A dominância lateral em 182 crianças: 1. os antímeros, as praxias, a relação estrutura-desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jordy, Ceme Ferreira [UNIFESP]
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/390
http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1995000400014
Resumo: 182 crianças normais de 6 a 14 anos de idade foram neurologicamente examinadas. Os resultados relacionados à dominância lateral revelaram 156 (85,71%) destros, 8 (4,39%) canhotos e 18 (9,89%) com dominância indeterminada. O conceito de ambidestrismo fundamentado na equivalência de competência motora entre os antímeros foi rejeitado. A análise dos resultados leva a fundamentar na interação 'indivíduo-universo', a formação da dominância lateral. Considera-se nesta interação a aquisição de praxias e a criação de estruturas neuronais dinâmicas, em relação e concomitância com o surgimento e o desenvolvimento da ação motora.
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