Brasil 90: violência aos corpos nas imagens fotográficas em trabalhos de Rennó e Meireles.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Gabriel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62564
Resumo: Esta pesquisa analisa os trabalhos “Atentado ao Poder” de Rosângela Rennó (1992) e “Ética como estética/Estética como ética” de Cildo Meireles (1996). Destacam-se: a apropriação de imagens fotográficas oriundas da mídia impressa para a composição das obras; as análises feitas por críticos de arte sobre os trabalhos e as mais recentes edições dos trabalhos, alteradas para circularem em novos espaços. Por isso, consideramos os discursos atribuídos às fotografias, em atenção à prática dos artistas, que exploraram os sentidos e significados para além da visualidade, mobilizando o conceito de corpo das imagens proposto por Hans Belting e de espaços discursivos da fotografia de Rosalind Krauss. Argumenta-se que, por serem trabalhos que usam da imagem fotográfica, envolvem a memória dos referentes - chacinas ocorridas no estado do Rio de Janeiro - e por serem arte dos rastros e traços da história, guardam as marcas do tempo e da conjuntura. Hal Foster e Philippe Dubois também são apontados para pensarmos sobre as lacunas da abjeção e o corpo fantasmático que as imagens utilizadas pelos artistas demandam. O mesmo ocorre com a leitura do corpo trágico em referência à portabilidade da câmera fotográfica, como possível testemunho das opressões sociais. Examinamos com Georges Didi-Huberman suas considerações sobre o arquivo e a montagem. Nesta perspectiva, uma história do meio fotográfico sobre a industrialização da imagem e os vestígios da barbárie moderna em entendimento a Walter Benjamin, que encontrou na cidade a imagem do local do crime.
id UFSP_710eded7b1caf677d0b548e312b84927
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/62564
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Gomes, Gabrielhttp://lattes.cnpq.br/1943367188172596http://lattes.cnpq.br/8687854675231868Araujo, Virginia2022-01-24T16:36:22Z2022-01-24T16:36:22Z2021-09-10https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62564Esta pesquisa analisa os trabalhos “Atentado ao Poder” de Rosângela Rennó (1992) e “Ética como estética/Estética como ética” de Cildo Meireles (1996). Destacam-se: a apropriação de imagens fotográficas oriundas da mídia impressa para a composição das obras; as análises feitas por críticos de arte sobre os trabalhos e as mais recentes edições dos trabalhos, alteradas para circularem em novos espaços. Por isso, consideramos os discursos atribuídos às fotografias, em atenção à prática dos artistas, que exploraram os sentidos e significados para além da visualidade, mobilizando o conceito de corpo das imagens proposto por Hans Belting e de espaços discursivos da fotografia de Rosalind Krauss. Argumenta-se que, por serem trabalhos que usam da imagem fotográfica, envolvem a memória dos referentes - chacinas ocorridas no estado do Rio de Janeiro - e por serem arte dos rastros e traços da história, guardam as marcas do tempo e da conjuntura. Hal Foster e Philippe Dubois também são apontados para pensarmos sobre as lacunas da abjeção e o corpo fantasmático que as imagens utilizadas pelos artistas demandam. O mesmo ocorre com a leitura do corpo trágico em referência à portabilidade da câmera fotográfica, como possível testemunho das opressões sociais. Examinamos com Georges Didi-Huberman suas considerações sobre o arquivo e a montagem. Nesta perspectiva, uma história do meio fotográfico sobre a industrialização da imagem e os vestígios da barbárie moderna em entendimento a Walter Benjamin, que encontrou na cidade a imagem do local do crime.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)94 f.porUniversidade Federal de São PaulofotografiaviolênciaabjeçãocorpoBrasil 90: violência aos corpos nas imagens fotográficas em trabalhos de Rennó e Meireles.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História da ArteInstituições, Discursos e AlteridadeORIGINALDISSERTAÇÃO - GABRIEL FERREIRA GOMES.pdfDISSERTAÇÃO - GABRIEL FERREIRA GOMES.pdfapplication/pdf12070012${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62564/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20GABRIEL%20FERREIRA%20GOMES.pdf4d53e45d73e839ae6f0e11b7b3681c14MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85837${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62564/2/license.txt29fa7acfc616d5f69f8d3ff69787b7f1MD52open accessTEXTDISSERTAÇÃO - GABRIEL FERREIRA GOMES.pdf.txtDISSERTAÇÃO - GABRIEL FERREIRA GOMES.pdf.txtExtracted texttext/plain174710${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62564/9/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20GABRIEL%20FERREIRA%20GOMES.pdf.txt6b77711c66569d9b50f5241b190288f6MD59open accessTHUMBNAILDISSERTAÇÃO - GABRIEL FERREIRA GOMES.pdf.jpgDISSERTAÇÃO - GABRIEL FERREIRA GOMES.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3500${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62564/11/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20GABRIEL%20FERREIRA%20GOMES.pdf.jpg0d0c79ac45460f86c6835bcbb3282b5aMD511open access11600/625642023-05-21 01:34:32.771open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:38:06.585220Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brasil 90: violência aos corpos nas imagens fotográficas em trabalhos de Rennó e Meireles.
title Brasil 90: violência aos corpos nas imagens fotográficas em trabalhos de Rennó e Meireles.
spellingShingle Brasil 90: violência aos corpos nas imagens fotográficas em trabalhos de Rennó e Meireles.
Gomes, Gabriel
fotografia
violência
abjeção
corpo
title_short Brasil 90: violência aos corpos nas imagens fotográficas em trabalhos de Rennó e Meireles.
title_full Brasil 90: violência aos corpos nas imagens fotográficas em trabalhos de Rennó e Meireles.
title_fullStr Brasil 90: violência aos corpos nas imagens fotográficas em trabalhos de Rennó e Meireles.
title_full_unstemmed Brasil 90: violência aos corpos nas imagens fotográficas em trabalhos de Rennó e Meireles.
title_sort Brasil 90: violência aos corpos nas imagens fotográficas em trabalhos de Rennó e Meireles.
author Gomes, Gabriel
author_facet Gomes, Gabriel
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1943367188172596
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8687854675231868
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Gabriel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Virginia
contributor_str_mv Araujo, Virginia
dc.subject.por.fl_str_mv fotografia
violência
abjeção
corpo
topic fotografia
violência
abjeção
corpo
description Esta pesquisa analisa os trabalhos “Atentado ao Poder” de Rosângela Rennó (1992) e “Ética como estética/Estética como ética” de Cildo Meireles (1996). Destacam-se: a apropriação de imagens fotográficas oriundas da mídia impressa para a composição das obras; as análises feitas por críticos de arte sobre os trabalhos e as mais recentes edições dos trabalhos, alteradas para circularem em novos espaços. Por isso, consideramos os discursos atribuídos às fotografias, em atenção à prática dos artistas, que exploraram os sentidos e significados para além da visualidade, mobilizando o conceito de corpo das imagens proposto por Hans Belting e de espaços discursivos da fotografia de Rosalind Krauss. Argumenta-se que, por serem trabalhos que usam da imagem fotográfica, envolvem a memória dos referentes - chacinas ocorridas no estado do Rio de Janeiro - e por serem arte dos rastros e traços da história, guardam as marcas do tempo e da conjuntura. Hal Foster e Philippe Dubois também são apontados para pensarmos sobre as lacunas da abjeção e o corpo fantasmático que as imagens utilizadas pelos artistas demandam. O mesmo ocorre com a leitura do corpo trágico em referência à portabilidade da câmera fotográfica, como possível testemunho das opressões sociais. Examinamos com Georges Didi-Huberman suas considerações sobre o arquivo e a montagem. Nesta perspectiva, uma história do meio fotográfico sobre a industrialização da imagem e os vestígios da barbárie moderna em entendimento a Walter Benjamin, que encontrou na cidade a imagem do local do crime.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-24T16:36:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-24T16:36:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62564
url https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 94 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62564/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20GABRIEL%20FERREIRA%20GOMES.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62564/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62564/9/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20GABRIEL%20FERREIRA%20GOMES.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62564/11/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20GABRIEL%20FERREIRA%20GOMES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d53e45d73e839ae6f0e11b7b3681c14
29fa7acfc616d5f69f8d3ff69787b7f1
6b77711c66569d9b50f5241b190288f6
0d0c79ac45460f86c6835bcbb3282b5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460318770364416