O recem-nascido com dor: atuacao da equipe de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Edilaine Assuncao
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lemos, Natalia Romana Ferreira, Cordeiro, Samara Macedo, Pereira, Fernanda Maria Vieira, Moreira, Denis Da Silva, Buchhorn, Soraia Matilde Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000300006
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7922
Resumo: It's a quantitative, descriptive and cross study conducted with the nurse team working in the field of neonatology at the three hospitals, Alfenas-MG. Aimed to describe the forms of pain assessment of the newborn used by nurse team and analyze the practice of nursing as pain management of neonates. Data were collected through a semi-structured formulary, from August to September 2008, of 42 nurses working. The analyze was performed using SPSS software using descriptive statistics and correlation test. It was observed that the respondents recognize that the newborn is capable of feeling pain and evaluated by physiological and behavioral changes and that there isn't pain assessment scales standardized in the institutions. For the management, carry out pharmacological and nonpharmacological interventions. There is need to train professionals contributing to the assessment and management of pain, promoting of holistic care of the neonate.
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spelling O recem-nascido com dor: atuacao da equipe de enfermagemThe new-born with pain: the role of the nursing teamEl recien nacido con dolor: el papel del equipo de enfermeriaInfantNewbornPainNursingNeonatologyRecem-nascidoDorEnfermagemNeonatologiaIt's a quantitative, descriptive and cross study conducted with the nurse team working in the field of neonatology at the three hospitals, Alfenas-MG. Aimed to describe the forms of pain assessment of the newborn used by nurse team and analyze the practice of nursing as pain management of neonates. Data were collected through a semi-structured formulary, from August to September 2008, of 42 nurses working. The analyze was performed using SPSS software using descriptive statistics and correlation test. It was observed that the respondents recognize that the newborn is capable of feeling pain and evaluated by physiological and behavioral changes and that there isn't pain assessment scales standardized in the institutions. For the management, carry out pharmacological and nonpharmacological interventions. There is need to train professionals contributing to the assessment and management of pain, promoting of holistic care of the neonate.Estudio cuantitativo, descriptivo y transversal realizado con profesionales de Enfermería que actúan en el área de Neonatología en los tres hospitales de Alfenas, Minas Gerais. Se objetivó describir las formas de evaluación del dolor del recién nacido utilizados por el personal de enfermería y analizar la práctica de la enfermería como el manejo del dolor del neonato. La recolección de datos fue hecha por medio de un formulario semiestructurado, entre agosto y septiembre de 2008, con 42 profesionales. El análisis fue hecho con el software SPSS, utilizando la estadística descriptiva y la prueba de correlación. Los entrevistados reconocen que el neonato es capaz de sentir dolor y esto se evalúa a través de alteraciones fisiológicas y de comportamiento, no hay utilización de escalas de evaluación del dolor estandarizadas en las instituciones. Para el manejo, realizan intervenciones farmacológicas y no farmacológicas. Hay necesidad de capacitar profesionales contribuyendo para la evaluación y manejo del dolor, para la promoción del cuidado integral al neonato.Estudo quantitativo, descritivo e transversal realizado com profissionais de enfermagem que atuam em neonatologia nos três hospitais de Alfenas-MG. Objetivou descrever as formas de avaliação de dor do recém-nascido utilizadas pela equipe de enfermagem e analisar a prática da enfermagem quanto ao manejo da dor do neonato. A coleta de dados foi feita por meio de formulário semiestruturado, de agosto a setembro de 2008, com 42 profissionais. A análise foi feita pelo software SPSS utilizando estatística descritiva e teste de correlação. Os entrevistados acreditam que o recém-nascido é capaz de sentir dor e a avaliam por meio de alterações fisiológicas e comportamentais, e que não há utilização de escalas de avaliação álgica padronizadas nas instituições. Para o manejo, realizam intervenções farmacológicas e não farmacológicas. Há necessidade de capacitar os profissionais, contribuindo para a avaliação e o manejo da dor, e promovendo o cuidado integral ao neonato.Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saude PublicaUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Enfermagem Pediatrica Escola Paulista de EnfermagemUniversidade Federal de Alfenas Escola de Enfermagem Programa de Pos-graduacao em EnfermagemUniversidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto Departamento de Enfermagem Geral e EspecializadaUniversidade Federal de Alfenas Escola de EnfermagemPrograma de Pos-graduacao em Enfermagem Programa de Pos-graduacao em EnfermagemEscola de Enfermagem Escola de EnfermagemUniversidade de São PauloUNIFESP, Depto. de Enfermagem Pediatrica Escola Paulista de Enfermagem (EPE)SciELOUniversidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade de São Paulo (USP)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Federal de Alfenas Escola de Enfermagem Programa de Pos-graduacao em EnfermagemUniversidade Federal de Alfenas Escola de EnfermagemPrograma de Pos-graduacao em Enfermagem Programa de Pos-graduacao em EnfermagemEscola de Enfermagem Escola de EnfermagemCaetano, Edilaine AssuncaoLemos, Natalia Romana FerreiraCordeiro, Samara MacedoPereira, Fernanda Maria VieiraMoreira, Denis Da SilvaBuchhorn, Soraia Matilde Marques2015-06-14T13:45:36Z2015-06-14T13:45:36Z2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion439-445application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000300006Escola Anna Nery. 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