O Acidente, O Acaso, O arbitrário. Algumas expressões do Informe na Arte Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romão Macedo, Lorena (UNIFESP)
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61566
Resumo: Esta pesquisa busca investigar de que modos o acidente, o acaso, o arbitrário podem ser identificados em obras e processos criativos de alguns artistas brasileiros como Daniel Senise, Lygia Pape e Mira Schendel, dentre outros. São interrogadas suas processualidades formais a partir de operadores críticos movimentados sobretudo pela noção do informe, como ela é formalizada em Georges Bataille, nos entornos da revista de dissidência estética Documents (1929-1931), e como ela é recuperada por Yves-Alain Bois e Rosalind Krauss na rumorosa curadoria da exposição Formless (1996). As análises aqui propostas aparecem como oferecimento de uma contrapartida a algumas práticas da história da arte que, de certo modo, privilegiam atos de categorização em detrimento de uma observação mais rente às experimentações inerentes ao fazer artístico, o que pressupõe uma busca por entre incertezas, casualidades, mesmo arbitrariedades.
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