Programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde pró-saúde como política norteadora do processo de reformulação curricular do curso de enfermagem da Universidade federal do acre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Katiuscia Larsen de Abreu [UNIFESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=899511
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Resumo: A formação de recursos humanos em saúde tem se constituído num campo fecundo de pesquisa tanto nacional como internacionalmente. No Brasil vários programas com a finalidade de aprimoramento da força de trabalho em saúde surgiram a partir da criação do Sistema Único de Saúde – SUS e entre eles destaca-se o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde. Em paralelo um importante movimento entre a Saúde e Educação surge com o advento das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN, que potencializa o caráter contemporâneo da formação profissional em saúde. A Universidade Federal do Acre campi Rio Branco – UFAC/RB foi criada em 1974 com o Curso de Graduação em Enfermagem com o objetivo de atender as necessidades de assistência à saúde da região. Destacou-se a importância do Projeto Político Pedagógico – PPP do Curso na medida em que o mesmo sofreu apenas cinco revisões neste período de trinta e oito anos, sendo que este se configura o espaço privilegiado para estas interações. Objetivo Geral: Esta pesquisa buscou reconhecer a necessidade de mudança do processo de formação em enfermagem à luz do programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde - Pró-Saúde, bem como em consonância com as DCN para o Curso de Graduação em Enfermagem da UFAC/RB. Como objetivos específicos: Identificar o potencial do Pró-Saúde como indutor de aperfeiçoamento da integração ensino-serviço no aprimoramento do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Acre/Rio Branco - UFAC/RB; Caracterizar o processo de transformação do Curso de Enfermagem em relação à integração ensino-serviço; Investigar a mobilização e influência desencadeada pelo Pró-Saúde na Comissão Curricular do Curso de Enfermagem; Apreender as percepções dos preceptores quanto ao processo de reorientação curricular do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Acre/Rio Branco - UFAC/RB. Métodos: Uso da metodologia quali-quantitativa com as ferramentas estudo de caso, análise documental sobre os Projetos Políticos Pedagógicos – PPP do Curso de Enfermagem da UFAC/RB, das DCN e do Programa Pró-Saúde. Foi construído um instrumento atitudinal do tipo Likert com quatro dimensões com 17 assertivas validadas em seu conteúdo e estatisticamente por meio da correlação linear, teste de confiabilidade e homogeneidade. Resultados: Boa percepção quanto à mobilização e influência desencadeadas e pelo Pró-Saúde na comissão curricular do Curso de Graduação em Enfermagem da UFAC/RB; Necessidade de mudanças imediatas e aprimoramento quanto à identificação do potencial do Pró-Saúde como indutor de aperfeiçoamento da integração ensino-serviço no aprimoramento do Curso de Enfermagem da UFAC-RB; Caracterização do processo de transformação do Curso de Enfermagem da UFAC-RB em relação à integração ensino-serviço e Apreensão das percepções dos preceptores quanto ao processo de reorientação curricular do Curso de Enfermagem da UFAC-RB. Conclusão: Percepção de sintonia de todos os atores do Curso de Enfermagem da UFAC/RB; à luz do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde, DCN e PPP quanto formação de RH em Enfermagem; Necessidade de ajustes na operacionalização do processo acadêmico; Qualificação pedagógica dos docentes, diálogo mais próximo com os cenários de prática, maior integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão e oferecimento de espaço curricular para discussão de assuntos relativa à ética, cidadania, entre outros.
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No Brasil vários programas com a finalidade de aprimoramento da força de trabalho em saúde surgiram a partir da criação do Sistema Único de Saúde – SUS e entre eles destaca-se o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde. Em paralelo um importante movimento entre a Saúde e Educação surge com o advento das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN, que potencializa o caráter contemporâneo da formação profissional em saúde. A Universidade Federal do Acre campi Rio Branco – UFAC/RB foi criada em 1974 com o Curso de Graduação em Enfermagem com o objetivo de atender as necessidades de assistência à saúde da região. Destacou-se a importância do Projeto Político Pedagógico – PPP do Curso na medida em que o mesmo sofreu apenas cinco revisões neste período de trinta e oito anos, sendo que este se configura o espaço privilegiado para estas interações. Objetivo Geral: Esta pesquisa buscou reconhecer a necessidade de mudança do processo de formação em enfermagem à luz do programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde - Pró-Saúde, bem como em consonância com as DCN para o Curso de Graduação em Enfermagem da UFAC/RB. Como objetivos específicos: Identificar o potencial do Pró-Saúde como indutor de aperfeiçoamento da integração ensino-serviço no aprimoramento do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Acre/Rio Branco - UFAC/RB; Caracterizar o processo de transformação do Curso de Enfermagem em relação à integração ensino-serviço; Investigar a mobilização e influência desencadeada pelo Pró-Saúde na Comissão Curricular do Curso de Enfermagem; Apreender as percepções dos preceptores quanto ao processo de reorientação curricular do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Acre/Rio Branco - UFAC/RB. Métodos: Uso da metodologia quali-quantitativa com as ferramentas estudo de caso, análise documental sobre os Projetos Políticos Pedagógicos – PPP do Curso de Enfermagem da UFAC/RB, das DCN e do Programa Pró-Saúde. Foi construído um instrumento atitudinal do tipo Likert com quatro dimensões com 17 assertivas validadas em seu conteúdo e estatisticamente por meio da correlação linear, teste de confiabilidade e homogeneidade. Resultados: Boa percepção quanto à mobilização e influência desencadeadas e pelo Pró-Saúde na comissão curricular do Curso de Graduação em Enfermagem da UFAC/RB; Necessidade de mudanças imediatas e aprimoramento quanto à identificação do potencial do Pró-Saúde como indutor de aperfeiçoamento da integração ensino-serviço no aprimoramento do Curso de Enfermagem da UFAC-RB; Caracterização do processo de transformação do Curso de Enfermagem da UFAC-RB em relação à integração ensino-serviço e Apreensão das percepções dos preceptores quanto ao processo de reorientação curricular do Curso de Enfermagem da UFAC-RB. Conclusão: Percepção de sintonia de todos os atores do Curso de Enfermagem da UFAC/RB; à luz do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde, DCN e PPP quanto formação de RH em Enfermagem; Necessidade de ajustes na operacionalização do processo acadêmico; Qualificação pedagógica dos docentes, diálogo mais próximo com os cenários de prática, maior integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão e oferecimento de espaço curricular para discussão de assuntos relativa à ética, cidadania, entre outros.Training of human resources in health has been constituted national and international rich field of research. In Brazil, several programs aiming to improve workforce in health arose from the establishment of the Unified Health System - SUS and, among them there are the National Reorientation of Vocational Training in Health - Pro-Saúde. Similarly, an important movement between Health and Education took place with the advent of the National Curriculum Guidelines - DCN, enhancing current education for health professionals. The Universidade Federal do Acre, campus Rio Branco - UFAC/RB was established in 1974 with the Undergraduate Nursing course in order to meet the health care needs of the region. The importance of Political Pedagogical Project - PPP of the course was emphasized since it had only five revisions in thirty-eight years, being the privileged space for these interactions. General Objective: This study aimed to recognize the need to change the process of nursing education based on the National Reorientation of Vocational Training in Health – Pró-Saúde, as well as in accordance with the National Curriculum Guidelines- DCN for the Undergraduate Nursing Program at the UFAC/RB. Specific objectives: Identify the Pró-Saúde potential as an inducer of the teaching-service integration, improving the nursing course of the Universidade Federal do Acre / Rio Branco - UFAC/RB; to characterize the transformation process of the Nursing Course in relation to teaching/service integration; to investigate the mobilization and influence triggered by the Pró-Saúde in the Curriculum Committee of the Nursing Course ; apprehend managers´ perceptions about the process of curricular reorientation of the Nursing Course at the Universidade Federal do Acre / Rio Branco - UFAC/RB. Methodology: Using qualitative and quantitative approach with the following instruments: case study, documentary analysis on Pedagogical Political Projects - PPP of the Nursing Course of the UFAC/RB, the DCN and the Pró-Saúde program. A Likert-type attitudinal scale was used with four dimensions with 17 assertions in its contents and statistically validated by linear correlation, test reliability and homogeneity. Results: good perception regarding mobilization and influence triggered by Pro-Saúde in the curriculum committee of the Undergraduate Nursing Course UFAC/RB; the need for immediate changes and improvement related to the identification of Pró- Saúde potential as an inducer of improvement of the teaching-service integration in the Course of Nursing UFAC-RB; characterization of the transforming process of the Nursing Course UFAC-RB in relation to teaching-service integration and apprehension of managers' perceptions about the process of curricular reorientation of Nursing Course at UFAC-RB. Conclusion: Perception of an harmony between all actors in the Course of Nursing UFAC/RB based on the National Reorientation of Vocational Training in Health - Pró-Saúde, National Curriculum Guidelines - DCN Pedagogical Political Projects - PPP in relation to Human Resources training in Nursing; need of adjustments in the academic process operationalization; educational qualification of the academic staff, to improve practice, search for greater integration between the activities of teaching, research and extension, offering a curricular space for discussion of issues relating to ethics, citizenship, among others.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)133 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)avaliação formação em saúde enfermagem serviços de saúdeevaluationhealth trainingnursinghealth servicesPrograma nacional de reorientação da formação profissional em saúde pró-saúde como política norteadora do processo de reformulação curricular do curso de enfermagem da Universidade federal do acreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da SaúdeMultidisciplinarEnsinoORIGINAL2013-0268.pdf2013-0268.pdfapplication/pdf1538389${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46782/1/2013-0268.pdfbc37beb358e38a17daa3f445d0cdb11fMD51open accessTEXT2013-0268.pdf.txt2013-0268.pdf.txtExtracted texttext/plain175964${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46782/2/2013-0268.pdf.txt22d50774d836e21d3e65ae65a100bc76MD52open accessTHUMBNAIL2013-0268.pdf.jpg2013-0268.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4094${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46782/4/2013-0268.pdf.jpg1e0cba48c2ce7cae624d9fe86f403facMD54open access11600/467822023-05-15 01:17:52.614open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/46782Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:17:52Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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