Efeito de indicadores econômicos e de notícias veiculadas na mídia sobre o suicídio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Asevedo, Elson de Miranda [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9709108
https://hdl.handle.net/11600/64483
Resumo: Fatores de risco ambientais potencialmente modificáveis, como os relacionados ao ambiente econômico e à exposição a notícias veiculadas na mídia, têm sido associados a aumento da mortalidade por suicídio. No Brasil, eventos significativos dos últimos anos permitem investigar a associação destes fatores com comportamentos relacionados ao suicídio: no ambiente econômico, a crise iniciada em 2013; nas informações da mídia a notícia sobre o jogo Baleia Azul, que estimularia pessoas a realizarem suicídio, e a campanha Setembro Amarelo, de conscientização e orientação responsável sobre comportamento suicida. Objetivo: Verificar o efeito, sobre o suicídio, dos fatores ambientais populacionais desemprego, renda per capita e exposição a notícias relacionadas a suicídio no Brasil. Método: Esta tese é composta por dois estudos ecológicos analíticos de série temporal. No primeiro estudo, o efeito de indicadores econômicos sobre as taxas de suicídio foi estimado através do Produto Interno Bruto per capita, taxa de desemprego e taxas de suicídio do Brasil, em seis grandes capitais do país, no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2015. Os dados foram coletados nas bases do Departamento Tecnologia de Informação do Sistema Único de Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e analisados segundo modelos de equação de estimativa generalizada. O segundo estudo investigou o efeito de duas notícias veiculadas pela mídia brasileira em 2017 sobre busca de informações sobre suicídio na internet. Foram utilizadas informações da ferramenta Google Trends, uma ferramenta gratuita que mede o índice "interesse de pesquisa na Internet" (ISI), uma pontuação normalizada da probabilidade de pesquisa de um termo. O ISI diário de termos relacionados ao jogo Baleia Azul, em abril, e à campanha Setembro Amarelo, em setembro de 2017, foi correlacionado com o ISI de suicídio nos mesmos períodos. Foi utilizada a análise de correlação cruzada. Resultados: O efeito dos indicadores econômicos foi heterogêneo entre os centros, mas, de maneira geral, a variação nas taxas de suicídio foi inversamente relacionada ao desemprego e não apresentou relação significativa com o PIB. Com a divulgação de notícias sobre o jogo Baleia Azul, houve aumento da atividade na internet associada a suicídio, com pico ocorrendo sem defasagem de tempo. A campanha do Setembro Amarelo também aumentou a atividade na internet de buscas sobre suicídio, xi incluindo termos de busca por ajuda, entretanto o tamanho foi menor do que a calculada para o jogo Baleia Azul. Conclusão: Os resultados obtidos sugerem que a maior parte da variação nas taxas de suicídio de grandes centros urbanos brasileiros entre 2006 e 2015 não era explicada por indicadores econômicos gerais. Por outro lado, tanto uma notícia sensacionalista sobre suicídio quanto uma campanha de conscientização sobre suicídio se correlacionaram positivamente com probabilidade de buscas por termos relacionados a suicídio na internet.
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Objetivo: Verificar o efeito, sobre o suicídio, dos fatores ambientais populacionais desemprego, renda per capita e exposição a notícias relacionadas a suicídio no Brasil. Método: Esta tese é composta por dois estudos ecológicos analíticos de série temporal. No primeiro estudo, o efeito de indicadores econômicos sobre as taxas de suicídio foi estimado através do Produto Interno Bruto per capita, taxa de desemprego e taxas de suicídio do Brasil, em seis grandes capitais do país, no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2015. Os dados foram coletados nas bases do Departamento Tecnologia de Informação do Sistema Único de Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e analisados segundo modelos de equação de estimativa generalizada. O segundo estudo investigou o efeito de duas notícias veiculadas pela mídia brasileira em 2017 sobre busca de informações sobre suicídio na internet. Foram utilizadas informações da ferramenta Google Trends, uma ferramenta gratuita que mede o índice "interesse de pesquisa na Internet" (ISI), uma pontuação normalizada da probabilidade de pesquisa de um termo. O ISI diário de termos relacionados ao jogo Baleia Azul, em abril, e à campanha Setembro Amarelo, em setembro de 2017, foi correlacionado com o ISI de suicídio nos mesmos períodos. Foi utilizada a análise de correlação cruzada. Resultados: O efeito dos indicadores econômicos foi heterogêneo entre os centros, mas, de maneira geral, a variação nas taxas de suicídio foi inversamente relacionada ao desemprego e não apresentou relação significativa com o PIB. Com a divulgação de notícias sobre o jogo Baleia Azul, houve aumento da atividade na internet associada a suicídio, com pico ocorrendo sem defasagem de tempo. A campanha do Setembro Amarelo também aumentou a atividade na internet de buscas sobre suicídio, xi incluindo termos de busca por ajuda, entretanto o tamanho foi menor do que a calculada para o jogo Baleia Azul. Conclusão: Os resultados obtidos sugerem que a maior parte da variação nas taxas de suicídio de grandes centros urbanos brasileiros entre 2006 e 2015 não era explicada por indicadores econômicos gerais. Por outro lado, tanto uma notícia sensacionalista sobre suicídio quanto uma campanha de conscientização sobre suicídio se correlacionaram positivamente com probabilidade de buscas por termos relacionados a suicídio na internet.Potentially modifiable environmental risk factors, such as related to the economic environment and exposure to news published in the media, have been associated with increased suicide mortality. In Brazil, significant events recent years have allowed us to investigate the association of these factors with behaviors related to suicide: in the economic environment, the crisis started in 2013; in information from the media the news about the game Blue Whale, which would encourage people to carry out suicide, and the September Yellow campaign, of awareness and guidance responsible about suicidal behavior. Objective: To verify the effect, on suicide, of population environmental factors unemployment, per capita income and exposure to news related to suicide in Brazil. Method: This thesis is composed by two series analytical ecological studies temporal. In the first study, the effect of economic indicators on employment rates suicide was estimated through the Gross Domestic Product per capita, unemployment rate and suicide rates in Brazil, in six major capitals of the country, in the period from January 2006 to December 2015. Data were collected on the basis of the Department Information Technology of the Unified Health System and the Brazilian Institute of Geography and Statistics and analyzed using estimation equation models widespread. The second study investigated the effect of two news items Brazilian media in 2017 about searching for information about suicide on the internet. Were information from the Google Trends tool, a free tool that measures the Internet Research Interest Index (ISI), a standardized score for search probability for a term. The daily ISI of game-related terms Blue Whale, in April, and the September Yellow campaign, in September 2017, was correlated with the suicide ISI in the same periods. The analysis of cross correlation. Results: The effect of economic indicators was heterogeneous among centers, but, in general, the variation in suicide rates was inversely related to unemployment and showed no significant relationship with GDP. With the dissemination of news about the game Blue Whale, there was an increase in activity on the internet associated with suicide, with a peak occurring without time lag. The campaign Yellow September also increased internet search activity on suicide, xi including search terms for help, however the size was smaller than calculated for the game Blue Whale. Conclusion: The results obtained suggest that most of the variation in suicide rates in large Brazilian urban centers between 2006 and 2015 was not explained by general economic indicators. On the other hand, both news suicidal as well as a suicide awareness campaign correlated positively with search probability for related terms suicide on the internet.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Mari, Jair de Jesus [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5783141369706484http://lattes.cnpq.br/2221727998024072Universidade Federal de São PauloAsevedo, Elson de Miranda [UNIFESP]2022-07-21T16:47:28Z2022-07-21T16:47:28Z2020-12-10info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9709108https://hdl.handle.net/11600/64483porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-27T00:17:27Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/64483Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-27T00:17:27Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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