"This Is Our Fight!": As Animações De Hollywood Utilizadas Como Propaganda Política Durante A Ii Guerra Mundial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Broda, Paula De Castro [UNIFESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5242159
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50909
Resumo: A II Guerra Mundial marcou um período de grande importância para a história do cinema dos Estados Unidos. Com a entrada do país no conflito, o governo liderado pelo presidente Franklin Delano Roosevelt – para quem os filmes tinham uma tripla função (informar, convencer e entreter) – começou a atuar com os estúdios de Hollywood para que as produções cinematográficas colaborassem nos esforços de guerra e motivassem a população a fazer sua parte naquela que seria uma luta de todos. Assim, essa pesquisa pretende compreender qual foi o lugar dos Estados Unidos na II Guerra Mundial construído pelos desenhos animados produzidos entre 1939 e 1945. Nesses anos, as animações realizadas pelos estúdios hollywoodianos para circular na sociedade estadunidense procuravam vilanizar os inimigos, valorizar o patriotismo e convencer o público sobre a importância da aquisição dos bônus de guerra. Ao mesmo tempo, propagavam a ideia de que todo cidadão, ainda que não estivesse nos fronts de batalha, tinha um papel decisivo no conflito. Por meio da análise fílmica e historiográfica, a dissertação analisa a propaganda política consolidada nas animações, as tensões e contradições presentes nessas fontes, que procuravam opor o soldado/cidadão estadunidense ao inimigo (em especial, o alemão e o japonês). Ao mesmo tempo, a narrativa dos desenhos forçava uma aproximação de aliados latino-americanos, russos e chineses, apagando conflitos e reescrevendo as relações dos Estados Unidos com esses países. Além disso, é possível notar disputas sociais internas com a presença de mulheres e negros nesses curtas-metragens, os quais eram chamados para suprir a ausência dos trabalhadores convocados para guerra, mas que, ao final, permaneciam representados de maneira estereotipada, machista e racista
id UFSP_710b7719404d335e5e35bad8a18a1521
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/50909
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Broda, Paula De Castro [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Villaca, Mariana Martins [UNIFESP]2019-06-19T14:58:34Z2019-06-19T14:58:34Z2017-04-19https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5242159http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/509092017-1061.pdfPAULA DE CASTRO BRODA.pdfA II Guerra Mundial marcou um período de grande importância para a história do cinema dos Estados Unidos. Com a entrada do país no conflito, o governo liderado pelo presidente Franklin Delano Roosevelt – para quem os filmes tinham uma tripla função (informar, convencer e entreter) – começou a atuar com os estúdios de Hollywood para que as produções cinematográficas colaborassem nos esforços de guerra e motivassem a população a fazer sua parte naquela que seria uma luta de todos. Assim, essa pesquisa pretende compreender qual foi o lugar dos Estados Unidos na II Guerra Mundial construído pelos desenhos animados produzidos entre 1939 e 1945. Nesses anos, as animações realizadas pelos estúdios hollywoodianos para circular na sociedade estadunidense procuravam vilanizar os inimigos, valorizar o patriotismo e convencer o público sobre a importância da aquisição dos bônus de guerra. Ao mesmo tempo, propagavam a ideia de que todo cidadão, ainda que não estivesse nos fronts de batalha, tinha um papel decisivo no conflito. Por meio da análise fílmica e historiográfica, a dissertação analisa a propaganda política consolidada nas animações, as tensões e contradições presentes nessas fontes, que procuravam opor o soldado/cidadão estadunidense ao inimigo (em especial, o alemão e o japonês). Ao mesmo tempo, a narrativa dos desenhos forçava uma aproximação de aliados latino-americanos, russos e chineses, apagando conflitos e reescrevendo as relações dos Estados Unidos com esses países. Além disso, é possível notar disputas sociais internas com a presença de mulheres e negros nesses curtas-metragens, os quais eram chamados para suprir a ausência dos trabalhadores convocados para guerra, mas que, ao final, permaneciam representados de maneira estereotipada, machista e racistaThe World War II marked a period of great importance for the history of American cinema. With the country's entry into the conflict, the government led by President Franklin Delano Roosevelt - to whom the films had a triple role (informing, persuading and entertaining) - began to work with Hollywood studios to create the war efforts and motivated the population to do their part in what would be a struggle for all. Thus, this research aims to understand the place of the United States in World War II built by the Hollywood wartime cartoons between 1939 and 1945. In those years, the animations produced by Hollywood studios circulate in American society sought to vilify the enemies, to valorize the patriotism and convince the public about the importance of acquiring war bonds. At the same time, they transmitted the idea that every citizen, even if he or she was not on the battle fronts, could take part in a decisive role in the conflict. Through film and historiographical analysis, the thesis analyzes the political propaganda elaborated in the animations, the tensions and contradictions present in these sources, which opposed the US soldier / citizen to the enemy (especially the German and Japanese one). At the same time, the narrative of the cartoons forced an approximation of Latin American, Russian and Chinese allies, erasing conflicts and rewriting the relations of the United States with those countries. In addition, it is possible to observe internal social disputes with the presence of women and blacks in these short films, which were called to fill the absence of workers recruited, but remained, in the end, represented in a stereotyped, sexist and racist wayDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)301p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Estados UnidosIi Guerra MundialCinema E HistóriaCinema De AnimaçãoUnited StatesWorld War IiMovies And HistoryAnimation"This Is Our Fight!": As Animações De Hollywood Utilizadas Como Propaganda Política Durante A Ii Guerra Mundialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasHistóriaHistória E HistoriografiaPoder, Cultura E SaberesORIGINALPAULA DE CASTRO BRODA.pdfPAULA DE CASTRO BRODA.pdfapplication/pdf6740778${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50909/1/PAULA%20DE%20CASTRO%20BRODA.pdff3cffcc746ef757fdd6d1934b395efe3MD51open accessTEXTPAULA DE CASTRO BRODA.pdf.txtPAULA DE CASTRO BRODA.pdf.txtExtracted texttext/plain567200${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50909/2/PAULA%20DE%20CASTRO%20BRODA.pdf.txtd69e80dd37fb43937b73327fd9de3d09MD52open accessTHUMBNAILPAULA DE CASTRO BRODA.pdf.jpgPAULA DE CASTRO BRODA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3625${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50909/4/PAULA%20DE%20CASTRO%20BRODA.pdf.jpgcd4bd6b7d0ee8b7f1e409f5287ab6077MD54open access11600/509092023-05-15 09:07:33.923open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/50909Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:07:33Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv "This Is Our Fight!": As Animações De Hollywood Utilizadas Como Propaganda Política Durante A Ii Guerra Mundial
title "This Is Our Fight!": As Animações De Hollywood Utilizadas Como Propaganda Política Durante A Ii Guerra Mundial
spellingShingle "This Is Our Fight!": As Animações De Hollywood Utilizadas Como Propaganda Política Durante A Ii Guerra Mundial
Broda, Paula De Castro [UNIFESP]
Estados Unidos
Ii Guerra Mundial
Cinema E História
Cinema De Animação
United States
World War Ii
Movies And History
Animation
title_short "This Is Our Fight!": As Animações De Hollywood Utilizadas Como Propaganda Política Durante A Ii Guerra Mundial
title_full "This Is Our Fight!": As Animações De Hollywood Utilizadas Como Propaganda Política Durante A Ii Guerra Mundial
title_fullStr "This Is Our Fight!": As Animações De Hollywood Utilizadas Como Propaganda Política Durante A Ii Guerra Mundial
title_full_unstemmed "This Is Our Fight!": As Animações De Hollywood Utilizadas Como Propaganda Política Durante A Ii Guerra Mundial
title_sort "This Is Our Fight!": As Animações De Hollywood Utilizadas Como Propaganda Política Durante A Ii Guerra Mundial
author Broda, Paula De Castro [UNIFESP]
author_facet Broda, Paula De Castro [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Broda, Paula De Castro [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Villaca, Mariana Martins [UNIFESP]
contributor_str_mv Villaca, Mariana Martins [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Estados Unidos
Ii Guerra Mundial
Cinema E História
Cinema De Animação
topic Estados Unidos
Ii Guerra Mundial
Cinema E História
Cinema De Animação
United States
World War Ii
Movies And History
Animation
dc.subject.eng.fl_str_mv United States
World War Ii
Movies And History
Animation
description A II Guerra Mundial marcou um período de grande importância para a história do cinema dos Estados Unidos. Com a entrada do país no conflito, o governo liderado pelo presidente Franklin Delano Roosevelt – para quem os filmes tinham uma tripla função (informar, convencer e entreter) – começou a atuar com os estúdios de Hollywood para que as produções cinematográficas colaborassem nos esforços de guerra e motivassem a população a fazer sua parte naquela que seria uma luta de todos. Assim, essa pesquisa pretende compreender qual foi o lugar dos Estados Unidos na II Guerra Mundial construído pelos desenhos animados produzidos entre 1939 e 1945. Nesses anos, as animações realizadas pelos estúdios hollywoodianos para circular na sociedade estadunidense procuravam vilanizar os inimigos, valorizar o patriotismo e convencer o público sobre a importância da aquisição dos bônus de guerra. Ao mesmo tempo, propagavam a ideia de que todo cidadão, ainda que não estivesse nos fronts de batalha, tinha um papel decisivo no conflito. Por meio da análise fílmica e historiográfica, a dissertação analisa a propaganda política consolidada nas animações, as tensões e contradições presentes nessas fontes, que procuravam opor o soldado/cidadão estadunidense ao inimigo (em especial, o alemão e o japonês). Ao mesmo tempo, a narrativa dos desenhos forçava uma aproximação de aliados latino-americanos, russos e chineses, apagando conflitos e reescrevendo as relações dos Estados Unidos com esses países. Além disso, é possível notar disputas sociais internas com a presença de mulheres e negros nesses curtas-metragens, os quais eram chamados para suprir a ausência dos trabalhadores convocados para guerra, mas que, ao final, permaneciam representados de maneira estereotipada, machista e racista
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-19T14:58:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-19T14:58:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5242159
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50909
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2017-1061.pdf
PAULA DE CASTRO BRODA.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5242159
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50909
identifier_str_mv 2017-1061.pdf
PAULA DE CASTRO BRODA.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 301p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50909/1/PAULA%20DE%20CASTRO%20BRODA.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50909/2/PAULA%20DE%20CASTRO%20BRODA.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50909/4/PAULA%20DE%20CASTRO%20BRODA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f3cffcc746ef757fdd6d1934b395efe3
d69e80dd37fb43937b73327fd9de3d09
cd4bd6b7d0ee8b7f1e409f5287ab6077
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764162730819584