docentes é de 46 anos e o tempo de docência variou de 4 (quatro) a 30 (trinta) anos. Somente 01 (um) docente possui doutorado, 02 (dois) docentes possuem mestrado e os outros 06 (seis) docentes são especialistas. Experiência profissional e domínio dos conteúdos foram considerados os principais atributos de um bom professor de ética. Conclui-se que o ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia nas instituições universitárias de Manaus apresentam características bastante semelhantes àquelas verificadas em cursos similares do Brasil e do exterior, com tendência para a melhoria na qualidade deste ensino.
id UFSP_5b3d6648ad0aab4d5502ab50974c7eb9
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/20579
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling O ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia na cidade de Manaus-AMThe teaching of ethics and bioethics in nursery, medical and dental courses in Manaus-AmzonEnsinoÉticaBioéticaEnfermagemMedicinaOdontologiaNo presente estudo, com abordagem quantitativo-qualitativa, realizado por meio da análise documental, da aplicação de questionários e da realização de entrevistas, foi estudado o ensino da ética/bioética em cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia em três instituições universitárias da cidade de ManausAmazonas-Brasil, em 2004. Os principais resultados mostraram que a ética é ensinada em todos os cursos estudados, sob a forma de disciplina autônoma em 55% dos cursos e disciplina associada em 45% dos cursos. Na maioria dos cursos de enfermagem e medicina a ética é ensinada nos dois primeiros anos da graduação; nos cursos de odontologia a ética é ensinada nos terceiro e quarto anos da graduação. Na maioria dos cursos a ética apresenta tanto conteúdos de ética profissional (deontologia) quanto de bioética. Diversificadas estratégias de ensino-aprendizagem foram utilizadas nos diferentes cursos. As estratégias avaliativas são mais conservadoras, sendo adotadas as provas escritas na maioria dos cursos estudados. O ensino da ética, em regra, está sob responsabilidade de um único professor. A idade média dos docentes é de 46 anos e o tempo de docência variou de 4 (quatro) a 30 (trinta) anos. Somente 01 (um) docente possui doutorado, 02 (dois) docentes possuem mestrado e os outros 06 (seis) docentes são especialistas. Experiência profissional e domínio dos conteúdos foram considerados os principais atributos de um bom professor de ética. Conclui-se que o ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia nas instituições universitárias de Manaus apresentam características bastante semelhantes àquelas verificadas em cursos similares do Brasil e do exterior, com tendência para a melhoria na qualidade deste ensino.In this current study, by quantitative e qualitative approach, conducted by a survey using documents analysis, questionnaires and interviews, was evaluated the teaching of ethics and bioethics in undergraduate courses of nursing, medicine and dentistry in three universities (public and private) at the city of Manaus-Amazon in 2004. The curricula showed that ethics is taught in all courses, as an autonomous subject in 55% of these courses and associated subject in 45% of these courses. In most courses it presents as may contents of professional ethics (deontology) as of bioethics. Various teaching-learning strategies were used in different courses. Formal evaluative techniques were used as written exams. Only one teacher was responsible for ethics teaching. Forty-six years old was the teachers’ average age and teaching time varied from 4 (four) to 30 (thirty) years. Only one teacher has doctor’s degree, two teachers have master’s degree and others six teachers are specialists. Professional experience and cognitive domain were considered the main attributes to be a good ethics teacher. The author concludes that the teaching of ethics and bioethics in nursery, medical and dental undergraduate courses at colleges of the city of ManausAmazon-Brazil shows very similar characteristics to the others reports, although there appears to be a trend towards improvement of this teaching-learning process.BV UNIFESP: Teses e dissertaçõesUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Batista, Nildo Alves [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Monteiro, Plínio José Cavalcante [UNIFESP]2015-12-06T23:05:33Z2015-12-06T23:05:33Z2005info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion152 f.application/pdfMONTEIRO, Plínio José Cavalcante. O ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia na cidade de Manaus-AM. 2005. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.Publico-20579.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20579porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-28T19:06:31Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/20579Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-28T19:06:31Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia na cidade de Manaus-AM
The teaching of ethics and bioethics in nursery, medical and dental courses in Manaus-Amzon
title O ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia na cidade de Manaus-AM
spellingShingle O ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia na cidade de Manaus-AM
Monteiro, Plínio José Cavalcante [UNIFESP]
Ensino
Ética
Bioética
Enfermagem
Medicina
Odontologia
title_short O ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia na cidade de Manaus-AM
title_full O ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia na cidade de Manaus-AM
title_fullStr O ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia na cidade de Manaus-AM
title_full_unstemmed O ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia na cidade de Manaus-AM
title_sort O ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia na cidade de Manaus-AM
author Monteiro, Plínio José Cavalcante [UNIFESP]
author_facet Monteiro, Plínio José Cavalcante [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Plínio José Cavalcante [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Ética
Bioética
Enfermagem
Medicina
Odontologia
topic Ensino
Ética
Bioética
Enfermagem
Medicina
Odontologia
description No presente estudo, com abordagem quantitativo-qualitativa, realizado por meio da análise documental, da aplicação de questionários e da realização de entrevistas, foi estudado o ensino da ética/bioética em cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia em três instituições universitárias da cidade de ManausAmazonas-Brasil, em 2004. Os principais resultados mostraram que a ética é ensinada em todos os cursos estudados, sob a forma de disciplina autônoma em 55% dos cursos e disciplina associada em 45% dos cursos. Na maioria dos cursos de enfermagem e medicina a ética é ensinada nos dois primeiros anos da graduação; nos cursos de odontologia a ética é ensinada nos terceiro e quarto anos da graduação. Na maioria dos cursos a ética apresenta tanto conteúdos de ética profissional (deontologia) quanto de bioética. Diversificadas estratégias de ensino-aprendizagem foram utilizadas nos diferentes cursos. As estratégias avaliativas são mais conservadoras, sendo adotadas as provas escritas na maioria dos cursos estudados. O ensino da ética, em regra, está sob responsabilidade de um único professor. A idade média dos docentes é de 46 anos e o tempo de docência variou de 4 (quatro) a 30 (trinta) anos. Somente 01 (um) docente possui doutorado, 02 (dois) docentes possuem mestrado e os outros 06 (seis) docentes são especialistas. Experiência profissional e domínio dos conteúdos foram considerados os principais atributos de um bom professor de ética. Conclui-se que o ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia nas instituições universitárias de Manaus apresentam características bastante semelhantes àquelas verificadas em cursos similares do Brasil e do exterior, com tendência para a melhoria na qualidade deste ensino.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2015-12-06T23:05:33Z
2015-12-06T23:05:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTEIRO, Plínio José Cavalcante. O ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia na cidade de Manaus-AM. 2005. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.
Publico-20579.pdf
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20579
identifier_str_mv MONTEIRO, Plínio José Cavalcante. O ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia na cidade de Manaus-AM. 2005. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.
Publico-20579.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 152 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268409524781056