A dominância lateral em 182 crianças: 1. os antímeros, as praxias, a relação estrutura-desempenho
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/390 http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1995000400014 |
Resumo: | 182 crianças normais de 6 a 14 anos de idade foram neurologicamente examinadas. Os resultados relacionados à dominância lateral revelaram 156 (85,71%) destros, 8 (4,39%) canhotos e 18 (9,89%) com dominância indeterminada. O conceito de ambidestrismo fundamentado na equivalência de competência motora entre os antímeros foi rejeitado. A análise dos resultados leva a fundamentar na interação 'indivíduo-universo', a formação da dominância lateral. Considera-se nesta interação a aquisição de praxias e a criação de estruturas neuronais dinâmicas, em relação e concomitância com o surgimento e o desenvolvimento da ação motora. |
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Jordy, Ceme Ferreira [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade de São Paulo (USP)2015-06-14T13:24:29Z2015-06-14T13:24:29Z1995-09-01Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 53, n. 3b, p. 631-638, 1995.0004-282Xhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/390http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1995000400014S0004-282X1995000400014.pdfS0004-282X199500040001410.1590/S0004-282X1995000400014182 crianças normais de 6 a 14 anos de idade foram neurologicamente examinadas. Os resultados relacionados à dominância lateral revelaram 156 (85,71%) destros, 8 (4,39%) canhotos e 18 (9,89%) com dominância indeterminada. O conceito de ambidestrismo fundamentado na equivalência de competência motora entre os antímeros foi rejeitado. A análise dos resultados leva a fundamentar na interação 'indivíduo-universo', a formação da dominância lateral. Considera-se nesta interação a aquisição de praxias e a criação de estruturas neuronais dinâmicas, em relação e concomitância com o surgimento e o desenvolvimento da ação motora.182 normal children from 6 to 14 years old presenting learning difficulties were neurologically examined. A 149 items questionaire covering the intrauterine, peri and post partum life were answered by parents and afterwards detailed in interview consultation. Special procedures on motor skill were added to the usual neurological examination, to text motor performance differences between antimeres. Dextrallity appeared in 156 cases (85.71%), sinistrality in 8 (4.39%) and in 18 cases (9.89%) the lateral dominance could not be determined. The concept of ambidextrallity was rejected for the bilateral equivalence in motor competence was not found in the subjects. The results lead to interpret the lateral dominance as a proportional distribution of motor performances in the right and left halves of the body in a process of constant improvement of motor skills which takes place in and belongs to the development of interdependence between the individuals and their environment. It is by way of such interrelationships that the significant motor activity (praxias) is acquired. Lateral dominance is considered a dynamic mechanism resulting from this interactive process which aim is directed together with other mechanisms to provide and improve the human being survival.Escola Paulista de MedicinaUniversidade de São Paulo Instituto de PsicologiaUNIFESP, EPMSciELO631-638porAcademia Brasileira de Neurologia - ABNEUROArquivos de Neuro-Psiquiatriadominância lateralpraxiasestrutura neuronalfacilitaçãoautomatismolateral dominancepraxiasstruture-performance relationfacilitationautomatismA dominância lateral em 182 crianças: 1. os antímeros, as praxias, a relação estrutura-desempenhoThe lateral dominance in 182 children: 1. the antimeres, the praxias, the struture-perfomance relationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0004-282X1995000400014.pdfapplication/pdf1062729${dspace.ui.url}/bitstream/11600/390/1/S0004-282X1995000400014.pdffcba6dbd1e88409daf58d35cb3712110MD51open accessTEXTS0004-282X1995000400014.pdf.txtS0004-282X1995000400014.pdf.txtExtracted texttext/plain31258${dspace.ui.url}/bitstream/11600/390/2/S0004-282X1995000400014.pdf.txt81fe7f5b3ea566207f4f327c9229c183MD52open access11600/3902023-02-15 09:30:33.114open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/390Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-02-15T12:30:33Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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