Percepção de graduandos de enfermagem sobre sua qualidade de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arronqui, Grazielle Viola [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lacava, Rose Mary do Valle Bóz [UNIFESP], Magalhães, Solange Maria Fustinoni, Goldman, Rosely Erlach [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6125
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000600005
Resumo: OBJETIVO: Conhecer a percepção de graduandos de Enfermagem sobre sua qualidade de vida. MÉTODOS: Estudo transversal realizado na Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal do Estado de São Paulo/Brasil. Amostra constituída de 178 graduandos. Para a obtenção dos dados, utilizou-se o instrumento genérico WHOQOL-bref. Os grupos de interesse foram submetidos aos testes de normalidade de Kolmogorov-Smirnov e o t de Students. RESULTADOS: Os graduandos consideravam sua qualidade de vida boa e estavam satisfeitos com sua saúde. Na análise, o escore médio encontrou resultado maior para o domínio das relações sociais e o menor para o físico. Os alunos da primeira série, apresentou qualidade de vida menor do que os da segunda em todos os domínios e estes maior do que os da terceira no domínio físico e maior que a quarta no domínio meio ambiente. CONCLUSÃO: os graduandos merecem atenção nos aspectos da qualidade de vida sobretudo nos aspectos físicos e os alunos da primeira série devem ser acompanhados.
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Os grupos de interesse foram submetidos aos testes de normalidade de Kolmogorov-Smirnov e o t de Students. RESULTADOS: Os graduandos consideravam sua qualidade de vida boa e estavam satisfeitos com sua saúde. Na análise, o escore médio encontrou resultado maior para o domínio das relações sociais e o menor para o físico. Os alunos da primeira série, apresentou qualidade de vida menor do que os da segunda em todos os domínios e estes maior do que os da terceira no domínio físico e maior que a quarta no domínio meio ambiente. CONCLUSÃO: os graduandos merecem atenção nos aspectos da qualidade de vida sobretudo nos aspectos físicos e os alunos da primeira série devem ser acompanhados.OBJECTIVE: To know the perception of nursing students on their quality of life. METHODS: A cross-sectional study in São Paulo School of Nursing, Federal University of São Paulo / Brazil. The sample consisted of 178 undergraduates. To obtain the data, we used the generic instrument WHOQOL-brief. Interest groups were tested for normality using Kolmogorov-Smirnov and student t-test. RESULTS: The students considered their quality of life good and were satisfied with their health. The analysis found the highest average score occurred in the domain of social relationships and the lowest was in the physical domain. The students in their first year of courses had a lower quality of life than those in their second, across all domains; they were higher in the physical domain than those in their third year; and were higher than those in their fourth year in terms of the environmental domain. CONCLUSION: the students deserve attention on aspects of quality of life, especially on the physical aspects and students in their first courses must be followed.OBJETIVO: Conocer la percepción de graduandos de Enfermería sobre su calidad de vida. MÉTODOS: Estudio transversal realizado en la Escuela Paulista de Enfermería de la Universidad Federal del Estado de São Paulo/Brasil. Muestra constituída por 178 graduandos. Para la obtención de los datos, se utilizó el instrumento genérico WHOQOL-bref. Los grupos de interés fueron sometidos a los test de normalidad de Kolmogorov-Smirnov y el t de Students. RESULTADOS: Los graduandos consideraban su calidad de vida bueno y estaban satisfechos con su salud. En el análisis, el escor medio encontró el mayor resultado para el dominio de las relaciones sociales y el menor para el físico. Los alumnos de la primera serie, presentaron calidad de vida menor que los de la segunda en todos los dominios y éstos mayor que los de la tercera en el dominio físico y mayor que la cuarta en el dominio medio ambiente. CONCLUSIÓN: los graduandos merecen atención en los aspectos de la calidad de vida sobre todo en los aspectos físicos y los alumnos de la primera serie deben ser acompañados.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de EnfermagemUNIFAI Centro Universitário AssunçãoUNIFESP, EPESciELO762-765porEscola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Acta Paulista de EnfermagemQualidade de vidaEstudante de enfermagemPercepçãoPsicometriaQuality of lifeStudents,nursingPerceptionPsychometricsPercepção de graduandos de enfermagem sobre sua qualidade de vidaPerceptions of nursing students on their quality of lifePercepción de graduandos de enfermería sobre su calidad de vidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-21002011000600005-en.pdfapplication/pdf145916${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6125/1/S0103-21002011000600005-en.pdf2f5e2406fc46d062f475d6907a870eb5MD51open accessS0103-21002011000600005-pt.pdfS0103-21002011000600005-pt.pdfapplication/pdf138871${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6125/3/S0103-21002011000600005-pt.pdfcf5ff5f7753784e1b8cc24260a26e769MD53open accessTEXTS0103-21002011000600005-en.pdf.txtS0103-21002011000600005-en.pdf.txtExtracted texttext/plain17958${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6125/42/S0103-21002011000600005-en.pdf.txtf2aec8ce465da31db5c7774015257b11MD542open accessS0103-21002011000600005-pt.pdf.txtS0103-21002011000600005-pt.pdf.txtExtracted texttext/plain18498${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6125/45/S0103-21002011000600005-pt.pdf.txtc00b72aa9794dc4fb9620e4c4aea3521MD545open accessTHUMBNAILS0103-21002011000600005-en.pdf.jpgS0103-21002011000600005-en.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4941${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6125/44/S0103-21002011000600005-en.pdf.jpg7ab4c95b44efd7bfdf3f3fd74302a0c0MD544open accessS0103-21002011000600005-pt.pdf.jpgS0103-21002011000600005-pt.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5200${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6125/47/S0103-21002011000600005-pt.pdf.jpg3d3909d83fcfd8311949d28bf0b31187MD547open access11600/61252023-06-05 19:23:05.638open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6125Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:23:05Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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