Significativos estudantis e institucionais atribuídos ao uso de álcool e outras drogas em uma Universidade federal
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
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Resumo: | Distintas posições morais e políticas marcam o significado social das drogas no contemporâneo. No entanto, é consenso que tal fenômeno é complexo e inúmeras questões ideológicas se mostram presentes revelando aspectos sociais multifacetados, que não são neutros. Esta pesquisa tem por objetivo compreender os significados atribuídos ao uso de álcool e de outras drogas por parte dos estudantes da Universidade Federal de São Paulo? campus Baixada Santista, bem como analisar os significados institucionais vinculados a política interna sobre drogas na universidade. A hipótese é que a diversidade institucional e experiencial no entendimento do consumo de álcool e outras drogas ficam submetidas ao discurso oficial. Esta configuração é historicamente reiteradora das posições hegemônicas e pode comprometer as políticas mais assertivas e eficazes em relação à educação sobre drogas. A metodologia é qualitativa e a produção dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, diários de pesquisa e levantamento documental sobre álcool e outras drogas (relatório de gestão, jornais, sites, artigos e demais materiais impressos da universidade). Para a organização dos dados foi construída uma tabela que auxiliou na definição das categorias analisadoras. A primeira categoria denominou-se Drogas na universidade: silenciamentos e diálogos; a segunda Juventude e universidade e a terceira Redução de Danos: dilema da universidade. A análise dos dados foi realizada por meio de análise do conteúdo e pelo método da triangulação. A conclusão através das categorias ora analisadas, demonstra que mesmo com a iniciativa de diálogo fomentado pela Pró ? Reitoria de Assuntos Estudantis da UNIFESP, ainda existem lacunas na discussão sobre o consumo de álcool e outras drogas no campus Baixada Santista, necessitando urgentemente que a universidade cumpra seu papel pedagógico e incorpore esta temática nos espaços de formação da UNIFESP. Em relação aos significados apresentados pelos estudantes dos motivos que os levam ao consumo de álcool e outras drogas, entre os vários escopos apresentados se encontram: uso como forma de refúgio, para aguçar a criatividade, para conseguir estudar. Contudo, o significado mais evidente foi a relação entre uso de substâncias psicotrópicas e os processos de socialização e lazer. No que diz respeito ao local onde o uso de drogas é potencializado, destacaram-se territórios como as festas, principalmente as organizadas pela Atlética, luaus e jogos. Espera-se, com este estudo, contribuir com a construção de estratégias de atenção à saúde e redução de danos, aliadas à potencialização da autonomia dos estudantes frente ao uso de álcool e outras drogas. |
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Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Enfermagem, Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2015.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46197https://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/baixada_santista_teses/026_bx_dissertacao_karlalima.pdf2015-0340.pdfDistintas posições morais e políticas marcam o significado social das drogas no contemporâneo. No entanto, é consenso que tal fenômeno é complexo e inúmeras questões ideológicas se mostram presentes revelando aspectos sociais multifacetados, que não são neutros. Esta pesquisa tem por objetivo compreender os significados atribuídos ao uso de álcool e de outras drogas por parte dos estudantes da Universidade Federal de São Paulo? campus Baixada Santista, bem como analisar os significados institucionais vinculados a política interna sobre drogas na universidade. A hipótese é que a diversidade institucional e experiencial no entendimento do consumo de álcool e outras drogas ficam submetidas ao discurso oficial. Esta configuração é historicamente reiteradora das posições hegemônicas e pode comprometer as políticas mais assertivas e eficazes em relação à educação sobre drogas. A metodologia é qualitativa e a produção dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, diários de pesquisa e levantamento documental sobre álcool e outras drogas (relatório de gestão, jornais, sites, artigos e demais materiais impressos da universidade). Para a organização dos dados foi construída uma tabela que auxiliou na definição das categorias analisadoras. A primeira categoria denominou-se Drogas na universidade: silenciamentos e diálogos; a segunda Juventude e universidade e a terceira Redução de Danos: dilema da universidade. A análise dos dados foi realizada por meio de análise do conteúdo e pelo método da triangulação. A conclusão através das categorias ora analisadas, demonstra que mesmo com a iniciativa de diálogo fomentado pela Pró ? Reitoria de Assuntos Estudantis da UNIFESP, ainda existem lacunas na discussão sobre o consumo de álcool e outras drogas no campus Baixada Santista, necessitando urgentemente que a universidade cumpra seu papel pedagógico e incorpore esta temática nos espaços de formação da UNIFESP. Em relação aos significados apresentados pelos estudantes dos motivos que os levam ao consumo de álcool e outras drogas, entre os vários escopos apresentados se encontram: uso como forma de refúgio, para aguçar a criatividade, para conseguir estudar. Contudo, o significado mais evidente foi a relação entre uso de substâncias psicotrópicas e os processos de socialização e lazer. No que diz respeito ao local onde o uso de drogas é potencializado, destacaram-se territórios como as festas, principalmente as organizadas pela Atlética, luaus e jogos. Espera-se, com este estudo, contribuir com a construção de estratégias de atenção à saúde e redução de danos, aliadas à potencialização da autonomia dos estudantes frente ao uso de álcool e outras drogas.Distinct moral and political positions mark the social significance of drugs in contemporary. However, there is a concensus that such phenomenon is complex and several ideological questions present themselves revealing multifaceted social aspects that are not neutral. This research aims to understand the meanings attributed to the use of alcohol and other drugs by the students of the Federal University of São Paulo- campus Baixada Santista (UNIFESP), as well as to analyse the institutional meanings tied to the domestic policies about drugs at the university. The hypothesis is that the institutional and experiencial diversity in the understanding of the consunption of alcohol and other drugs are subject to the official discourse. This setting is historically reiterative of the hegemonic positions and could compromise the most assertive and effective policies in relation to drug education. The methodology is quantitative and the production of data was performed by semi-structured interviews, research diaries, and documentary survey on alcohol and other drugs (management reports, newspapers, websites, articles and other printed materials from the university). For the data organization a table, which helped define the canalysing categories, was built.The first category was called Drugs at the University: silences and dialogues; the second Youth and the University and the third Harm Reduction: the university dilemma. Data analysis was conducted by the means of Content Analysis and Triangulation. The conclusion, through the categories analysed, shows that in spite of the dialogue fostered by the Pro Rectory of Student Affairs at UNIFESP, there are still gaps in the discussion about the use of alcohol and other drugs on the Baixada Santista campus, urging the university to fulfill its pedagogical role and to incorporate this theme in the formative spaces at UNIFESP. Concerning the meanings presented by the students, on the reasons for consumming alcohol and other drugs, among the many scopes there are: its use as a refuge, to sharpen criativity, to be able to study. Nevertheless, the most evident meaning was the relation between the use of psychotropic substances and the processes of socialization and leisure. Regarding the places where the use of drugs is potentialized some territories such as parties- specially the ones organized by the Athletic Club, luaus and matches stand out. This study is expected to contribute to the construction of health care strategies and harm reduction allied to the enhancement of the students' authonomy towards the use of alcohol and other drugs.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)127 p.porUniversidade Federal de São PauloÁlcool e drogasUniversidadeAutonomiaRedução de danosAlcohol and drugsUniversityAutonomyHarm reductionSignificativos estudantis e institucionais atribuídos ao uso de álcool e outras drogas em uma Universidade federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da SaúdeMultidisciplinarEnsinoCentro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde – CEDESSORIGINALDissertação_Karla Helene Marques Lima.pdfDissertação_Karla Helene Marques Lima.pdfapplication/pdf1667719${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46197/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Karla%20Helene%20Marques%20Lima.pdf79b4d2c19531efb35500e7d003104945MD51open accessTEXTDissertação_Karla Helene Marques Lima.pdf.txtDissertação_Karla Helene Marques Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain309187${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46197/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Karla%20Helene%20Marques%20Lima.pdf.txt369e33398a8e4f709dadf45a229a16c4MD52open accessTHUMBNAILDissertação_Karla Helene Marques Lima.pdf.jpgDissertação_Karla Helene Marques Lima.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4511${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46197/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Karla%20Helene%20Marques%20Lima.pdf.jpg7452eb9f224fd1647e680cf7541deebcMD54open access11600/461972023-05-15 01:22:57.525open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/46197Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:22:57Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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