Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/69090 |
Resumo: | O objetivo da dissertação “Mostra Internacional de Cinema Negro: Educação nas relações étnico-raciais para além da euroheteronormativadade” é sustentar que a Mostra Internacional de Cinema Negro (MICINE) pode ser recepcionada como espaço sócio- político-educativo que coloca o afrodescendente como sujeito construtor da sua própria imagem. Assim, a MICINE torna-se uma contra-produção estético-política aos sistemas que engendram a verticalidade da imagem do euro-hétero-macho-autoritário e cristão, que tem como pressuposto a fragmentação de singularidades. Mostraremos que a ancoragem metodológica da pesquisa visita vários autores, dialogando com a perspectiva educacional do capital cultural de Bourdieu. Neste propósito, observamos a dimensão pedagógica do Cinema Negro como um traço fundamental do pensamento da curadoria da MICINE, que é feita pelo intelectual negro Celso Luiz Prudente. Concluímos que a Mostra tem como perspectiva a contribuição em proveito da construção da identidade cultural da juventude negra, em oposição à necropolítica (MBEMBE, 2018), que pode formar os referenciais para sua existência no campo da própria negritude, contrariando de modo problematizador a euroheteronormatividade (PRUDENTE, 2019a, p.70). Nessa perspectiva, a pesquisa sustenta a presença de um inequívoco esforço da MICINE em favor da contemporaneidade inclusiva do afrodescendente e das minorias vulneráveis, que se faz por meio de uma crítica à hegemonia da representação eurocêntrica. |
id |
UFSP_6210f4c4421a8c94fd898c3698c44e02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/69090 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Prudente, Ana Vitória Luiz e Silva [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/2632135413245780http://lattes.cnpq.br/5589093016557658Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH2023-08-31T14:40:43Z2023-08-31T14:40:43Z2023-08-01https://repositorio.unifesp.br/11600/69090O objetivo da dissertação “Mostra Internacional de Cinema Negro: Educação nas relações étnico-raciais para além da euroheteronormativadade” é sustentar que a Mostra Internacional de Cinema Negro (MICINE) pode ser recepcionada como espaço sócio- político-educativo que coloca o afrodescendente como sujeito construtor da sua própria imagem. Assim, a MICINE torna-se uma contra-produção estético-política aos sistemas que engendram a verticalidade da imagem do euro-hétero-macho-autoritário e cristão, que tem como pressuposto a fragmentação de singularidades. Mostraremos que a ancoragem metodológica da pesquisa visita vários autores, dialogando com a perspectiva educacional do capital cultural de Bourdieu. Neste propósito, observamos a dimensão pedagógica do Cinema Negro como um traço fundamental do pensamento da curadoria da MICINE, que é feita pelo intelectual negro Celso Luiz Prudente. Concluímos que a Mostra tem como perspectiva a contribuição em proveito da construção da identidade cultural da juventude negra, em oposição à necropolítica (MBEMBE, 2018), que pode formar os referenciais para sua existência no campo da própria negritude, contrariando de modo problematizador a euroheteronormatividade (PRUDENTE, 2019a, p.70). Nessa perspectiva, a pesquisa sustenta a presença de um inequívoco esforço da MICINE em favor da contemporaneidade inclusiva do afrodescendente e das minorias vulneráveis, que se faz por meio de uma crítica à hegemonia da representação eurocêntrica.The objective of the dissertation Mostra Internacional de Cinema Negro: Educação nas relações étnico-raciais para além da euroheteronormativadade is to argue that the Mostra Internacional de Cinema Negro (MICINE) can be understood as a socio-political-educational space that places Afrodescendants as creators of their own image. So, MICINE becomes a counter-aesthetic-political production against systems that perpetuate the verticality of the image of the Euro-hetero-masculine-authoritarian and Christian, which takes as a assumption the fragmentation of singularities. We will demonstrate that the methodological foundation of the research visits various authors, creating a dialogue with Bourdieu's educational perspective on cultural capital. In this purpose, we observe the Pedagogical Dimension of Black Cinema as a fundamental aspect of the curatorial thinking behind MICINE, led by the black intellectual Celso Luiz Prudente. We conclude that the festival aims to contribute to the construction of the cultural identity of Black youth, in opposition to necropolitics (MBEMBE, 2018), which also can provide the framework for their existence within the realm of Blackness itself, problematizing euroheteronormativity (PRUDENTE, 2019a, p. 70). From this perspective, the research argues for the unequivocal effort made by MICINE in favor of the inclusive contemporaneity of the afro-descendant and vulnerable minorities, what is done through a critique of Eurocentric representation’s hegemony.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)161 f.porUniversidade Federal de São PauloCinema NegroDimensão Pedagógica do Cinema NegroMostra Internacional de Cinema NegroEducação nas Relações Étnico-RaciaisEuroheteronormatividadeMostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)EducaçãoEducação: Desigualdade, Diferença e InclusãoTEXTMOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NEGRO - A EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA ALÉM DA EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf.txtMOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NEGRO - A EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA ALÉM DA EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf.txtExtracted texttext/plain368305${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69090/3/MOSTRA%20INTERNACIONAL%20DE%20CINEMA%20NEGRO%20-%20A%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20NAS%20RELA%c3%87%c3%95ES%20%c3%89TNICO-RACIAIS%20PARA%20AL%c3%89M%20DA%20EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf.txtcb0b07b47b0623ad48e6eacfe6d1ce2bMD53open accessTHUMBNAILMOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NEGRO - A EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA ALÉM DA EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf.jpgMOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NEGRO - A EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA ALÉM DA EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3638${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69090/5/MOSTRA%20INTERNACIONAL%20DE%20CINEMA%20NEGRO%20-%20A%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20NAS%20RELA%c3%87%c3%95ES%20%c3%89TNICO-RACIAIS%20PARA%20AL%c3%89M%20DA%20EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf.jpga736f3d335146559b5c2c8958fadb263MD55open accessORIGINALMOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NEGRO - A EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA ALÉM DA EUROHETERONORMATIVIDADE.pdfMOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NEGRO - A EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA ALÉM DA EUROHETERONORMATIVIDADE.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf5381768${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69090/1/MOSTRA%20INTERNACIONAL%20DE%20CINEMA%20NEGRO%20-%20A%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20NAS%20RELA%c3%87%c3%95ES%20%c3%89TNICO-RACIAIS%20PARA%20AL%c3%89M%20DA%20EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf52dbfbf6c88586b68ba2d7ed5499a0f6MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85870${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69090/2/license.txt38396c6e3ff7d9a984712fa9609239a3MD52open access11600/690902023-08-31 11:50:35.398open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-08-31T14:50:35Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade |
title |
Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade |
spellingShingle |
Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade Prudente, Ana Vitória Luiz e Silva [UNIFESP] Cinema Negro Dimensão Pedagógica do Cinema Negro Mostra Internacional de Cinema Negro Educação nas Relações Étnico-Raciais Euroheteronormatividade |
title_short |
Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade |
title_full |
Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade |
title_fullStr |
Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade |
title_full_unstemmed |
Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade |
title_sort |
Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade |
author |
Prudente, Ana Vitória Luiz e Silva [UNIFESP] |
author_facet |
Prudente, Ana Vitória Luiz e Silva [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2632135413245780 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5589093016557658 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prudente, Ana Vitória Luiz e Silva [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Negro Dimensão Pedagógica do Cinema Negro Mostra Internacional de Cinema Negro Educação nas Relações Étnico-Raciais Euroheteronormatividade |
topic |
Cinema Negro Dimensão Pedagógica do Cinema Negro Mostra Internacional de Cinema Negro Educação nas Relações Étnico-Raciais Euroheteronormatividade |
description |
O objetivo da dissertação “Mostra Internacional de Cinema Negro: Educação nas relações étnico-raciais para além da euroheteronormativadade” é sustentar que a Mostra Internacional de Cinema Negro (MICINE) pode ser recepcionada como espaço sócio- político-educativo que coloca o afrodescendente como sujeito construtor da sua própria imagem. Assim, a MICINE torna-se uma contra-produção estético-política aos sistemas que engendram a verticalidade da imagem do euro-hétero-macho-autoritário e cristão, que tem como pressuposto a fragmentação de singularidades. Mostraremos que a ancoragem metodológica da pesquisa visita vários autores, dialogando com a perspectiva educacional do capital cultural de Bourdieu. Neste propósito, observamos a dimensão pedagógica do Cinema Negro como um traço fundamental do pensamento da curadoria da MICINE, que é feita pelo intelectual negro Celso Luiz Prudente. Concluímos que a Mostra tem como perspectiva a contribuição em proveito da construção da identidade cultural da juventude negra, em oposição à necropolítica (MBEMBE, 2018), que pode formar os referenciais para sua existência no campo da própria negritude, contrariando de modo problematizador a euroheteronormatividade (PRUDENTE, 2019a, p.70). Nessa perspectiva, a pesquisa sustenta a presença de um inequívoco esforço da MICINE em favor da contemporaneidade inclusiva do afrodescendente e das minorias vulneráveis, que se faz por meio de uma crítica à hegemonia da representação eurocêntrica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-31T14:40:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-31T14:40:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/69090 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/11600/69090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
161 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69090/3/MOSTRA%20INTERNACIONAL%20DE%20CINEMA%20NEGRO%20-%20A%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20NAS%20RELA%c3%87%c3%95ES%20%c3%89TNICO-RACIAIS%20PARA%20AL%c3%89M%20DA%20EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69090/5/MOSTRA%20INTERNACIONAL%20DE%20CINEMA%20NEGRO%20-%20A%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20NAS%20RELA%c3%87%c3%95ES%20%c3%89TNICO-RACIAIS%20PARA%20AL%c3%89M%20DA%20EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf.jpg ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69090/1/MOSTRA%20INTERNACIONAL%20DE%20CINEMA%20NEGRO%20-%20A%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20NAS%20RELA%c3%87%c3%95ES%20%c3%89TNICO-RACIAIS%20PARA%20AL%c3%89M%20DA%20EUROHETERONORMATIVIDADE.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69090/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cb0b07b47b0623ad48e6eacfe6d1ce2b a736f3d335146559b5c2c8958fadb263 52dbfbf6c88586b68ba2d7ed5499a0f6 38396c6e3ff7d9a984712fa9609239a3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764164897177600 |