Conhecimentos e práticas de profissionais sobre desenvolvimento da criança na atenção básica à saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Augusta Morgado [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Rosa Resegue F. Da [UNIFESP], Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5805
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822010000200013
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o conhecimento e as práticas sobre desenvolvimento infantil de médicos que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS). MÉTODO: Estudo transversal, descritivo, realizado nas UBS de Embu (SP). Procedimentos do estudo: 1) avaliação do conhecimento por teste contendo 20 questões de múltipla escolha sobre desenvolvimento da criança aplicado a 31 médicos (universo) que prestam assistência pediátrica em UBS; 2) avaliação das práticas - entrevista semiestruturada aplicada para uma amostra de 154 mães/cuidadores que acompanhavam crianças com idade menor ou igual a 36 meses em consulta médica agendada em UBS do município. Para comparação de variáveis categóricas (avaliação/orientações sobre desenvolvimento em consultas de crianças de diferentes faixas etárias), utizou-se o qui-quadrado. RESULTADOS: A média de acertos dos médicos foi de 14,8 questões; sete questões apresentaram índices de erros superiores a 30% (desenvolvimento sensorial, aquisição de linguagem, fisiologia do sistema nervoso, diagnóstico clínico e laboratorial de infecções congênitas, erros inatos do metabolismo) e quatro questões apresentaram acertos acima de 85% (marcos do desenvolvimento motor, pessoal-social, fatores de risco e síndrome genética). Quanto às práticas, em 69 (45%) consultas o médico perguntou a opinião da mãe/cuidador sobre o desenvolvimento da criança, em 80 (52%) a mãe/cuidador referiu que o médico fez alguma pergunta e/ou avaliou o desenvolvimento e em 64 (42%) orientou sobre como estimular a criança. CONCLUSÕES: Identificaram-se falhas de conhecimento e nas práticas dos profissionais referentes ao desenvolvimento da criança, o que indica a necessidade de implementar educação permanente.
id UFSP_6f5c0d84c16290457df3f1ff14ee9cf3
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/5805
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Ribeiro, Augusta Morgado [UNIFESP]Silva, Rosa Resegue F. Da [UNIFESP]Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Secretaria Municipal de Saúde do Embu2015-06-14T13:41:45Z2015-06-14T13:41:45Z2010-06-01Revista Paulista de Pediatria. Sociedade de Pediatria de São Paulo, v. 28, n. 2, p. 208-214, 2010.0103-0582http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5805http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822010000200013S0103-05822010000200013.pdfS0103-0582201000020001310.1590/S0103-05822010000200013OBJETIVO: Avaliar o conhecimento e as práticas sobre desenvolvimento infantil de médicos que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS). MÉTODO: Estudo transversal, descritivo, realizado nas UBS de Embu (SP). Procedimentos do estudo: 1) avaliação do conhecimento por teste contendo 20 questões de múltipla escolha sobre desenvolvimento da criança aplicado a 31 médicos (universo) que prestam assistência pediátrica em UBS; 2) avaliação das práticas - entrevista semiestruturada aplicada para uma amostra de 154 mães/cuidadores que acompanhavam crianças com idade menor ou igual a 36 meses em consulta médica agendada em UBS do município. Para comparação de variáveis categóricas (avaliação/orientações sobre desenvolvimento em consultas de crianças de diferentes faixas etárias), utizou-se o qui-quadrado. RESULTADOS: A média de acertos dos médicos foi de 14,8 questões; sete questões apresentaram índices de erros superiores a 30% (desenvolvimento sensorial, aquisição de linguagem, fisiologia do sistema nervoso, diagnóstico clínico e laboratorial de infecções congênitas, erros inatos do metabolismo) e quatro questões apresentaram acertos acima de 85% (marcos do desenvolvimento motor, pessoal-social, fatores de risco e síndrome genética). Quanto às práticas, em 69 (45%) consultas o médico perguntou a opinião da mãe/cuidador sobre o desenvolvimento da criança, em 80 (52%) a mãe/cuidador referiu que o médico fez alguma pergunta e/ou avaliou o desenvolvimento e em 64 (42%) orientou sobre como estimular a criança. CONCLUSÕES: Identificaram-se falhas de conhecimento e nas práticas dos profissionais referentes ao desenvolvimento da criança, o que indica a necessidade de implementar educação permanente.OBJECTIVE: To evaluate the knowledge and practices regarding child development among physicians working in primary healthcare units. METHOD: Cross-sectional descriptive study carried out at primary healthcare units in Embu, São Paulo, Brazil. Study procedures: 1) Evaluation of knowledge: test consisting of 20 multiple-choice questions on child development applied to all 31 physicians who were providing pediatric care at the primary healthcare units; 2) Evaluation of practices: semi-structured interview applied to a sample of 154 mothers/caregivers of children aged up to 36 months during follow-up visits at primary healthcare units in the municipality. For the comparisons of categorical variables (evaluation/advices about development in visits of children at different ages), the chi-square test was employed. RESULTS: The mean number of correct responses among physicians was 14.8. The error rate for seven questions was greater than 30% (sensory development, language acquisition, physiology of the nervous system, clinical and laboratory diagnosis of congenital infections and innate errors of metabolism) and the rate of correct responses was greater than 85% for four questions (motor and personal-social development markers, risk factors and genetic syndromes). Regarding practices, in 69 (45%) visits, the doctor asked the mother/caregiver's opinion about the child's development; in 80 (52%), the mother/caregiver said that the doctor assessed the development; and in 64 (42%), the mother/caregiver said that the doctor advised them on practices for child's stimulation. CONCLUSIONS: Faulty knowledge and practices regarding child development were identified among primary care professionals, indicating the need for continued education.UNIFESP Curso de MedicinaUNIFESP Projeto DesenvolverSecretaria Municipal de Saúde do EmbuUNIFESP Departamento de Pediatria Disciplina de Pediatria Geral e ComunitáriaUNIFESP, Curso de MedicinaUNIFESP, Projeto DesenvolverUNIFESP, Depto. de Pediatria Disciplina de Pediatria Geral e ComunitáriaSciELO208-214porSociedade de Pediatria de São PauloRevista Paulista de Pediatriadesenvolvimento infantilavaliação de serviços de saúdecuidados primários de saúdechild developmenthealth services evaluationprimary health careConhecimentos e práticas de profissionais sobre desenvolvimento da criança na atenção básica à saúdeKnowledge and practices regarding child development among primary healthcare professionalsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-05822010000200013.pdfapplication/pdf428757${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5805/1/S0103-05822010000200013.pdfdad5e11e108c8476862b46f9ac340e2dMD51open accessTEXTS0103-05822010000200013.pdf.txtS0103-05822010000200013.pdf.txtExtracted texttext/plain35097${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5805/21/S0103-05822010000200013.pdf.txte3b84e3a30fc0df01bc7f40471384f85MD521open accessTHUMBNAILS0103-05822010000200013.pdf.jpgS0103-05822010000200013.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7395${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5805/23/S0103-05822010000200013.pdf.jpg96165607bc7840204869242db93b8b54MD523open access11600/58052023-06-05 19:08:55.558open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/5805Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:08:55Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Conhecimentos e práticas de profissionais sobre desenvolvimento da criança na atenção básica à saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Knowledge and practices regarding child development among primary healthcare professionals
title Conhecimentos e práticas de profissionais sobre desenvolvimento da criança na atenção básica à saúde
spellingShingle Conhecimentos e práticas de profissionais sobre desenvolvimento da criança na atenção básica à saúde
Ribeiro, Augusta Morgado [UNIFESP]
desenvolvimento infantil
avaliação de serviços de saúde
cuidados primários de saúde
child development
health services evaluation
primary health care
title_short Conhecimentos e práticas de profissionais sobre desenvolvimento da criança na atenção básica à saúde
title_full Conhecimentos e práticas de profissionais sobre desenvolvimento da criança na atenção básica à saúde
title_fullStr Conhecimentos e práticas de profissionais sobre desenvolvimento da criança na atenção básica à saúde
title_full_unstemmed Conhecimentos e práticas de profissionais sobre desenvolvimento da criança na atenção básica à saúde
title_sort Conhecimentos e práticas de profissionais sobre desenvolvimento da criança na atenção básica à saúde
author Ribeiro, Augusta Morgado [UNIFESP]
author_facet Ribeiro, Augusta Morgado [UNIFESP]
Silva, Rosa Resegue F. Da [UNIFESP]
Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP]
author_role author
author2 Silva, Rosa Resegue F. Da [UNIFESP]
Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP]
author2_role author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Secretaria Municipal de Saúde do Embu
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Augusta Morgado [UNIFESP]
Silva, Rosa Resegue F. Da [UNIFESP]
Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento infantil
avaliação de serviços de saúde
cuidados primários de saúde
topic desenvolvimento infantil
avaliação de serviços de saúde
cuidados primários de saúde
child development
health services evaluation
primary health care
dc.subject.eng.fl_str_mv child development
health services evaluation
primary health care
description OBJETIVO: Avaliar o conhecimento e as práticas sobre desenvolvimento infantil de médicos que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS). MÉTODO: Estudo transversal, descritivo, realizado nas UBS de Embu (SP). Procedimentos do estudo: 1) avaliação do conhecimento por teste contendo 20 questões de múltipla escolha sobre desenvolvimento da criança aplicado a 31 médicos (universo) que prestam assistência pediátrica em UBS; 2) avaliação das práticas - entrevista semiestruturada aplicada para uma amostra de 154 mães/cuidadores que acompanhavam crianças com idade menor ou igual a 36 meses em consulta médica agendada em UBS do município. Para comparação de variáveis categóricas (avaliação/orientações sobre desenvolvimento em consultas de crianças de diferentes faixas etárias), utizou-se o qui-quadrado. RESULTADOS: A média de acertos dos médicos foi de 14,8 questões; sete questões apresentaram índices de erros superiores a 30% (desenvolvimento sensorial, aquisição de linguagem, fisiologia do sistema nervoso, diagnóstico clínico e laboratorial de infecções congênitas, erros inatos do metabolismo) e quatro questões apresentaram acertos acima de 85% (marcos do desenvolvimento motor, pessoal-social, fatores de risco e síndrome genética). Quanto às práticas, em 69 (45%) consultas o médico perguntou a opinião da mãe/cuidador sobre o desenvolvimento da criança, em 80 (52%) a mãe/cuidador referiu que o médico fez alguma pergunta e/ou avaliou o desenvolvimento e em 64 (42%) orientou sobre como estimular a criança. CONCLUSÕES: Identificaram-se falhas de conhecimento e nas práticas dos profissionais referentes ao desenvolvimento da criança, o que indica a necessidade de implementar educação permanente.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:41:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:41:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria. Sociedade de Pediatria de São Paulo, v. 28, n. 2, p. 208-214, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5805
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822010000200013
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0103-0582
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0103-05822010000200013.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0103-05822010000200013
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-05822010000200013
identifier_str_mv Revista Paulista de Pediatria. Sociedade de Pediatria de São Paulo, v. 28, n. 2, p. 208-214, 2010.
0103-0582
S0103-05822010000200013.pdf
S0103-05822010000200013
10.1590/S0103-05822010000200013
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5805
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822010000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 208-214
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5805/1/S0103-05822010000200013.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5805/21/S0103-05822010000200013.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5805/23/S0103-05822010000200013.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dad5e11e108c8476862b46f9ac340e2d
e3b84e3a30fc0df01bc7f40471384f85
96165607bc7840204869242db93b8b54
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764129328431104