Retrato Historiográfico: Uma análise sobre a utilização de imagens como fonte histórica no Brasil (2007-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontanini, Khyara Gabrielly Mendes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61618
Resumo: Durante as décadas de 1990 e 2000 ocorreu uma valorização das imagens enquanto fonte de conhecimento histórico, tendo em vista a emergência das “viradas visuais” e do campo denominado de Cultura Visual; estes objetos, em suas mais variadas formas, passaram a interessar aos cientistas sociais dado sua potencialidade enquanto fonte visual sobre o passado. Esta dissertação busca compreender como as historiadoras e historiadores brasileiros vêm utilizando imagens visuais como fonte em suas pesquisas. Portanto, o objetivo é compreender como se deu a consolidação dessa prática historiográfica, como a imagem visual foi empregada como fonte histórica e quais as principais características dessa historiografia. Para tanto, organizamos uma extensa base de dados a partir de tabelas, com as teses e dissertações de seis Programas de Pós-Graduação em História brasileiros que utilizaram imagens como fonte histórica e que foram defendidas entre 2007 e 2017. Dessa forma, pudemos concluir que as imagens são utilizadas principalmente nas pesquisas que se referem ao século XX, no Brasil e os objetos imagéticos mais analisados foram os audiovisuais e fotográficos. As imagens visuais permitiram uma ampliação dos temas de pesquisa e a compreensão de aspectos culturais e sociais por meio da visualidade. A partir da base de dados, também elaboramos o rastreamento de uma rede intelectual que viabilizou a consolidação dessa prática historiográfica. Assim, de maneira geral, procuramos contribuir para com a compreensão das dinâmicas e características da historiografia brasileira.
id UFSP_65f272331233c17aba36706e10e83ac7
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/61618
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Fontanini, Khyara Gabrielly Mendeshttp://lattes.cnpq.br/5337659806744128http://lattes.cnpq.br/3058395202773677Franzini, FábioUnifesp campus Guarulhos online2021-08-23T21:37:02Z2021-08-23T21:37:02Z2021-05-31Fontanini, Khyara Gabrielly Mendes. Retrato Historiográfico : Uma análise sobre a utilização de imagens como fonte histórica no Brasil / Khyara Gabrielly Mendes Fontanini. – 2021. – 170 p.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61618Durante as décadas de 1990 e 2000 ocorreu uma valorização das imagens enquanto fonte de conhecimento histórico, tendo em vista a emergência das “viradas visuais” e do campo denominado de Cultura Visual; estes objetos, em suas mais variadas formas, passaram a interessar aos cientistas sociais dado sua potencialidade enquanto fonte visual sobre o passado. Esta dissertação busca compreender como as historiadoras e historiadores brasileiros vêm utilizando imagens visuais como fonte em suas pesquisas. Portanto, o objetivo é compreender como se deu a consolidação dessa prática historiográfica, como a imagem visual foi empregada como fonte histórica e quais as principais características dessa historiografia. Para tanto, organizamos uma extensa base de dados a partir de tabelas, com as teses e dissertações de seis Programas de Pós-Graduação em História brasileiros que utilizaram imagens como fonte histórica e que foram defendidas entre 2007 e 2017. Dessa forma, pudemos concluir que as imagens são utilizadas principalmente nas pesquisas que se referem ao século XX, no Brasil e os objetos imagéticos mais analisados foram os audiovisuais e fotográficos. As imagens visuais permitiram uma ampliação dos temas de pesquisa e a compreensão de aspectos culturais e sociais por meio da visualidade. A partir da base de dados, também elaboramos o rastreamento de uma rede intelectual que viabilizou a consolidação dessa prática historiográfica. Assim, de maneira geral, procuramos contribuir para com a compreensão das dinâmicas e características da historiografia brasileira.During the 1990s and 2000s, a valorization of the images as a source of historical knowledge has happened, bearing in mind the emergence of the “visual turns” and the field called Visual Culture, these objects, in their most varied forms, became an interest to social scientists given its potential as a visual source about the past. This thesis quests to understand how Brazilian historians have been using visual images as a source in their research. Therefore, the objective is to understand how this historiographic practice was consolidated, how the visual image was used as a historical source and what are the main characteristics of this historiography. For this purpose, we have organized an extensive database organizing schedules with the dissertations of six Brazilian Postgraduate Programs in History that used images as a historical source and that were defended between 2007 and 2017. Thus, we could conclude that the images are used mainly in researches that refer to the 20th century, in Brazil and the most analyzed imagetic objects were the audiovisual and photographic ones. Visual images allowed an expansion of the research themes and the understanding of cultural and social aspects through visuality. From the database, we also elaborated the tracking of an intellectual network that enabled the consolidation of this historiographical practice. So, overall, we seek to contribute to the understanding of the dynamics and characteristics of Brazilian historiography.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)170 f.porUniversidade Federal de São PauloImagensHistoriografiaHistória da Historiografia.Retrato Historiográfico: Uma análise sobre a utilização de imagens como fonte histórica no Brasil (2007-2017)Historiographic Portrait: An analysis of the use of images as a historical source in Brazil (2007-2017)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)HistóriaHistória e historiografiaNarrativas, deslocamentos e conexõesHistóriaPró-reitoria de Pós-graduação e PesquisaNão se aplicaNão se aplicaNão se aplicaNão se aplicaORIGINALFONTANINI, Khyara. Retrato Historiográfico uma análise sobre a utlização de imagens como fonte histórica no Brasil 2007 - 2017.pdfFONTANINI, Khyara. Retrato Historiográfico uma análise sobre a utlização de imagens como fonte histórica no Brasil 2007 - 2017.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf2476953${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61618/1/FONTANINI%2c%20Khyara.%20Retrato%20Historiogr%c3%a1fico%20uma%20an%c3%a1lise%20sobre%20a%20utliza%c3%a7%c3%a3o%20de%20imagens%20como%20fonte%20hist%c3%b3rica%20no%20Brasil%202007%20-%202017.pdf02c429af88e61c115af1ea439d50dadfMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85873${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61618/2/license.txt10a0946a5f0b46b0021bd1cf9628bed5MD52open accessTEXTFONTANINI, Khyara. Retrato Historiográfico uma análise sobre a utlização de imagens como fonte histórica no Brasil 2007 - 2017.pdf.txtFONTANINI, Khyara. Retrato Historiográfico uma análise sobre a utlização de imagens como fonte histórica no Brasil 2007 - 2017.pdf.txtExtracted texttext/plain361133${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61618/6/FONTANINI%2c%20Khyara.%20Retrato%20Historiogr%c3%a1fico%20uma%20an%c3%a1lise%20sobre%20a%20utliza%c3%a7%c3%a3o%20de%20imagens%20como%20fonte%20hist%c3%b3rica%20no%20Brasil%202007%20-%202017.pdf.txt4b1be786e8c7f6a5df66c6fb8405229fMD56open accessTHUMBNAILFONTANINI, Khyara. Retrato Historiográfico uma análise sobre a utlização de imagens como fonte histórica no Brasil 2007 - 2017.pdf.jpgFONTANINI, Khyara. Retrato Historiográfico uma análise sobre a utlização de imagens como fonte histórica no Brasil 2007 - 2017.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4149${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61618/8/FONTANINI%2c%20Khyara.%20Retrato%20Historiogr%c3%a1fico%20uma%20an%c3%a1lise%20sobre%20a%20utliza%c3%a7%c3%a3o%20de%20imagens%20como%20fonte%20hist%c3%b3rica%20no%20Brasil%202007%20-%202017.pdf.jpg3ac58a6d50c7f77a93db8922476fc273MD58open access11600/616182023-05-25 01:32:40.3open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T04:32:40Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Retrato Historiográfico: Uma análise sobre a utilização de imagens como fonte histórica no Brasil (2007-2017)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Historiographic Portrait: An analysis of the use of images as a historical source in Brazil (2007-2017)
title Retrato Historiográfico: Uma análise sobre a utilização de imagens como fonte histórica no Brasil (2007-2017)
spellingShingle Retrato Historiográfico: Uma análise sobre a utilização de imagens como fonte histórica no Brasil (2007-2017)
Fontanini, Khyara Gabrielly Mendes
Imagens
Historiografia
História da Historiografia.
title_short Retrato Historiográfico: Uma análise sobre a utilização de imagens como fonte histórica no Brasil (2007-2017)
title_full Retrato Historiográfico: Uma análise sobre a utilização de imagens como fonte histórica no Brasil (2007-2017)
title_fullStr Retrato Historiográfico: Uma análise sobre a utilização de imagens como fonte histórica no Brasil (2007-2017)
title_full_unstemmed Retrato Historiográfico: Uma análise sobre a utilização de imagens como fonte histórica no Brasil (2007-2017)
title_sort Retrato Historiográfico: Uma análise sobre a utilização de imagens como fonte histórica no Brasil (2007-2017)
author Fontanini, Khyara Gabrielly Mendes
author_facet Fontanini, Khyara Gabrielly Mendes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5337659806744128
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3058395202773677
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontanini, Khyara Gabrielly Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franzini, Fábio
contributor_str_mv Franzini, Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv Imagens
Historiografia
História da Historiografia.
topic Imagens
Historiografia
História da Historiografia.
description Durante as décadas de 1990 e 2000 ocorreu uma valorização das imagens enquanto fonte de conhecimento histórico, tendo em vista a emergência das “viradas visuais” e do campo denominado de Cultura Visual; estes objetos, em suas mais variadas formas, passaram a interessar aos cientistas sociais dado sua potencialidade enquanto fonte visual sobre o passado. Esta dissertação busca compreender como as historiadoras e historiadores brasileiros vêm utilizando imagens visuais como fonte em suas pesquisas. Portanto, o objetivo é compreender como se deu a consolidação dessa prática historiográfica, como a imagem visual foi empregada como fonte histórica e quais as principais características dessa historiografia. Para tanto, organizamos uma extensa base de dados a partir de tabelas, com as teses e dissertações de seis Programas de Pós-Graduação em História brasileiros que utilizaram imagens como fonte histórica e que foram defendidas entre 2007 e 2017. Dessa forma, pudemos concluir que as imagens são utilizadas principalmente nas pesquisas que se referem ao século XX, no Brasil e os objetos imagéticos mais analisados foram os audiovisuais e fotográficos. As imagens visuais permitiram uma ampliação dos temas de pesquisa e a compreensão de aspectos culturais e sociais por meio da visualidade. A partir da base de dados, também elaboramos o rastreamento de uma rede intelectual que viabilizou a consolidação dessa prática historiográfica. Assim, de maneira geral, procuramos contribuir para com a compreensão das dinâmicas e características da historiografia brasileira.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-23T21:37:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-23T21:37:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Fontanini, Khyara Gabrielly Mendes. Retrato Historiográfico : Uma análise sobre a utilização de imagens como fonte histórica no Brasil / Khyara Gabrielly Mendes Fontanini. – 2021. – 170 p.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61618
identifier_str_mv Fontanini, Khyara Gabrielly Mendes. Retrato Historiográfico : Uma análise sobre a utilização de imagens como fonte histórica no Brasil / Khyara Gabrielly Mendes Fontanini. – 2021. – 170 p.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Unifesp campus Guarulhos online
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61618/1/FONTANINI%2c%20Khyara.%20Retrato%20Historiogr%c3%a1fico%20uma%20an%c3%a1lise%20sobre%20a%20utliza%c3%a7%c3%a3o%20de%20imagens%20como%20fonte%20hist%c3%b3rica%20no%20Brasil%202007%20-%202017.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61618/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61618/6/FONTANINI%2c%20Khyara.%20Retrato%20Historiogr%c3%a1fico%20uma%20an%c3%a1lise%20sobre%20a%20utliza%c3%a7%c3%a3o%20de%20imagens%20como%20fonte%20hist%c3%b3rica%20no%20Brasil%202007%20-%202017.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61618/8/FONTANINI%2c%20Khyara.%20Retrato%20Historiogr%c3%a1fico%20uma%20an%c3%a1lise%20sobre%20a%20utliza%c3%a7%c3%a3o%20de%20imagens%20como%20fonte%20hist%c3%b3rica%20no%20Brasil%202007%20-%202017.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 02c429af88e61c115af1ea439d50dadf
10a0946a5f0b46b0021bd1cf9628bed5
4b1be786e8c7f6a5df66c6fb8405229f
3ac58a6d50c7f77a93db8922476fc273
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764267347247104