Tutoria acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil em Santa Catarina: perspectiva ético-política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabrielli Souza Lima, Rita de Cassia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gripa, Denis William, Sanches Prospero, Flisek Navas [UNIFESP], da Ros, Marco Aurelio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51076
http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015219.15442016
Resumo: O estudo teve por objetivo identificar os fundamentos que conduzem a tutoria acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil em Santa Catarina, a partir da unidade de análise “valores realizados”. Trata-se de um estudo exploratório e compreensivo realizado, em 2015, com tutores catarinenses, profissionais de referência descentralizados dos Ministérios da Educação e da Saúde e profissionais de referência técnica do Ministério da Educação. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados entrevista semiestruturada e grupo focal. Com base na categoria Provimento emergencial como força inovadora da operação cultural Programa Mais Médicos, a análise foi conduzida pelo método ético-político. Revelaram-se três fundamentos: apagar incêndios, qualificação do Projeto e perspectiva processual. Concluiu-se que a tutoria acadêmica das atividades produtivas de médicos do provimento emergencial não corresponde a um enfrentamento pedagógico isolado, pois é parte e consequência do desenvolvimento histórico da teoria e da prática. A atividade corresponde dialeticamente a movimentos de ruptura, resistência, emancipação e não prescinde da reflexão coletiva sobre os valores eleitos e realizados no agir deliberativo.
id UFSP_76472c6b0dfe5919cfdff14a95cb6fbf
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/51076
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Gabrielli Souza Lima, Rita de CassiaGripa, Denis WilliamSanches Prospero, Flisek Navas [UNIFESP]da Ros, Marco Aurelio2019-07-22T15:46:46Z2019-07-22T15:46:46Z2016Ciencia & Saude Coletiva. Rio De Janeiro, v. 21, n. 9, p. 2797-2805, 2016.1413-8123http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51076http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015219.15442016S1413-81232016000902797-en.pdfS1413-81232016000902797-pt.pdfS1413-8123201600090279710.1590/1413-81232015219.15442016WOS:000384474400018O estudo teve por objetivo identificar os fundamentos que conduzem a tutoria acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil em Santa Catarina, a partir da unidade de análise “valores realizados”. Trata-se de um estudo exploratório e compreensivo realizado, em 2015, com tutores catarinenses, profissionais de referência descentralizados dos Ministérios da Educação e da Saúde e profissionais de referência técnica do Ministério da Educação. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados entrevista semiestruturada e grupo focal. Com base na categoria Provimento emergencial como força inovadora da operação cultural Programa Mais Médicos, a análise foi conduzida pelo método ético-político. Revelaram-se três fundamentos: apagar incêndios, qualificação do Projeto e perspectiva processual. Concluiu-se que a tutoria acadêmica das atividades produtivas de médicos do provimento emergencial não corresponde a um enfrentamento pedagógico isolado, pois é parte e consequência do desenvolvimento histórico da teoria e da prática. A atividade corresponde dialeticamente a movimentos de ruptura, resistência, emancipação e não prescinde da reflexão coletiva sobre os valores eleitos e realizados no agir deliberativo.This study aims to identify the fundamentals that drive the academic tutorship of the Mais Medicos para o Brasil (More Doctors for Brazil) project in Santa Catarina, based on the unit of analysis entitled values achieved. It is an exploratory and comprehensive study carried out in 2015, with tutors of the State of Santa Catarina, decentralized reference professionals of the Education and Health Ministries, and key reference professionals of the Education Ministry. Focus groups were used as the instrument for collection of data, through semi-structured interview. Based on the category Emergency care as a force of innovation in the Mais Medicos Program, the analysis was conducted from an ethical-political approach. Three fundamentals emerged: 'Putting out fires', 'Qualification of the Project', and 'the procedural point of view'. It was concluded that academic tutorship of the productive activities of doctors in emergency care is not an isolated pedagogical approach, since it is a part and a consequence of the historic development of the theory and of the practice. The activity corresponds, dialectically, to movements of rupture, resistance, emancipation and also requires collective reflection about the values chosen and achieved in the acts of decision.Santa Catarina State Research and Innovation Research Foundation (FAPESC)Univ Vale Itajai, R Uruguai 402, BR-88302202 Itajai, SC, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Sao Paulo, SP, BrazilUniv Fed Sao Paulo, EPE, Sao Paulo, SP, BrazilWeb of Science2797-2805engporAbrascoAtenção básicaBioéticaTutoriaCuidados médicosBasic health careBioethicsTutorshipMedical careTutoria acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil em Santa Catarina: perspectiva ético-políticaAcademic tutorship of the Mais Medicos para o Brasil (More Doctors to Brazil) Project in Santa Catarina: the ethical-political viewpointinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP11600/510762022-11-03 15:00:29.745metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/51076Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652022-11-03T18:00:29Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Tutoria acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil em Santa Catarina: perspectiva ético-política
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Academic tutorship of the Mais Medicos para o Brasil (More Doctors to Brazil) Project in Santa Catarina: the ethical-political viewpoint
title Tutoria acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil em Santa Catarina: perspectiva ético-política
spellingShingle Tutoria acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil em Santa Catarina: perspectiva ético-política
Gabrielli Souza Lima, Rita de Cassia
Atenção básica
Bioética
Tutoria
Cuidados médicos
Basic health care
Bioethics
Tutorship
Medical care
title_short Tutoria acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil em Santa Catarina: perspectiva ético-política
title_full Tutoria acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil em Santa Catarina: perspectiva ético-política
title_fullStr Tutoria acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil em Santa Catarina: perspectiva ético-política
title_full_unstemmed Tutoria acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil em Santa Catarina: perspectiva ético-política
title_sort Tutoria acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil em Santa Catarina: perspectiva ético-política
author Gabrielli Souza Lima, Rita de Cassia
author_facet Gabrielli Souza Lima, Rita de Cassia
Gripa, Denis William
Sanches Prospero, Flisek Navas [UNIFESP]
da Ros, Marco Aurelio
author_role author
author2 Gripa, Denis William
Sanches Prospero, Flisek Navas [UNIFESP]
da Ros, Marco Aurelio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabrielli Souza Lima, Rita de Cassia
Gripa, Denis William
Sanches Prospero, Flisek Navas [UNIFESP]
da Ros, Marco Aurelio
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção básica
Bioética
Tutoria
Cuidados médicos
topic Atenção básica
Bioética
Tutoria
Cuidados médicos
Basic health care
Bioethics
Tutorship
Medical care
dc.subject.eng.fl_str_mv Basic health care
Bioethics
Tutorship
Medical care
description O estudo teve por objetivo identificar os fundamentos que conduzem a tutoria acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil em Santa Catarina, a partir da unidade de análise “valores realizados”. Trata-se de um estudo exploratório e compreensivo realizado, em 2015, com tutores catarinenses, profissionais de referência descentralizados dos Ministérios da Educação e da Saúde e profissionais de referência técnica do Ministério da Educação. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados entrevista semiestruturada e grupo focal. Com base na categoria Provimento emergencial como força inovadora da operação cultural Programa Mais Médicos, a análise foi conduzida pelo método ético-político. Revelaram-se três fundamentos: apagar incêndios, qualificação do Projeto e perspectiva processual. Concluiu-se que a tutoria acadêmica das atividades produtivas de médicos do provimento emergencial não corresponde a um enfrentamento pedagógico isolado, pois é parte e consequência do desenvolvimento histórico da teoria e da prática. A atividade corresponde dialeticamente a movimentos de ruptura, resistência, emancipação e não prescinde da reflexão coletiva sobre os valores eleitos e realizados no agir deliberativo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-22T15:46:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-22T15:46:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ciencia & Saude Coletiva. Rio De Janeiro, v. 21, n. 9, p. 2797-2805, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51076
http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015219.15442016
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1413-8123
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S1413-81232016000902797-en.pdf
S1413-81232016000902797-pt.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S1413-81232016000902797
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/1413-81232015219.15442016
dc.identifier.wos.none.fl_str_mv WOS:000384474400018
identifier_str_mv Ciencia & Saude Coletiva. Rio De Janeiro, v. 21, n. 9, p. 2797-2805, 2016.
1413-8123
S1413-81232016000902797-en.pdf
S1413-81232016000902797-pt.pdf
S1413-81232016000902797
10.1590/1413-81232015219.15442016
WOS:000384474400018
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51076
http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015219.15442016
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2797-2805
dc.publisher.none.fl_str_mv Abrasco
publisher.none.fl_str_mv Abrasco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764179907543040