A construção literária do tema da mendicidade no romance La grève des bàttu (2001), da escritora senegalesa Aminata Sow Fall

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriela Rodrigues [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69172
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo estudar o romance La grève des bàttu, da escritora senegalesa Aminata Sow Fall, cuja primeira edição foi publicada em Dacar por Nouvelles Éditions Africaines, em 1979. Nossa hipótese é a de que o tema da mendicidade se constrói esteticamente por meio de personagens - descritas como mendigos – que, juntas, se transformam em um único corpo coletivo. Esse corpo coletivo é capaz de trazer uma percepção humanizadora para os indivíduos em situação de rua que, na narrativa, são levados a confrontarem-se com personagens da esfera de poder, que têm relação com o serviço público de salubridade. Mostraremos como o universo cultural e linguístico senegalês está presente na representação literária dos dois grupos. Nesta dissertação, refletiremos sobre a literatura pós-colonial (MOURA, 2019) e sobre o campo das literaturas africanas, com os estudos de N’Goran (2009) que tratam dos conceitos “tradição e oralidade”. Em seguida, mostraremos como o conceito de oralidade está em relação com a obra de Aminata Sow Fall (GUÈYE, 2005; CABAKULU; CAMARA, 2002) e apresentaremos o contexto histórico e social (BOAHEN, 2010; UZOIGWE, 2010, CROWDER, 2010; GUEYE, 2010; THÉLIO, 2015) para tratar do período da colonização, da decolonização e do pós-colonialismo na África (SAID, 2011; CÉSAIRE, 1978; THIONG’O, 2011; FANON, 1965). Discutiremos a religiosidade na sociedade senegalesa e o modo como esse tema aparece como plano de fundo dos textos narrativos de escritores senegaleses (CABAKULU; CAMARA, 2002; HERZBERGER-FOFANA, 1987; LEMOTIEU, 1987), assim como o contexto linguístico no Senegalês (THIAM, 2020; NIANG CAMARA, 2014; CISSE, 2005). Na sequência, nos debruçamos na análise da narrativa (CHATMAN, 1990; GANCHO, 2006; LEITE, 2002) e utilizaremos a definição de Breton (2007) para compreender o corpo coletivo. Por último, analisaremos em que medida a construção estética se vincula ao contexto cultural e linguístico senegalês (CHEHAMI, 2013; MOKWENYE, 1992; KANKWENDA, 2000; MARTY, 1917; NDIAYE, 2015; PANAIT, 2017; LEMOTIEU, 1987; ONYEMELUKWE, 2003; HERZBERGER-FOFANA, 1987).
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Mostraremos como o universo cultural e linguístico senegalês está presente na representação literária dos dois grupos. Nesta dissertação, refletiremos sobre a literatura pós-colonial (MOURA, 2019) e sobre o campo das literaturas africanas, com os estudos de N’Goran (2009) que tratam dos conceitos “tradição e oralidade”. Em seguida, mostraremos como o conceito de oralidade está em relação com a obra de Aminata Sow Fall (GUÈYE, 2005; CABAKULU; CAMARA, 2002) e apresentaremos o contexto histórico e social (BOAHEN, 2010; UZOIGWE, 2010, CROWDER, 2010; GUEYE, 2010; THÉLIO, 2015) para tratar do período da colonização, da decolonização e do pós-colonialismo na África (SAID, 2011; CÉSAIRE, 1978; THIONG’O, 2011; FANON, 1965). Discutiremos a religiosidade na sociedade senegalesa e o modo como esse tema aparece como plano de fundo dos textos narrativos de escritores senegaleses (CABAKULU; CAMARA, 2002; HERZBERGER-FOFANA, 1987; LEMOTIEU, 1987), assim como o contexto linguístico no Senegalês (THIAM, 2020; NIANG CAMARA, 2014; CISSE, 2005). Na sequência, nos debruçamos na análise da narrativa (CHATMAN, 1990; GANCHO, 2006; LEITE, 2002) e utilizaremos a definição de Breton (2007) para compreender o corpo coletivo. Por último, analisaremos em que medida a construção estética se vincula ao contexto cultural e linguístico senegalês (CHEHAMI, 2013; MOKWENYE, 1992; KANKWENDA, 2000; MARTY, 1917; NDIAYE, 2015; PANAIT, 2017; LEMOTIEU, 1987; ONYEMELUKWE, 2003; HERZBERGER-FOFANA, 1987).Cette recherche vise à étudier le roman La grève des bàttu, de l’écrivaine sénégalaise Aminata Sow Fall, dont la première édition a été publiée à Dakar par les Nouvelles Éditions Africaines, en 1979. Notre hypothèse est que le thème de la mendicité est construit esthétiquement à travers des personnages – décrits comme des mendiants – qui, ensemble, deviennent un seul corps collectif. Ce corps collectif est capable d’apporter une perception humanisante aux individus vivant dans la rue qui, dans le récit, sont amenés à se confronter à des personnages de la sphère du pouvoir, liés au service public de santé. Nous montrerons comment l’univers culturel et linguistique sénégalais est présent dans la représentation littéraire des deux groupes. Dans cette recherche, nous réfléchirons sur la littérature postcoloniale (MOURA, 2019) et sur le champ des littératures africaines, avec les travaux de N’Goran (2009) qui traitent des concepts “tradition et oralité”. Ensuite, nous montrerons comment le concept d’oralité est lié au travail d'Aminata Sow Fall (GUÈYE, 2005; CABAKULU, CAMARA, 2002) et présenterons le contexte historique et social (BOAHEN, 2010; UZOIGWE, 2010; CROWDER, 2010; GUEYE, 2010; THÉLIO, 2015) pour aborder la période de colonisation, décolonisation et postcolonialisme en Afrique (SAID, 2011; CÉSAIRE, 1978; THIONG'O, 2011; FANON, 1965). Nous aborderons la religiosité dans la société sénégalaise et la façon dont ce thème apparaît en arrière-plan des textes narratifs des écrivains sénégalais (CABAKULU, CAMARA, 2002 ; HERZBERGER-FOFANA, 1987; LEMOTIEU, 1987), ainsi que le contexte linguistique au Sénégal (OUSSEYNOU, 2020; NIANG CAMARA, 2012; CISSE, 2005). Ensuite, nous analysons le récit (CHATMAN, 1990; GANCHO, 2006; LEITE, 2002) et utilisons la définition de Breton (2007) pour comprendre le corps collectif. À la fin, nous analyserons dans quelle mesure la construction esthétique est liée au contexte culturel et linguistique sénégalais (CHEHAMI, 2013; MOKWENYE, 1992; KANKWENDA, 2000; MARTY, 1917; NDIAYE, 2015; PANAIT, 2017; LEMOTIEU, 1987; ONYEMELUKWE, 2003; HERZBERGER-FOFANA, 1987).Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2021/02552-7Universidade Federal de São PauloRibeiro, Ana Cláudia Romano [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/9815025268221797http://lattes.cnpq.br/5926918128573372Oliveira, Gabriela Rodrigues [UNIFESP]2023-09-22T14:25:56Z2023-09-22T14:25:56Z2023-08-29info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion132 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69172porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T05:25:12Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/69172Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T05:25:12Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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