Redução da interferência durante a consolidação da memória de pacientes amnésicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simonetti, Luciane [UNIFESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2688465
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48703
Resumo: A amnésia anterógrada pode ser entendida como uma dificuldade em adquirir novas informações episódicas. Trata-se de uma manifestação cognitiva cuja dificuldade pode se manifestar de modo parcial ou completo, comprometendo a capacidade de recordar ou formar memórias. Os estudos sobre a amnésia demonstram que esta dificuldade pode estar relacionada a prejuízos nos processos de consolidação e recuperação da informação durante o processo de aprendizagem de conteúdos novos. Minimizar os efeitos da interferência retroativa, em que há uma interferência entre a apresentação e a recordação de material a ser lembrado, auxilia na retenção de novo material aprendido. Neste trabalho foram conduzidos dois experimentos: o Experimento 1 teve como objetivo replicar os achados de Dela Salla e colaboradores baseado no paradigma de redução da interferência (intervalo de retenção vazio versus intervalo cheio) tendo como tarefa a ser aprendida listas de 15 palavras, além de ter sido incluída uma tarefa de reconhecimento. Uma tarefa de interferência foi utilizada no período de intervalo cheio, um tipo de quebra-cabeça chinês - Tangram. Os intervalos de retenção foram de 6 minutos. Participaram do Experimento 1 nove pacientes amnésicos devido a lesão encefálica adquirida com causas diversas (traumatismo craniano, acidente vascular cerebral, encefalite, epilepsia do lobo temporal mesial), e nove sujeitos controles, pareados por sexo, idade e anos de escolaridade. No Experimento 2 o objetivo foi diminuir o tamanho das listas para 4 e 8 palavras, tendo como hipótese uma melhora no desempenho da recordação tardia. Neste segundo estudo, participaram apenas o grupo de pacientes amnésicos, sendo que um (P6) optou em não participar. Os achados foram corroborados com estudos anteriores demonstrando que em condições de pouca interferência após aprendizagem, pode-se observar indícios de consolidação do material. Na tarefa de reconhecimento administrada apenas no Experimento 1, observou-se que o desempenho de ambos os grupos foi semelhante quanto ao tipo de intervalo (vazio ou cheio). Os resultados do Experimento 2 quando analisados individualmente, e também quando comparados com o Experimento 1 revelam que independente do tamanho das listas a quantidade de recordação é sempre a mesma, ou seja, 4 palavras. O paradigma de redução da interferência retroativa parece ajudar a compreender os processos implicados na dificuldade de pacientes amnésicos em reter informações na memória de longo prazo, e demonstra ser uma boa proposta para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas de reabilitação para grupos clínicos.
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Neste trabalho foram conduzidos dois experimentos: o Experimento 1 teve como objetivo replicar os achados de Dela Salla e colaboradores baseado no paradigma de redução da interferência (intervalo de retenção vazio versus intervalo cheio) tendo como tarefa a ser aprendida listas de 15 palavras, além de ter sido incluída uma tarefa de reconhecimento. Uma tarefa de interferência foi utilizada no período de intervalo cheio, um tipo de quebra-cabeça chinês - Tangram. Os intervalos de retenção foram de 6 minutos. Participaram do Experimento 1 nove pacientes amnésicos devido a lesão encefálica adquirida com causas diversas (traumatismo craniano, acidente vascular cerebral, encefalite, epilepsia do lobo temporal mesial), e nove sujeitos controles, pareados por sexo, idade e anos de escolaridade. No Experimento 2 o objetivo foi diminuir o tamanho das listas para 4 e 8 palavras, tendo como hipótese uma melhora no desempenho da recordação tardia. Neste segundo estudo, participaram apenas o grupo de pacientes amnésicos, sendo que um (P6) optou em não participar. Os achados foram corroborados com estudos anteriores demonstrando que em condições de pouca interferência após aprendizagem, pode-se observar indícios de consolidação do material. Na tarefa de reconhecimento administrada apenas no Experimento 1, observou-se que o desempenho de ambos os grupos foi semelhante quanto ao tipo de intervalo (vazio ou cheio). Os resultados do Experimento 2 quando analisados individualmente, e também quando comparados com o Experimento 1 revelam que independente do tamanho das listas a quantidade de recordação é sempre a mesma, ou seja, 4 palavras. O paradigma de redução da interferência retroativa parece ajudar a compreender os processos implicados na dificuldade de pacientes amnésicos em reter informações na memória de longo prazo, e demonstra ser uma boa proposta para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas de reabilitação para grupos clínicos. Anterograde amnesia could be described as the difficulty or inability to acquire new episodic information. It's a cognitive manifestation that can partially or completely compromise the brain's capability of remembering or forming new memories. Studies on amnesia show that this problem might be related to damages on the consolidation and recovery processes during the learning process of new contents. Minimizing the effects of retroactive interference, which is an interference between the presentation and recuperation of the contents to be remembered, helps the retention of the new information learned. Two experiments were conducted in this study: Experiment 1 had the objective of replicating the findings of Dela Salla and colleagues based on the interference minimizing paradigm (unfilled retention interval vs. filled interval) having the task of remembering different lists of 15 words, as well as a recognition task that was included later on. One interference task were utilized during the filled interval period, a Chinese puzzle called Tangram. The retention intervals were 6 minutes long. Nine patients with amnesia due to brain damage caused by various etiologies (head injury, stroke, encephalitis, epilepsy mesial temporal lobe) participated in Experiment 1, as well 9 controls subjetcs matched by sex, age and education levels. On Experiment 2 the goal was to reduce the lists size to 4 and 8 words with the assumption that it would lead to a better performance on delayed recall. Only the amnesic patients group participated on this second phase, with the exception of P6. The results corroborated the findings of earlier studies, demonstrating that in minimized post-learning interference conditions it is possible to notice signs of memory consolidation. On the recognition task, administrated solely on Experiment 1, it was observed that both groups performance's were similar regarding the type of interval (unfilled or filled). Experiment 2, results when analyzed individually and also when compared with results of Experiment 1, reveal that regardless of list size the amount of information memorized is always the same: 4 words. The retroactive interference reduction paradigm seem to explain the processes related to the amnesic patients difficulty in retaining long term memories and seems to be a good proposition for clinical groups to develop new rehabilitation methods and techniques.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Associação de Incentivo à Pesquisa (AFIP)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3763546320226094http://lattes.cnpq.br/6135476696614505Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Simonetti, Luciane [UNIFESP]2018-07-30T11:53:25Z2018-07-30T11:53:25Z2015-09-30info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion101 f.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2688465SIMONETTI, Luciane. Redução da interferência durante a consolidação da memória de pacientes amnésicos. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48703porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-10-18T08:42:26Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/48703Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-10-18T08:42:26Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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