Reabilitação vestibular em idosos com disfunção vestibular: estudo retrospectivo
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
dARK ID: | ark:/48912/0013000007p9m |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/62354 |
Resumo: | Introdução: O equilíbrio corporal se dá a partir da integração das informações sensoriais advindas dos sistemas vestibular, visual e somatossensorial. Qualquer conflito entre essas informações poderá impactar no equilíbrio do indivíduo. O envelhecimento afeta esses sistemas sensoriais, bem como o processamento das informações sensoriais pelo SNC, contribuindo para o desequilíbrio corporal no idoso. A prevalência da disfunção vestibular aumenta com a idade, podendo resultar em quedas, medo de cair, perda da confiança no equilíbrio corporal, ansiedade e depressão. A reabilitação vestibular é um programa de exercícios baseados nos mecanismos centrais de compensação vestibular: adaptação vestibular, substituição e habituação. Por meio da realização de exercícios envolvendo olhos, cabeça e corpo, visa promover e acelerar o processo de compensação vestibular, melhorando o equilíbrio corporal. Considerando a alta prevalência de tontura e quedas em adultos de meia idade e idosos, destaca-se a importância do estudo da reabilitação vestibular como uma ferramenta terapêutica para intervenção das disfunções vestibulares. Objetivo: Avaliar o efeito da reabilitação vestibular sobre o equilíbrio corporal, o risco de queda e a qualidade de vida em adultos de meia idade e idosos com disfunção vestibular. Método: Estudo retrospectivo descritivo longitudinal. Foi utilizado um banco de dados constituído por avaliação pré e pós reabilitação vestibular de 16 indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos. Foram analisados os dados dos seguintes testes: Timed Up and Go (TUG), Teste de Sentar e Levantar, Teste de Alcance Funcional Anterior (TAF), Índice de Marcha Dinâmica (Dynamic Gait Index-DGI), Escala Visual Analógica e Questionário de Handicap da Tontura (Dizziness Handicap Inventory-DHI). Resultados: Houve diferença significativa entre os momentos pré e pós-reabilitação vestibular para todos os instrumentos utilizados na avaliação, com exceção do TAF e da DGI. Conclusão: houve melhora significante do equilíbrio corporal, redução do risco de queda e diminuição do impacto da tontura na qualidade de vida de adultos de meia idade e idosos com disfunção vestibular após a reabilitação vestibular. |
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Reabilitação vestibular em idosos com disfunção vestibular: estudo retrospectivoTonturaAdultos de Meia IdadeIdososEquilíbrio PosturalQualidade de VidaIntrodução: O equilíbrio corporal se dá a partir da integração das informações sensoriais advindas dos sistemas vestibular, visual e somatossensorial. Qualquer conflito entre essas informações poderá impactar no equilíbrio do indivíduo. O envelhecimento afeta esses sistemas sensoriais, bem como o processamento das informações sensoriais pelo SNC, contribuindo para o desequilíbrio corporal no idoso. A prevalência da disfunção vestibular aumenta com a idade, podendo resultar em quedas, medo de cair, perda da confiança no equilíbrio corporal, ansiedade e depressão. A reabilitação vestibular é um programa de exercícios baseados nos mecanismos centrais de compensação vestibular: adaptação vestibular, substituição e habituação. Por meio da realização de exercícios envolvendo olhos, cabeça e corpo, visa promover e acelerar o processo de compensação vestibular, melhorando o equilíbrio corporal. Considerando a alta prevalência de tontura e quedas em adultos de meia idade e idosos, destaca-se a importância do estudo da reabilitação vestibular como uma ferramenta terapêutica para intervenção das disfunções vestibulares. Objetivo: Avaliar o efeito da reabilitação vestibular sobre o equilíbrio corporal, o risco de queda e a qualidade de vida em adultos de meia idade e idosos com disfunção vestibular. Método: Estudo retrospectivo descritivo longitudinal. Foi utilizado um banco de dados constituído por avaliação pré e pós reabilitação vestibular de 16 indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos. Foram analisados os dados dos seguintes testes: Timed Up and Go (TUG), Teste de Sentar e Levantar, Teste de Alcance Funcional Anterior (TAF), Índice de Marcha Dinâmica (Dynamic Gait Index-DGI), Escala Visual Analógica e Questionário de Handicap da Tontura (Dizziness Handicap Inventory-DHI). Resultados: Houve diferença significativa entre os momentos pré e pós-reabilitação vestibular para todos os instrumentos utilizados na avaliação, com exceção do TAF e da DGI. Conclusão: houve melhora significante do equilíbrio corporal, redução do risco de queda e diminuição do impacto da tontura na qualidade de vida de adultos de meia idade e idosos com disfunção vestibular após a reabilitação vestibular.Universidade Federal de São PauloBranco-Barreiro, Fátima Cristina Alves [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5151016741471311http://lattes.cnpq.br/1905858695544896Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Lopes, Meneses Caroline [UNIFESP]2021-11-30T15:12:39Z2021-11-30T15:12:39Z2021-12-03info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion44 f.application/pdfLOPES, Meneses Caroline. Reabilitação vestibular em idosos com disfunção vestibular: estudo retrospectivo. São Paulo, 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2021.https://hdl.handle.net/11600/62354ark:/48912/0013000007p9mporSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T11:36:19Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62354Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:03:14.245403Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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Introdução: O equilíbrio corporal se dá a partir da integração das informações sensoriais advindas dos sistemas vestibular, visual e somatossensorial. Qualquer conflito entre essas informações poderá impactar no equilíbrio do indivíduo. O envelhecimento afeta esses sistemas sensoriais, bem como o processamento das informações sensoriais pelo SNC, contribuindo para o desequilíbrio corporal no idoso. A prevalência da disfunção vestibular aumenta com a idade, podendo resultar em quedas, medo de cair, perda da confiança no equilíbrio corporal, ansiedade e depressão. A reabilitação vestibular é um programa de exercícios baseados nos mecanismos centrais de compensação vestibular: adaptação vestibular, substituição e habituação. Por meio da realização de exercícios envolvendo olhos, cabeça e corpo, visa promover e acelerar o processo de compensação vestibular, melhorando o equilíbrio corporal. Considerando a alta prevalência de tontura e quedas em adultos de meia idade e idosos, destaca-se a importância do estudo da reabilitação vestibular como uma ferramenta terapêutica para intervenção das disfunções vestibulares. Objetivo: Avaliar o efeito da reabilitação vestibular sobre o equilíbrio corporal, o risco de queda e a qualidade de vida em adultos de meia idade e idosos com disfunção vestibular. Método: Estudo retrospectivo descritivo longitudinal. Foi utilizado um banco de dados constituído por avaliação pré e pós reabilitação vestibular de 16 indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos. Foram analisados os dados dos seguintes testes: Timed Up and Go (TUG), Teste de Sentar e Levantar, Teste de Alcance Funcional Anterior (TAF), Índice de Marcha Dinâmica (Dynamic Gait Index-DGI), Escala Visual Analógica e Questionário de Handicap da Tontura (Dizziness Handicap Inventory-DHI). Resultados: Houve diferença significativa entre os momentos pré e pós-reabilitação vestibular para todos os instrumentos utilizados na avaliação, com exceção do TAF e da DGI. Conclusão: houve melhora significante do equilíbrio corporal, redução do risco de queda e diminuição do impacto da tontura na qualidade de vida de adultos de meia idade e idosos com disfunção vestibular após a reabilitação vestibular. |
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