A segunda opinião formativa no telessaúde como instrumento de educação permanente
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/41909 |
Resumo: | O Programa Nacional de Telessaúde - Atenção Primária à Saúde (www.telessaude.org.br) é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, que tem como principal objetivo proporcionar apoio mediante o intercâmbio de conhecimentos e informações especializadas aos profissionais que atuam na rede de atenção básica à saúde (médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde e outros), integrantes da Estratégia Saúde da Família. Essa ação visa diminuir os gastos com saúde por meio da atualização profissional, da redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e da oferta de atividades de prevenção de doenças, combinando conhecimentos produzidos nos mais importantes centros universitários do país aos mais recentes avanços das tecnologias de comunicações e de informática necessárias para promover a integração e a valorização dos profissionais de saúde. O presente estudo teve como objetivo estudar a efetividade do TELESSAÚDE da Universidade do Estado do Amazonas como ferramenta de educação permanente dos profissionais de saúde. Os dados foram coletados e analisados utilizando-se de instrumento atitudinal do tipo Likert (Likert, 1993) aplicado aos profissionais que demandaram segunda opinião ao TELESSAÚDE do Estado do Amazonas. Este estudo demonstrou que o Programa Telessaúde atende aos eixos da formação bem como na adequada democratização das relações de trabalho dos profissionais de saúde na atenção básica do SUS no Estado do Amazonas. Em menor medida, mas, ainda dentro de uma zona de conforto, também contribui para a qualificação e alocação de médicos, enfermeiros e odontólogos em regiões mais distantes. |
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A segunda opinião formativa no telessaúde como instrumento de educação permanenteFormative second opinion on Telehealth as a tool for continuing educationTelessaúdeEducação continuadaEducação PermanenteTelemedicinaFormação profissional em saúdeTelehealthContinued educationPermanent educationTelemedicineHealth professional formationO Programa Nacional de Telessaúde - Atenção Primária à Saúde (www.telessaude.org.br) é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, que tem como principal objetivo proporcionar apoio mediante o intercâmbio de conhecimentos e informações especializadas aos profissionais que atuam na rede de atenção básica à saúde (médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde e outros), integrantes da Estratégia Saúde da Família. Essa ação visa diminuir os gastos com saúde por meio da atualização profissional, da redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e da oferta de atividades de prevenção de doenças, combinando conhecimentos produzidos nos mais importantes centros universitários do país aos mais recentes avanços das tecnologias de comunicações e de informática necessárias para promover a integração e a valorização dos profissionais de saúde. O presente estudo teve como objetivo estudar a efetividade do TELESSAÚDE da Universidade do Estado do Amazonas como ferramenta de educação permanente dos profissionais de saúde. Os dados foram coletados e analisados utilizando-se de instrumento atitudinal do tipo Likert (Likert, 1993) aplicado aos profissionais que demandaram segunda opinião ao TELESSAÚDE do Estado do Amazonas. Este estudo demonstrou que o Programa Telessaúde atende aos eixos da formação bem como na adequada democratização das relações de trabalho dos profissionais de saúde na atenção básica do SUS no Estado do Amazonas. Em menor medida, mas, ainda dentro de uma zona de conforto, também contribui para a qualificação e alocação de médicos, enfermeiros e odontólogos em regiões mais distantes.The National Telehealth Program - Primary Health Care (www.telessaude.org.br) is an initiative of the Ministry of Health in partnership with the Ministry of Science and Technology, which aims to provide support through the exchange of knowledge and information specialized professionals who work in primary health care (doctors, dentists, nurses and community health workers and other) network, members of the Family Health Strategy. This action aims to reduce health costs through professional development, reducing the amount of unnecessary travel for patients and the provision of disease prevention activities, combining knowledge produced in major university centers to the latest advances in technology communications, and information needed to promote the integration and enhancement of health professionals. The present study aimed to investigate the effectiveness of TELESSAÚDE State University of Amazonas as an educational tool for health professionals continuing. Data were collected and analyzed using the instrument attitudinal Likert (Likert, 1993) applied to professionals who required second opinion TELESSAÚDE the state of Amazonas. This study demonstrated that the Telehealth Program meets the axes as well as training in the proper democratization of labor relations of health professionals in primary care in the NHS in the state of Amazonas. To a lesser extent, but still within a comfort zone, also contributes to the classification and allocation of doctors, nurses and dentists in more distant regions.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Cury, Geraldo Cunha [UNIFESP]Ferreira, Beatriz Jansen [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/2401449110051240http://lattes.cnpq.br/8549042401745999http://lattes.cnpq.br/8748818546980125Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Amaral Filho, Ricardo César Garcia [UNIFESP]2018-06-06T11:36:15Z2018-06-06T11:36:15Z2013-11-22info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion78f.application/pdfAMARAL FILHO, Ricardo César Garcia. A segunda opinião formativa no telessaúde como instrumento de educação permanente. 2013. 78f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2013.Dissertação_Ricardo César Garcia Amaral Filho.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/41909info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-01T07:15:27Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/41909Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-01T07:15:27Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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