Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prudente, Ana Vitória Luiz e Silva [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/69090
Resumo: O objetivo da dissertação “Mostra Internacional de Cinema Negro: Educação nas relações étnico-raciais para além da euroheteronormativadade” é sustentar que a Mostra Internacional de Cinema Negro (MICINE) pode ser recepcionada como espaço sócio- político-educativo que coloca o afrodescendente como sujeito construtor da sua própria imagem. Assim, a MICINE torna-se uma contra-produção estético-política aos sistemas que engendram a verticalidade da imagem do euro-hétero-macho-autoritário e cristão, que tem como pressuposto a fragmentação de singularidades. Mostraremos que a ancoragem metodológica da pesquisa visita vários autores, dialogando com a perspectiva educacional do capital cultural de Bourdieu. Neste propósito, observamos a dimensão pedagógica do Cinema Negro como um traço fundamental do pensamento da curadoria da MICINE, que é feita pelo intelectual negro Celso Luiz Prudente. Concluímos que a Mostra tem como perspectiva a contribuição em proveito da construção da identidade cultural da juventude negra, em oposição à necropolítica (MBEMBE, 2018), que pode formar os referenciais para sua existência no campo da própria negritude, contrariando de modo problematizador a euroheteronormatividade (PRUDENTE, 2019a, p.70). Nessa perspectiva, a pesquisa sustenta a presença de um inequívoco esforço da MICINE em favor da contemporaneidade inclusiva do afrodescendente e das minorias vulneráveis, que se faz por meio de uma crítica à hegemonia da representação eurocêntrica.
id UFSP_6210f4c4421a8c94fd898c3698c44e02
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/69090
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Prudente, Ana Vitória Luiz e Silva [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/2632135413245780http://lattes.cnpq.br/5589093016557658Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH2023-08-31T14:40:43Z2023-08-31T14:40:43Z2023-08-01https://repositorio.unifesp.br/11600/69090O objetivo da dissertação “Mostra Internacional de Cinema Negro: Educação nas relações étnico-raciais para além da euroheteronormativadade” é sustentar que a Mostra Internacional de Cinema Negro (MICINE) pode ser recepcionada como espaço sócio- político-educativo que coloca o afrodescendente como sujeito construtor da sua própria imagem. Assim, a MICINE torna-se uma contra-produção estético-política aos sistemas que engendram a verticalidade da imagem do euro-hétero-macho-autoritário e cristão, que tem como pressuposto a fragmentação de singularidades. Mostraremos que a ancoragem metodológica da pesquisa visita vários autores, dialogando com a perspectiva educacional do capital cultural de Bourdieu. Neste propósito, observamos a dimensão pedagógica do Cinema Negro como um traço fundamental do pensamento da curadoria da MICINE, que é feita pelo intelectual negro Celso Luiz Prudente. Concluímos que a Mostra tem como perspectiva a contribuição em proveito da construção da identidade cultural da juventude negra, em oposição à necropolítica (MBEMBE, 2018), que pode formar os referenciais para sua existência no campo da própria negritude, contrariando de modo problematizador a euroheteronormatividade (PRUDENTE, 2019a, p.70). Nessa perspectiva, a pesquisa sustenta a presença de um inequívoco esforço da MICINE em favor da contemporaneidade inclusiva do afrodescendente e das minorias vulneráveis, que se faz por meio de uma crítica à hegemonia da representação eurocêntrica.The objective of the dissertation Mostra Internacional de Cinema Negro: Educação nas relações étnico-raciais para além da euroheteronormativadade is to argue that the Mostra Internacional de Cinema Negro (MICINE) can be understood as a socio-political-educational space that places Afrodescendants as creators of their own image. So, MICINE becomes a counter-aesthetic-political production against systems that perpetuate the verticality of the image of the Euro-hetero-masculine-authoritarian and Christian, which takes as a assumption the fragmentation of singularities. We will demonstrate that the methodological foundation of the research visits various authors, creating a dialogue with Bourdieu's educational perspective on cultural capital. In this purpose, we observe the Pedagogical Dimension of Black Cinema as a fundamental aspect of the curatorial thinking behind MICINE, led by the black intellectual Celso Luiz Prudente. We conclude that the festival aims to contribute to the construction of the cultural identity of Black youth, in opposition to necropolitics (MBEMBE, 2018), which also can provide the framework for their existence within the realm of Blackness itself, problematizing euroheteronormativity (PRUDENTE, 2019a, p. 70). From this perspective, the research argues for the unequivocal effort made by MICINE in favor of the inclusive contemporaneity of the afro-descendant and vulnerable minorities, what is done through a critique of Eurocentric representation’s hegemony.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)161 f.porUniversidade Federal de São PauloCinema NegroDimensão Pedagógica do Cinema NegroMostra Internacional de Cinema NegroEducação nas Relações Étnico-RaciaisEuroheteronormatividadeMostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)EducaçãoEducação: Desigualdade, Diferença e InclusãoTEXTMOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NEGRO - A EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA ALÉM DA EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf.txtMOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NEGRO - A EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA ALÉM DA EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf.txtExtracted texttext/plain368305${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69090/3/MOSTRA%20INTERNACIONAL%20DE%20CINEMA%20NEGRO%20-%20A%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20NAS%20RELA%c3%87%c3%95ES%20%c3%89TNICO-RACIAIS%20PARA%20AL%c3%89M%20DA%20EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf.txtcb0b07b47b0623ad48e6eacfe6d1ce2bMD53open accessTHUMBNAILMOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NEGRO - A EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA ALÉM DA EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf.jpgMOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NEGRO - A EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA ALÉM DA EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3638${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69090/5/MOSTRA%20INTERNACIONAL%20DE%20CINEMA%20NEGRO%20-%20A%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20NAS%20RELA%c3%87%c3%95ES%20%c3%89TNICO-RACIAIS%20PARA%20AL%c3%89M%20DA%20EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf.jpga736f3d335146559b5c2c8958fadb263MD55open accessORIGINALMOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NEGRO - A EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA ALÉM DA EUROHETERONORMATIVIDADE.pdfMOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NEGRO - A EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA ALÉM DA EUROHETERONORMATIVIDADE.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf5381768${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69090/1/MOSTRA%20INTERNACIONAL%20DE%20CINEMA%20NEGRO%20-%20A%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20NAS%20RELA%c3%87%c3%95ES%20%c3%89TNICO-RACIAIS%20PARA%20AL%c3%89M%20DA%20EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf52dbfbf6c88586b68ba2d7ed5499a0f6MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85870${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69090/2/license.txt38396c6e3ff7d9a984712fa9609239a3MD52open access11600/690902023-08-31 11:50:35.398open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-08-31T14:50:35Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade
title Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade
spellingShingle Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade
Prudente, Ana Vitória Luiz e Silva [UNIFESP]
Cinema Negro
Dimensão Pedagógica do Cinema Negro
Mostra Internacional de Cinema Negro
Educação nas Relações Étnico-Raciais
Euroheteronormatividade
title_short Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade
title_full Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade
title_fullStr Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade
title_full_unstemmed Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade
title_sort Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade
author Prudente, Ana Vitória Luiz e Silva [UNIFESP]
author_facet Prudente, Ana Vitória Luiz e Silva [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2632135413245780
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5589093016557658
dc.contributor.author.fl_str_mv Prudente, Ana Vitória Luiz e Silva [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]
contributor_str_mv Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema Negro
Dimensão Pedagógica do Cinema Negro
Mostra Internacional de Cinema Negro
Educação nas Relações Étnico-Raciais
Euroheteronormatividade
topic Cinema Negro
Dimensão Pedagógica do Cinema Negro
Mostra Internacional de Cinema Negro
Educação nas Relações Étnico-Raciais
Euroheteronormatividade
description O objetivo da dissertação “Mostra Internacional de Cinema Negro: Educação nas relações étnico-raciais para além da euroheteronormativadade” é sustentar que a Mostra Internacional de Cinema Negro (MICINE) pode ser recepcionada como espaço sócio- político-educativo que coloca o afrodescendente como sujeito construtor da sua própria imagem. Assim, a MICINE torna-se uma contra-produção estético-política aos sistemas que engendram a verticalidade da imagem do euro-hétero-macho-autoritário e cristão, que tem como pressuposto a fragmentação de singularidades. Mostraremos que a ancoragem metodológica da pesquisa visita vários autores, dialogando com a perspectiva educacional do capital cultural de Bourdieu. Neste propósito, observamos a dimensão pedagógica do Cinema Negro como um traço fundamental do pensamento da curadoria da MICINE, que é feita pelo intelectual negro Celso Luiz Prudente. Concluímos que a Mostra tem como perspectiva a contribuição em proveito da construção da identidade cultural da juventude negra, em oposição à necropolítica (MBEMBE, 2018), que pode formar os referenciais para sua existência no campo da própria negritude, contrariando de modo problematizador a euroheteronormatividade (PRUDENTE, 2019a, p.70). Nessa perspectiva, a pesquisa sustenta a presença de um inequívoco esforço da MICINE em favor da contemporaneidade inclusiva do afrodescendente e das minorias vulneráveis, que se faz por meio de uma crítica à hegemonia da representação eurocêntrica.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-31T14:40:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-31T14:40:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/69090
url https://repositorio.unifesp.br/11600/69090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69090/3/MOSTRA%20INTERNACIONAL%20DE%20CINEMA%20NEGRO%20-%20A%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20NAS%20RELA%c3%87%c3%95ES%20%c3%89TNICO-RACIAIS%20PARA%20AL%c3%89M%20DA%20EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69090/5/MOSTRA%20INTERNACIONAL%20DE%20CINEMA%20NEGRO%20-%20A%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20NAS%20RELA%c3%87%c3%95ES%20%c3%89TNICO-RACIAIS%20PARA%20AL%c3%89M%20DA%20EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf.jpg
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69090/1/MOSTRA%20INTERNACIONAL%20DE%20CINEMA%20NEGRO%20-%20A%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20NAS%20RELA%c3%87%c3%95ES%20%c3%89TNICO-RACIAIS%20PARA%20AL%c3%89M%20DA%20EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69090/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cb0b07b47b0623ad48e6eacfe6d1ce2b
a736f3d335146559b5c2c8958fadb263
52dbfbf6c88586b68ba2d7ed5499a0f6
38396c6e3ff7d9a984712fa9609239a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764164897177600